Circuito controlador de ventilador de teto PIR

A postagem explica um circuito de ventilador automático simples controlado por PIR para uso em escolas universitárias, que responde e liga apenas na presença de um humano (alunos) na sala de aula. A ideia foi solicitada pelo Sr. Souren Bhattacharya.

Especificações técnicas

Eu sou, souren bhattacharya, um professor do ensino médio no oeste de Bengala.

Para reduzir a eletricidade usada na sala de aula da minha escola, por favor, faça um circuito que possa desligar os ventiladores (3/4 ventiladores de teto) na sala de aula de acordo com a rotina com uma facilidade de acionamento manual.

Por exemplo, cada classe tem uma aula de informática e uma aula de educação física por semana. queremos desligar os ventiladores quando toda a classe estiver vazia.

Se você não der o seu contato na minha caixa de entrada de e-mail, posso explicar melhor no seu tempo ocioso.

meu id de e-mail é sbhattacharya1977@gmail.com. por favor nos ajude.

O design

O projeto exigirá a inclusão de algum tipo de sensor IR humano, por exemplo, um dispositivo sensor PIR que pareça ser o mais eficiente e eficaz para a aplicação proposta.

A incorporação de um sensor PIR torna o design bastante simples, já que a maioria dos circuitos complexos é tratada dentro da própria unidade. O sensor só precisa ser integrado a um estágio de disparo e uma fonte de alimentação com classificação correta, conforme mostrado no diagrama a seguir.

Diagrama de circuito

No diagrama fornecido, podemos ver um módulo PIR padrão pré-programado, um estágio IC regulador de tensão 7805 para alimentar o PIR e um estágio driver de relé / transistor de 12 V simples.

O Módulo PIR

O módulo PIR tem três terminais, o direito é o terminal de aterramento, o central é o positivo + 3,3 V ou + 5 V e o terminal esquerdo é o condutor de saída responsivo do dispositivo.

Quando os terminais específicos atribuídos (+) e (-) do dispositivo PIR são conectados às tensões de alimentação especificadas, o dispositivo torna-se instantaneamente responsivo e começa a 'pensar'.

Nenhuma presença humana ou movimento deve ser criado na frente das lentes da unidade durante este período inicial de ativação por cerca de um minuto ou mais, até que o dispositivo seja LIGADO e se coloque em alerta ou em uma posição de prontidão.

A unidade agora fica pronta e responde até mesmo ao mais leve movimento ou presença humana na frente de sua lente, gerando um suprimento positivo em seu terminal de saída, esta alta em seu terminal de saída persiste enquanto uma presença humana for detectada dentro de uma faixa radial de cerca de 20 metros na frente do dispositivo PIR.

Sentindo Presença Humana

A saída se transforma em voltagem zero assim que a presença humana se afasta ou é removida.

A resposta de alta / baixa tensão bem definida acima no terminal de saída torna-se idealmente adequada ou acessível para um estágio de driver de relé de transistor, conforme mostrado no diagrama.

Quando a saída PIR é alta devido à presença de um ser humano (crianças em sala de aula), a base do transistor BC547 recebe + 3,3 V do cabo relevante do dispositivo e liga rapidamente o relé.

O relé, por sua vez, LIGA o ventilador e o sistema permanece LIGADO enquanto os alunos ocuparem o local.

Quando os alunos saem e desocupam a premissa, o PIR instantaneamente desliga sua saída para um nível de tensão zero, no entanto, a presença do capacitor 470uF / 25V no cabo de saída do PIR impede que o BC547 seja desligado instantaneamente, em vez disso, o mantém ligado por mais alguns segundos depois que o PIR reverteu sua saída para zero.

Após este retardo o BC547 também é desativado, desligando o relé e o ventilador ou qualquer outra carga desejada que possa estar conectada com o relé.

O circuito acima pode ser modificado de forma eficaz conforme fornecido abaixo para luzes operacionais , com um recurso que garante que seja implementado apenas durante a noite e não durante o dia, quando a luz do dia está disponível. A ideia foi solicitada pelo Sr. Sham.

Anterior: Circuito de luz solar programável de varanda Próximo: Como testar um dispositivo protetor contra surtos MOV (varistor de óxido metálico)