Circuito Carregador de Bateria Autorregulável

A postagem explica como um pequeno circuito de carregador de bateria automático auto-regulável pode ser feito usando apenas dois transistores baratos.

Este circuito irá regular automaticamente o fornecimento de carga para a bateria dependendo do seu nível de carga, ligando e desligando a fonte de entrada periodicamente.

Como funciona

Como pode ser visto no diagrama, este circuito carregador de bateria com auto-regulação utiliza apenas dois transistores para detectar os limites de carga e interrompe o processo assim que esses limites são detectados.

Usar dois transistores torna o design extremamente sensível em comparação com um circuito carregador de transistor único .

A predefinição indicada é configurada de forma que o T1 seja capaz de conduzir no limite de carga total especificado da bateria.

Quando isso acontece, T2 começa a desligar e, finalmente, em um ponto, é incapaz de sustentar a condução do relé e desliga o relé , que por sua vez corta a fonte de carregamento de entrada com a bateria conectada.

Por outro lado, quando a tensão da bateria começa a cair, T1 gradualmente privado de seu nível de tensão de condução adequado e, por fim, ele para de conduzir, o que faz com que T2 inicie rapidamente sua condução e acione o relé,

O relé agora reconecta a alimentação de entrada de carga com a bateria e restaura o processo de carga até que mais uma vez atinja o limite de carga total, quando o ciclo de regulação se repete.

Como separar o circuito

Configurar este circuito do carregador de bateria para regulação automática é muito simples e pode ser feito da seguinte maneira:

• Inicialmente, não conecte a fonte de alimentação do transformador fixo, em vez disso, conecte um 0-24 V, tensão de alimentação variável para o circuito.
  • Remova o ânodo de D6 do contato do relé e conecte-o ao positivo da fonte de alimentação.
  • Mantenha os dois presets em algum lugar na posição central.
  • Ligue a alimentação e ajuste a tensão para 11,5 volts ou menos.
  • Ajuste P2, de modo que o relé apenas seja ativado.
  • Agora aumente os volts para cerca de 13,5 volts e ajuste P1 de forma que o relé seja desativado.

O procedimento de configuração do circuito agora está completo.

Verifique todo o procedimento variando continuamente a tensão para cima e para baixo.

Agora você pode remover a fonte de alimentação variável e conectar o fixo transformador , ponte de alimentação para ele.

NÃO SE ESQUEÇA DE RECONECTAR O ANODO DE D6 DE VOLTA AO CONTATO DO RELÉ OU AO POSITIVO DA BATERIA.

A bateria conectada a este circuito será carregada apenas enquanto sua tensão estiver entre o nível de 'janela' acima.

Se a tensão da bateria cruzar a 'janela' acima, o relé irá desarmar e interromper o carregamento da bateria.

Lista de Peças

• R1, R2 = 10K,
  • P1, P2 = PREDEFINIÇÃO DE 10K,
  • T1, T2 = BC 547B,
  • C1 = 2200uF / 25V
  • C2 = 47uF / 25V (conecte este capacitor na bobina do relé)
  • D1 --- D4 = 1N5408,
  • D5, D6 = 1N4007,
  • RELAY = 12 VOLT, SPDT,
  • TRANSFORMER = CONFORME A BATERIA CONECTADA AH (DIVIDE POR 5)
circuito carregador de bateria autoajustável

O diagrama a seguir mostra as instruções que devem ser seguidas ao configurar o circuito com os limites de corte desejados, usando uma unidade de fonte de alimentação variável:

configurar um circuito de carregador de bateria autoajustável

O circuito do carregador de bateria autorregulável acima foi construído e testado com sucesso pelo Sr. Sai Srinivas, que é apenas um garoto de escola, mas tem um grande interesse no campo da eletrônica.

Foram enviadas por ele as seguintes imagens que mostram seu talento e intensa dedicação na área.

Para Operação One Shot

Se você quiser que o circuito acima se bloqueie em uma posição de corte permanente quando a bateria estiver totalmente carregada, você pode modificar o design conforme mostrado abaixo:

carregador de bateria one shot proteção contra carga

Observação:Para garantir que o relé não trave rapidamente ao ligar a alimentação, sempre conecte a bateria descarregada primeiro nos terminais mostrados e, em seguida, ligue a alimentação de entrada.

Para indicar o status de carga da bateria, podemos adicionar alguns LEDs ao design acima, conforme mostrado abaixo.

Anterior: Circuitos Carregadores de Bateria de Chumbo-Ácido Próximo: Circuito de luz estroboscópica LED com efeitos de perseguição e intermitência