Circuito de rádio FM simples usando um único transistor

Quando se trata de fazer um receptor FM, sempre foi considerado um projeto complexo, no entanto, o circuito receptor FM simples de um transistor explicado aqui simplesmente mostra que não é o caso, afinal. Aqui, um único transistor atua como um receptor, demodulador, amplificador para constituir um maravilhoso rádio FM minúsculo.

Circuito de rádio FM

Cortesia da imagem: Elektor Electronics

É basicamente baseado em um circuito receptor de áudio superregenerativo, onde o uso de componentes mínimos se torna o principal recurso da unidade.

No entanto, menos componentes também significam alguns compromissos envolvidos, aqui o receptor requer uma grande base de metal para aterrar os sinais indesejados e para manter o fator de ruído no mínimo, e também este sistema funcionaria apenas em locais onde a recepção é bastante forte e portanto, pode não ser adequado em áreas onde a intensidade do sinal é menor.

Como funciona o receptor de rádio FM de um transistor

Como mencionado acima, o circuito é basicamente um único oscilador de RF superregenerativo de transistor com uma amplitude constante.
Aqui, tentamos aprimorar o projeto de forma que a amplitude seja consideravelmente ampliada, a fim de desligar o transistor completamente durante as oscilações.

Isso exigia um aumento no capacitor de feedback e também o uso de um transistor projetado especificamente para lidar com faixas de frequência extremamente altas, como um BF494.

Outras modificações incluem um indutor com o emissor do transistor e um capacitor através do resistor emissor do transistor.

Devido a isso, o transistor é ligado assim que a tensão do emissor de base do transistor cair significativamente, resultando em um corte abrupto nas oscilações.

No entanto, isso faz com que o capacitor do emissor descarregue, permitindo que a corrente do coletor retome novamente o seu fluxo, iniciando um novo ciclo de oscilação.

O acontecimento acima força o circuito a alternar entre duas situações, oscilador desligado e oscilador ligado, resultando em uma frequência dente de serra de cerca de 50 kHz na saída.

Cada vez que o circuito inverte os estados LIGADO / DESLIGADO acima, resulta em um aumento significativo da amplitude que, por sua vez, constitui uma amplificação maior dos sinais recebidos. O procedimento também dá origem a ruído, mas apenas enquanto a estação não for detectada.

Circuito de rádio FM 9V com saída para amplificador

O design acima tem uma desvantagem. A saída recebida do circuito acima teria um conteúdo maior de ruído de dente de serra em comparação com a recepção FM real.

Uma técnica inteligente pode ser empregada no seguinte circuito de rádio FM de transistor único para atribuir melhor eficiência a este design simples.

Aqui, retiramos o link de aterramento do capacitor C5 do emissor e o conectamos à saída.

Isso resulta em uma queda na tensão do coletor conforme a corrente do coletor aumenta, o que, por sua vez, força a tensão do emissor a subir, fazendo com que o capacitor do emissor negue a situação na saída.

Essa aplicação resulta em tornar o efeito dente de serra no sinal recebido praticamente zero, apresentando assim um áudio FM com muito ruído de fundo reduzido.

Circuito de rádio FM com ruído reduzido

Rádio de transistor único com amplificador de áudio

Para tornar o circuito acima independente, um estágio de transistor adicional pode ser introduzido para permitir que o rádio reproduza a música em um pequeno alto-falante.

O circuito é autoexplicativo, apenas a inclusão de um transistor BC559 de uso geral junto com alguns componentes passivos de baixo custo pode ser testemunhada no design.

Circuito de rádio FM com alto-falante

Como fazer os indutores

As bobinas ou indutores envolvidos são muito simples de enrolar.

L1 que é a bobina do oscilador é um indutor com núcleo de ar, o que significa que não é necessário núcleo, o fio é do tipo superesmaltado, com 0,8 mm de espessura, diâmetro de 8 mm, com cinco voltas.

L2 é enrolado sobre o próprio R6 usando fio de cobre superesmaltado de 0,2 mm com 20 voltas.

Como configurar o circuito

1. Inicialmente, quando o circuito é ligado, a saída será acompanhada por um ruído de fundo substancial que tenderá gradualmente a desaparecer na detecção de uma estação FM.
  2. Isso pode ser feito ajustando C2 cuidadosamente com a ajuda de uma chave de fenda isolada.
  3. Tente manter a sintonia no limite da faixa da estação FM em particular, com um pouco de prática e paciência isso ficará mais fácil com o tempo.
  4. Uma vez sintonizado, o circuito responderia a essa recepção toda vez que fosse comutado, sem a necessidade de alinhamento posterior.
  5. Conforme indicado no início do artigo, o circuito deve ser instalado sobre uma placa metálica circular larga, de preferência um material soldável, e todo o aterramento do circuito soldado nesta placa.
  6. Isso é importante para manter o circuito estável e evitar o desvio das estações recebidas e também para cancelar ruídos indesejados.
  7. A antena no circuito receptor de rádio FM de transistor único proposto não é crucial e, na verdade, deve ser mantida o menor possível, um fio de 10 cm seria apenas o suficiente.

Lembre-se, o circuito também atua como um circuito transmissor eficaz, portanto, manter o tamanho da antena maior significaria transmitir ruído através do éter e perturbar a recepção de rádio de seus vizinhos.

A vantagem é que o design também pode ser usado como um walkie-talkie a uma pequena distância radial ... mais sobre isso na próxima vez.

Anterior: Circuito inversor trifásico simples Próximo: Circuito CDI Multi-faísca