Circuito de controlador de abertura / fechamento de portão simples

O circuito controlador simples de abertura e fechamento do portão é projetado para operar o portão manualmente por meio de alguns botões, podendo também ser modificado para implementar a ativação por meio de um controle remoto.

Como funciona

Referindo-nos ao circuito controlador de fechamento e abertura de porta simples mostrado abaixo, podemos testemunhar uma configuração bastante simples, essencialmente composta por um estágio de trava do transistor, um estágio de relé DPDT e alguns botões para ligar / desligar.

Os interruptores S3 / S4 desempenham um papel importante no circuito e garantem que o motor nunca fique sobrecarregado ao atingir seus limites finais.

As imagens dos interruptores ideais para esta aplicação são mostradas logo abaixo do diagrama de circuito. Eles são bastante populares e podem ser facilmente adquiridos em qualquer revendedor eletrônico relevante.

Diagrama de circuito

Abrir / fechar portão simples definir circuito controlador de redefinição

Definir interruptores de redefinição

O interruptor acima deve ser usado para S3, S4

O transistor T1, T2 junto com as partes associadas formam um circuito de trava confiável, S1 e S2 são interruptores push-to-ON comuns, onde S1 é montado como o botão 'definir' e S2 como o botão de reset, que funcionam para abrir e fechando o conectado respectivamente.

S3 e S4 são fixados nos pontos finais do mecanismo do portão, de modo que o portão os empurra para OFF cada vez que atinge os destinos finais e os libera enquanto se afasta do destino ou enquanto o portão está no curso de sua viagem .

Supondo que o portão esteja na posição fechada inicialmente, podemos esperar o seguinte cenário:

Passos Operacionais

S3 na posição pressionada pelo portão e, portanto, no modo de desligamento.

S4 na posição liberada e, portanto, os contatos fechados e ligados.

O circuito de trava foi desligado e o relé DPDT também.

Os contatos do relé DPDT estão nos pontos N / C.

Com a situação acima, pressionar S1 inicia o seguinte curso de ações:

T1 e T2 travam instantaneamente, acionando o relé DPDT nas posições N / O.

O motor agora começa a funcionar através da alimentação através do S4 e da alimentação do contato N / O do relé DPDT na direção definida, permitindo que a comporta opere com uma ação de abertura. Isso também libera o S3 no processo.

Assim que o portão atinge o limite final ou o destino final, e se abrindo totalmente, ele pressiona S4 cortando a alimentação para o motor. O portão agora para e pára.

Como a rotação do motor é invertida

Esta posição pode ser mantida infinitamente, até que S2 seja pressionado, o que quebra a trava T1 / T2 e desativa o relé DPDT, forçando seus contatos a se moverem pelos pontos N / C.

Isso imediatamente inverte a polaridade do motor, fazendo com que o motor gire na direção oposta e permite que o portão volte à sua posição de fechamento. Enquanto estiver neste modo, o motor obtém sua potência de S3, mas apenas até atingir seu destino anterior, ou seja, na posição fechada, quando pressiona S3, cortando a energia do motor e novamente desabilitando o motor.

O portão mantém esta posição até que S1 seja pressionado mais uma vez para iniciar a ação de abertura do portão ... assim, a operação de abrir / fechar do portão é simplesmente implementada acionando os interruptores S1 e S2 manualmente.

Para executar uma ação de abertura e fechamento controlada remotamente do portão, S1 e S2 poderiam ser substituídos por contatos de relé momentâneos, e os relés operados através da unidade receptora do controle remoto.

Qualquer módulo de controle remoto do tipo de 2 relés de 400 MHz RF pode ser usado para o controle remoto aberto e fechado declarado do portão.

Anterior: Gerar eletricidade a partir do sistema de frenagem regenerativa para veículos Próximo: Chuva de meteoros LED, circuito de tubo de chuva