Circuito de temporizador de lâmpada de quarto simples usando IC 741

Um circuito temporizador simples e automático da lâmpada do quarto foi descrito aqui para desligar a lâmpada do quarto após um tempo fixo predeterminado. O uso do confiável 741 IC torna o circuito muito fácil de construir e, além disso, muito preciso.

Introdução

O circuito de um temporizador automático da lâmpada do quarto apresentado aqui é super fácil de entender e usa poucos componentes para operar. O uso de um circuito integrado 741 torna o circuito mais preciso em comparação com os de transistor.

Em muitas casas, o interruptor de luz às vezes fica distante da cama e, muitas vezes, as pessoas podem ter o hábito de ler um livro ou algo assim antes de cochilar.
Em tal ocasião, seria desejável que eles tivessem um dispositivo que pudesse ser programado conforme necessário para desligar automaticamente a luz após um certo período fixo.

O circuito proposto de um temporizador de lâmpada de quarto é projetado exatamente para satisfazer a necessidade acima. O dispositivo desligará automaticamente a luz do quarto conectado e a si mesmo após um determinado período de tempo, dependendo da configuração.

Uma configuração de temporização RC padrão foi empregada e funciona satisfatoriamente para o presente aplicativo.

O IC 741, que é conectado como um multivibrador monoestável, forma a parte ativa principal do circuito.

Você já deve estar muito familiarizado com este IC e sabemos que é basicamente um amplificador operacional com grandes aplicações em configurações de circuitos eletrônicos.

Em uma das aplicações padrão, o IC 741 pode ser usado para comparar tensões entre suas entradas inversoras e não inversoras. Ao detectar o limite de disparo em uma de suas entradas, o IC alterna sua condição de saída e ativa os parâmetros de saída

Aqui, como explicado acima, ele é usado como um comparador e é usado para comparar a tensão de carga de um capacitor a um determinado nível definido, após o qual ele comuta a saída.

Operação de Circuito

Referindo-se à figura, vemos que a entrada inversora está definida para cerca de 2/3 da tensão de alimentação. Este nível de tensão de fato se torna a fonte de referência para o IC.

O pino de entrada não inversor do IC é conectado à unidade de uma rede RC, onde a outra extremidade do resistor R (variável se necessário) é conectada à alimentação positiva e o pino negativo do capacitor C vai para o ponto de aterramento do circuito.

A alimentação do circuito é feita de uma maneira interessante. Aqui, o transistor T2 junto com PB1 é conectado de forma que, ao pressionar PB1, T2 trava e mantém a tensão de alimentação para manter o circuito energizado.

Agora, inicialmente a tensão no pino # 3 está quase no potencial de terra por causa de C, no entanto, conforme C carrega, o potencial neste pino do IC começa a aumentar.

Dependendo do valor de R, após um determinado período de tempo C carrega-se a um nível que pode estar acima de 2/3 da tensão de alimentação, conforme definido na entrada inversora.

O IC responde e imediatamente alterna sua saída para produzir uma tensão lógica alta ou positiva.

T1 e o relé na saída são desativados e comutados da carga externa conectada a ele. A alta lógica na saída do IC também inibe a condução de T2 e quebra a trava para comutação de todo o sistema.

A sequência de tempo deste temporizador da lâmpada do quarto pode ser repetida ou iniciada pressionando PB1 sempre que necessário.

Temporizador da lâmpada do quarto usando o diagrama de circuito IC 741

Anterior: Máquina de Balança Analógica Simples Próximo: Fazendo uma máquina do tempo - conceito explorado