Chave liga / desliga principal AC controlada por senha

Neste artigo, vamos construir um circuito de chave liga / desliga de rede baseado em senha, que pode ligar e desligar a fonte de alimentação CA, apenas quando a senha correta for inserida. Isso evita o perigo de eletrocussão do técnico que pode estar atualmente trabalhando com linhas e equipamentos de alta tensão.

A proteção de senha para linhas de energia elétrica é crucial

O maior pesadelo para qualquer eletricista ou técnico é uma ativação acidental das linhas de CA por alguém, o que pode matar ou causar danos fatais aos órgãos do corpo em um piscar de olhos.

Este circuito de chave liga / desliga protegido por senha evita esse incidente infeliz e permite que o técnico LIGUE a fonte de alimentação CA com segurança inserindo a senha correta e não apenas girando uma alavanca.

Este projeto apresenta a facilidade de alterar a senha que é armazenada na EEPROM do microcontrolador do Arduino.

O corpo humano ou mesmo o corpo animal possui seu próprio sistema elétrico, que ajuda a enviar informações de uma parte do corpo para outra. A informação é enviada como sinais elétricos que têm amplitude e frequência mensuráveis. Também ajuda a contrair e relaxar os músculos, por exemplo, o coração.

Fato engraçado : Heart possui um multivibrador como gerador de sinal denominado “nó SA” ou “Sinoatrial” que controla a frequência cardíaca. Se o Sinoatrial falhar, temos que aplicar um sinal elétrico externo ao coração usando um marca-passo.

Qualquer surto de sinais elétricos existentes em nosso corpo fará com que percamos o controle sobre as partes de nosso corpo. É por isso que as pessoas ficam presas e paralisadas quando entram em contato com um fio elétrico LIVE aberto.

Nosso corpo tem uma resistência razoável e também uma boa quantidade de condutância elétrica. Sabemos que qualquer elemento com resistência gera calor quando a corrente elétrica é passada.

Isso também se aplica ao corpo humano, pois o calor danifica os órgãos e pode fazer o sangue ferver. Cedo ou tarde, a pessoa pode morrer se for eletrocutada por tempo suficiente.

Isso é o suficiente de eletrônicos médicos por enquanto. Vamos passar para os detalhes técnicos.

O projeto consiste em display LCD, teclado alfanumérico 4 x 3, LED de status e relé.

Esquema para Arduino e conexão LCD:

Circuito LIGADO / DESLIGADO de CA com base em senha

O display é conectado a pinos analógicos do arduino de A0 a A5. O display está excepcionalmente conectado a pinos analógicos (que funcionam da mesma forma que os pinos digitais) de forma que o teclado pode ser conectado a pinos digitais (de 2 a 9).

Ajuste o contraste do display usando o potenciômetro de 10 K ohm.

Conexão do teclado:

Conexão do teclado ON / OFF baseada em senha

O teclado possui 8 cabos que devem ser conectados ao Arduino, do pino 2 ao pino 9. O fio mais à esquerda do teclado deve ir para o pino # 9 e conectar o fio seguinte direito ao próximo fio do teclado para os pinos # 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, o último ou o fio mais à direita do teclado deve ir para o pino nº 2.

Restante das conexões elétricas:

Detalhes de fiação elétrica ON / OFF com base em senha AC

Você precisa baixar e adicionar a biblioteca de teclado do seguinte link: github.com/Chris--A/Keypad antes de compilar o código.

O microcontrolador EEPROM do Arduino teria alguns valores aleatórios armazenados inicialmente. Temos que zerar para que nosso programa principal não se confunda. Para restaurar os valores da EEPROM para zero, carregue primeiro o programa abaixo e depois carregue o programa principal em segundo lugar.

Código do Programa

Programa para redefinir EEPROM (carregue primeiro):

//------------------Program Developed by R.GIRISH------------------//

ufa !! .... Esse é um código de programa enorme.

Como operar este projeto de chave liga / desliga com base em senha:

· Com a configuração do hardware concluída, carregue o código de redefinição da EEPROM.

· Agora, carregue o código do programa principal.

· Será solicitado que você crie uma senha numérica de 6 dígitos (nem menos nem mais) no LCD, crie uma senha e pressione “A”.

· Digite a senha novamente e pressione “A”. Sua senha foi salva.

· Você pode alterar a senha pressionando “C”. Digite a senha atual e digite a nova senha.

· Para ligar ou desligar a rede AC, pressione “D”, insira a senha e pressione “A”.

Funções das teclas A, B, C e D:

A - Entrar / Sim

B - Cancelar / NÃO

C - Alterar senha

D - Alternar alimentação CA

Protótipo do autor:

Se você tiver qualquer pergunta específica sobre este projeto de circuito de chave AC Mains ON / OFF baseado em senha, expressa na seção de comando, você pode receber uma resposta rápida.

Anterior: Faça este Robô Seguidor de Linha para o Projeto da Feira de Ciências Próximo: Introdução ao sensor de cores RGB TCS3200