Circuito Simples de Rega Automática de Plantas para Monitorar a Umidade do Solo

Este circuito de irrigação automática da planta pode ser usado para detectar automaticamente a umidade do solo e acionar uma bomba d'água quando o solo ficar seco abaixo de um nível predeterminado (ajustável).

Operação de Circuito

O circuito é bastante simples e usa um único IC 555 como o principal componente ativo. Referindo-se ao circuito de irrigação automática da planta mostrado abaixo, podemos ver que o IC 555 é conectado de uma forma completamente única e no modo mais rápido possível.

Aqui está configurado como um comparador , e funciona melhor do que um opamp porque o IC 555 possui opamp embutido que está em par com qualquer opamp único e também a saída de um 555 IC é capaz de absorver corrente suficiente para acionar um relé sem um estágio de driver de transistor.

As características acima tornam o design acima muito simples, de baixo custo e, ao mesmo tempo, muito eficaz com suas funções.

O pino # 2 aqui se torna a pinagem de detecção do IC e é mantido no nível do solo via R2, que deve ser calculado de acordo com o desejado umidade do solo limiar de disparo.

Os pontos A e B podem ser vistos fixos no interior do solo que precisa ser monitorado para a pretendida irrigação automática da bomba d'água.

Enquanto os pontos A e B detectam algum nível de umidade correspondente a um valor de resistência que pode ser inferior a R2, a saída do IC 555 é mantida baixa, o que por sua vez mantém o relé desativado.

No entanto, à medida que o solo tende a ficar mais seco, a resistência entre as sondas começa a ficar mais alta e em algum momento torna-se mais alta do que R2, criando um potencial abaixo de 1/3 da tensão de alimentação no pino # 2 do IC555.

A situação acima faz com que o pino # 3 do IC fique alto instantaneamente, acionando o relé conectado.

A ativação do relé liga a bomba de água que agora começa a bombear água para uma área específica do solo por meio de um canal de distribuição de água.

À medida que isso acontece, o solo fica gradualmente mais úmido e assim que o nível predeterminado é alcançado, as sondas detectam imediatamente a resistência inferior e revertem o pino de saída do IC nº 3 para baixo novamente desligando o relé e a bomba d'água consequentemente.

C1 garante uma ligeira histerese nas operações garantindo que o relé de disparo não é repentino ou abrupto, ao invés disso, ele muda somente após sentir uma resposta genuína das condições do solo.

Diagrama de circuito

O acima explicado irrigação automática de plantas circuito foi construído e testado com sucesso pelo Sr. Ajay Dussa.

As imagens a seguir mostram a unidade de protótipo e o design de PCB construído pelo Sr. Ajay.

Design PCB

PARA UM CIRCUITO BASEADO EM 741 OP AMP, VOCÊ PODE CONSULTAR ESTE ARTIGO .

Lista de Peças

Todos os resistores são 1/4 watt 5% CFR

• R1 = 10K
  • R3 = 2M2