Circuito regulador de ventilador com botão de pressão e display

Um circuito regulador de ventilador acionado por botão muito interessante com display LED é explicado no artigo a seguir, que pode ser construído e instalado em casa para o propósito sugerido. A ideia foi solicitada pelo Sr. Sriram KP.

O design

Normalmente, todos os reguladores de ventilador, sejam mecânicos ou eletrônicos, utilizam um tipo de interruptor rotativo para as operações de controle de velocidade. O tipo mecânico de reguladores de ventilador normalmente usa um tipo de interruptor rotativo de clique, enquanto os eletrônicos geralmente podem ser vistos com um tipo de controle de potenciômetro ajustável suavemente.

Embora as versões eletrônicas sejam mais eficientes do que as mecânicas, elas não têm a capacidade de exibir os níveis de velocidade com precisão e, além disso, o recurso de controle de potenciômetro parece bastante desatualizado em termos de tecnologia.

O circuito do regulador do ventilador com botão de pressão proposto com display discutido neste artigo utiliza o controle PWM para controlar a velocidade do ventilador e permite que o usuário faça o mesmo usando um arranjo de botão para cima e para baixo. Além disso, o design também oferece um indicador de nível de velocidade de 10 LED em resposta às operações dos botões.

Circuito regulador de ventilador com botão de pressão e display

Operação de Circuito

O circuito pode ser entendido com os seguintes pontos explicados:

O 555 IC1 é configurado como um gerador de relógio, e o segundo 555 IC2 como um circuito gerador PWM .

Os relógios de alta frequência gerados pelo IC1 são alimentados ao pino # 2 do IC2, que é usado pelo IC2 para gerar ondas triangulares em seu pino # 7

As ondas triangulares no pino 7 do IC2 são comparadas pela diferença de potencial em seu pino 5 para gerar os PWMs correspondentes em seu pino 3.

Dependendo desta diferença de potencial, a saída PWM no pino # 3 é ajustada em pulsos estreitos (para potenciais mais baixos) e pulsos mais amplos (para potenciais mais altos).

A diferença de potencial acima no pino # 5 é derivada das saídas do IC LM3915, que é um IC driver sequencial de LED de modo ponto / barra.

Aqui, este IC é configurado como um circuito acionador do botão para cima / para baixo . Pressionar os botões relevantes permite que suas saídas sequenciem com uma lógica baixa do pino nº 1 ao pino nº 10 e vice-versa.

Os resistores através dessas saídas que estão associados ao pino nº 5 do IC2 são arranjados de maneira gradativa do pino nº 10 ao pino nº 1, de modo que o pino nº 1 tenha o maior valor do resistor e o pino nº 10 o menor valor do resistor.

O valor mais alto do resistor pode ser 6K8 e o valor mais baixo pode ser 100 ohm, enquanto o outro valor intermediário deve ser selecionado e distribuído de forma gradual e proporcional entre esses valores.

Os resistores de LED podem ser todos resistores de 1K.

Assim, quando um dos botões é pressionado arbitrariamente de modo que a sequência de saída se mova através de uma das saídas, o resistor nesta saída em conjunto com R8 gera uma diferença de potencial particular no pino # 5 de IC2 que por sua vez determina a largura PWM em pino # 3 do IC2.

Este PWM é então alimentado para um optoacoplador de driver de triac especializado IC MOC3043, que lê os PWMs por meio de sua intensidade média de LED e aciona o triac conectado, renderizando a quantidade correspondente de CA na carga conectada.

A carga conectada aqui sendo um ventilador, faz com que o ventilador gire na velocidade especificada, de acordo com o PWM alimentado.

O display LED responde ao pressionamento do botão e salta através das saídas do LM3915 de uma maneira para cima / para baixo, desde que o botão esteja no modo pressionado, e se estabelece na pinagem selecionada assim que o respectivo botão é liberado.

Assim, o LED indica o nível de velocidade enquanto o divisor de potencial correspondente criado nesta pinagem determina o nível de PWM no pino # 3 do IC2 que é subsequentemente encaminhado para o optoacoplador do driver do triac.

Todo o circuito do regulador de ventilador do botão de pressão explicado acima é alimentado por uma fonte de alimentação sem transformador estabilizada simples usando o capacitor de 0,47uF mostrado, um diodo zener de 12 V e um diodo 1N4007.

Anterior: Sistema de dessalinização do purificador Greywater Próximo: Faça este Alerta SleepWalk - Proteja-se dos perigos do sonambulismo