Circuito de medidor de intensidade de sinal de satélite

Aqui, aprendemos como fazer um medidor de força de sinal de satélite simples e barato que pode ser usado para alinhando antenas parabólicas com satélites locais para obter o posicionamento correto e a intensidade máxima do sinal da antena.

Como funciona o LNB

Os LNBs usados ​​para receber sinais de satélite (digitais ou analógicos) são projetados para capturar todo o grupo de transponders disponíveis do satélite relevante, em vez de canais específicos individuais.

Devido aos recursos de alto ganho que os LNBs modernos possuem hoje, o procedimento acima provavelmente induzirá uma grande quantidade de energia de RF no receptor conectado enquanto a antena parabólica está perfeitamente alinhada.

O circuito medidor de sinal proposto é configurado para medir a magnitude dos sinais de RF em uma ampla faixa de frequência, calculando a média da energia geral recebida de todos os transponders de uma vez.

Não é recomendado ajustar a sua antena Meostat através deste circuito, uma vez que a saída de potência desta antena pode ser muito baixa para o medidor detectar qualquer coisa significativa e pode criar confusões.

Crédito de imagem: https://www.shop4fta.com/images/products/satellite-finder-signal-meter.jpg

Operação de Circuito

O circuito do medidor de intensidade do sinal de satélite discutido é muito simples. O IC 78L10 converte a CC extraída do próprio LNB em saída regulada de 10 V para alimentar o amplificador opamp usado para detectar a intensidade do sinal de RF.

L1 certifica-se de que o RF do LNB não vaza para as linhas de alimentação do circuito, a fim de reduzir a perda de sinal e interferências desnecessárias. Os capacitores de 39pF, inversamente, permitem que o sinal de RF do LNB passe para o circuito, mas bloqueia o conteúdo DC de entrar na entrada do estágio do sensor.

A rede de diodos de alta velocidade de recuperação rápida de silício formada pelos dois diodos Schottky 1SS99 detecta e retifica os sinais de RF adquiridos em CC reconhecíveis. Ele é filtrado posteriormente pelo próximo capacitor de 39pF na linha.

Os capacitores L2 e 1nF são posicionados para filtrar qualquer infiltração indesejada que possa se infiltrar junto com a energia real de RF a ser medida.

Finalmente, o sinal de RF líquido é aplicado ao pino não inversor do opamp IC TLC271, que é configurado como um modo de amplificador de alto ganho e alto reforço.

Os potes de feedback incluídos no circuito opamp são usados ​​para alinhar e ajustar o ganho do medidor de sinal para que o circuito possa ser ajustado para produzir a sensibilidade máxima e para detectar o sinal mais mínimo possível do LNB.

Posteriormente, os sinais de RF detectados e amplificados são alimentados a uma unidade de microamperímetro altamente sensível para traduzir a potência do sinal em uma saída visual legível por meio de deflexões de agulha correspondentes sobre o medidor.

Diagrama de circuito

Como usar a unidade de medidor de sinal de satélite

Isso pode ser feito seguindo estas etapas de orientação: Desconecte o cabo coaxial conectado em sua unidade receptora e o LNB (na extremidade do LNB) e simplesmente integre a porta de entrada do medidor de sinal ao soquete de saída do LNB por meio de um pequeno pedaço de cabo coaxial.

Depois disso, é hora de conectar o cabo do receptor que foi desconectado do LNB à porta de saída do medidor de sinal.

As portas fornecidas com este dispositivo medidor de sinal feito em casa não têm nenhuma orientação particular, pois pode-se testemunhar que ambas as portas estão configuradas em paralelo, o que significa que qualquer uma das duas portas pode ser usada para o LNB e o receptor, de qualquer maneira.

Mantenha o receptor LIGADO para que o DC do receptor possa alcançar e ligar o circuito do medidor de sinal, bem como o LNB.

Agora direcione a posição do seu prato aproximadamente para a zona do satélite no céu, deixe seu programa de rastreamento favorito se envolver na configuração para determinar o tempo de direção da bússola em ocasiões quando o sol atinge a direção idêntica (azimute) com o satélite.

Otimizando os vasos de controle

Em seguida, pegue o potenciômetro de ajuste de ganho do medidor de sinal e otimize cuidadosamente a configuração enquanto também alinha a elevação do azimute para obter uma deflexão o mais significativa possível no medidor.

Lembre-se, mesmo uma variação de até 5 graus da antena pode fazer o sinal desaparecer instantaneamente, forçando você a iniciar o procedimento novamente, pior ainda, você pode simplesmente sintonizar a antena para receber alguma transmissão vaga de satélite, portanto faça isso com grande destreza e com mãos suaves.

Uma vez que o posicionamento correto e ideal do prato é alcançado, ele pode ser fixado na posição apertando as braçadeiras. Depois disso, a colocação do LNB na haste do prato também pode ser otimizada um pouco para aumentar os efeitos.

Anterior: Faça este circuito de carregador de bateria rápido Próximo: Circuito de lâmpada LED de 100 watts mais simples