Otimizando a rede, eletricidade solar com inversor

O post discute um método de circuito que pode ser usado para alternar e ajustar automaticamente a contraparte mais forte entre o painel solar, bateria e grade de modo que a carga sempre obtenha a energia otimizada para um erro interrompido nas operações. A ideia foi solicitada pelo Sr. Raj.

Especificações técnicas

Seus projetos / circuitos em https://homemade-circuits.com/ são verdadeiramente inspiradores e são úteis mesmo para um leigo.

Também sou um grande fã de circuitos e eletrônicos, mas não tenho nenhum conhecimento profissional.
Aqui está um caso em que você poderia me ajudar:
Suponha que eu tenha três fontes de energia para minha casa: i) Da rede ii) De painéis solares e iii) Bateria via inversor.

A principal fonte de energia é o painel solar, enquanto outras duas são subsidiárias. Agora, o desafio é que meu circuito deve detectar a carga e no caso de ser necessária mais energia do que a fornecida pelos painéis solares, ele pode tirar a energia deficiente da rede, ao passo que se for vice-versa, digamos que há mais energia solar disponível do que o restante a energia é usada para carregar as baterias ou fornecida à rede elétrica (rede).

Também há uma condição de que quando NÃO houver energia da rede ou energia solar disponível, a carga será assumida pelo inversor. Suponha que uma casa normal consuma 6 KWH de energia diariamente pode ser considerado como cálculo padrão para projetar o circuito.

Ansioso por uma resposta positiva do seu lado.

Cumprimentos.

Raj

O design

6 KWH significa aproximadamente 300 a 600 watts por hora, o que implica que o painel solar, o inversor, o controlador de carregamento devem ser classificados de maneira ideal para lidar com as condições de carga mencionadas acima.

Agora, no que diz respeito à divisão e otimização da corrente do painel solar diretamente e / ou da bateria, pode não ser necessário um circuito sofisticado, em vez disso, pode ser implementado usando diodos em série adequadamente classificados com cada uma das fontes.

A fonte que produz corrente mais alta e queda de tensão relativamente menor será permitida a conduzir pelo diodo particular em série enquanto os outros diodos permanecem desligados ... assim que a fonte existente começa a se esgotar e fica abaixo de qualquer uma das outras fontes Níveis de energia, o diodo relevante agora substituirá a fonte anterior e assumirá o controle, permitindo que sua fonte de energia conduza em direção à carga.

Podemos aprender todo o procedimento com a ajuda do seguinte diagrama e discussão:

Referindo-se à grade acima, circuito otimizador de painel solar, podemos ver dois estágios básicos idênticos usando dois opamps.

Os dois estágios são exatamente idênticos e formam dois estágios de controlador de carregamento solar de gota zero conectados em paralelo.

O estágio superior1 inclui um recurso de corrente constante devido à presença do BJT BC547 e Rx. Rx pode ser selecionado usando a seguinte fórmula:

0,7x10 / Bateria AH

O recurso acima garante uma taxa de carregamento correta para a bateria conectada.

O controlador de carga solar inferior não possui um controlador de corrente e alimenta o inversor (GTI) diretamente por meio de um diodo em série; a bateria também se conecta ao inversor por meio de outro diodo em série individual.

Ambos os circuitos do controlador de carregamento solar são projetados para gerar a tensão de carregamento fixa máxima para a bateria e também para o inversor.

Contanto que o painel solar seja capaz de receber o pico de luz solar, ele substitui a tensão da bateria e permite que o inversor use a corrente diretamente do painel.

Os procedimentos também permitem que a bateria seja carregada a partir do estágio superior do controlador de carregamento solar. Porém, quando a luz solar começa a se esgotar, a bateria substitui a entrada do painel solar e fornece energia ao inversor para realizar as operações.

O inversor é um GTI que está ligado à rede e contribui em sincronia com a rede. Enquanto a rede é mais forte, o GTI pode ser sedentário, o que evita que a bateria seja drenada proporcionalmente, porém caso a tensão da rede caia e se torne insuficiente para alimentar os aparelhos conectados, o GTI assume e começa a suprir o déficit através do energia da bateria conectada.

Lista de peças para o circuito otimizador de rede solar acima

R1 = 10 ohms
R2 = 100k
R3 / R4 = ver texto
Z1, Z2 = 4.7V zener
C1 = 100uF / 25V
C2 = 0,22uF
D1 = diodos de alta amperagem
D2 = 1N4148
T1 = BC547
IC1 = IC 741

R3 / R4 deve ser selecionado de forma que sua junção gere uma volatilidade que pode ser um pouco mais alta do que a referência fixa no pino 2 de IC1 quando a alimentação de entrada está logo acima do nível de carga ideal da bateria conectada.

Por exemplo, suponha que a tensão de carga seja de 14,3 V, então, nesta tensão, a junção R3 / R4 deve ser um pouco maior do que o pino 2 do IC, que pode 4,7 V devido ao valor zener fornecido.

O acima deve ser definido usando uma fonte externa artificial de 14,3 V, o nível pode ser alterado de acordo com a tensão da bateria selecionada

Anterior: Como fazer um poderoso circuito bloqueador de sinal RF Próximo: Circuito de Motor de Motor 3 Fase Brushless (BLDC)