Circuito de amplificador de áudio estéreo simples usando IC 1521

Um circuito amplificador de áudio estéreo simples discutido aqui é construído em torno do IC TDA 1521, requer muito poucos componentes passivos externos e é capaz de fornecer uma poderosa saída de música de 12 + 12 watts.

Principais recursos do amplificador estéreo IC

O IC contém todos os recursos integrados necessários para um circuito de amplificador, como mudo automático, sobrecarga e proteções contra superaquecimento.

O circuito de um amplificador de áudio estéreo usando IC TDA 1521 apresentado aqui é muito simples de construir, utiliza poucos componentes externos e ainda é capaz de produzir 12 + 12 watts de potência de música hi-fi.

A entrada pode ser de um CD player ou do seu telefone celular. Construindo um amplificador de áudio estéreo geralmente se refere ao uso de dois amplificadores mono e à integração de suas entradas, terra comum e a fonte para obter as disposições estéreo necessárias.

No entanto, esses circuitos geralmente tendem a se tornar muito volumosos e, além disso, fazer módulos idênticos simplesmente duplica tudo e, portanto, os custos envolvidos também são dobrados.

Mas existem alguns chips disponíveis no mercado que contêm blocos de amplificador duplo integrados para tornar as coisas realmente compactas e elegantes.

Um desses IC é o TDA1521, que é um chip amplificador de potência de alta fidelidade duplo embutido em um encapsulamento de plástico de 9 pinos.

O chip é perfeitamente adequado para uso com fontes de alimentação difíceis e, de fato, possui especificações robustas.

Como construir o circuito amplificador

Discutiremos como fazer um amplificador estéreo simples usando este IC, mas antes disso, vamos primeiro examinar algumas especificações interessantes deste dispositivo.

O TDA1521 basicamente produz um desempenho ótimo com tensões de alimentação dupla de cerca de 16 volts e fornecerá bons 2 x 12 watts de música em alguns alto-falantes de 8 Ohms.

O ganho do amplificador é calibrado internamente e fixado em 30 dB com um espaço de 0,2 dB. Isso garante um bom equilíbrio de ganho entre seus dois canais.

O chip possui um recurso especial embutido para silenciar a música. O recurso permite que o IC desconecte suas entradas não inversoras quando a alimentação cair abaixo de +/- 6 volts, embora o amplificador permaneça polarizado com sucesso nesta tensão.

A propriedade acima torna o circuito livre de ruídos de clique desnecessários ao ligar e desligar o circuito.

Proteção contra curto-circuito e sobrecarga

A saída do IC está bem protegida contra sobrecargas e curtos-circuitos acidentais.

O IC também inclui uma proteção térmica de fuga para que o aquecimento excessivo do IC não o danifique, embora possa desligar em altas temperaturas do case.

Portanto, é recomendado que o IC seja fixado com um dissipador de calor classificado em 4K / W quando a saída estiver sujeita a uma carga de 8 Ohm @ +/- 16 volts de alimentação.

Observe que o pino 5 do IC está internamente ligado à aba de metal externa sobre o IC.

Amplificador de áudio estéreo usando IC 1521

Especificações técnicas

Os dados a seguir fornecem algumas especificações interessantes acompanhadas com este chip amplificador estéreo:

Distorção Harmônica Total: 0,5% @ 12 watts,

Dreno de corrente quiscente é inferior a 40 mA,

O equilíbrio de ganho é de cerca de 0,2 dB,

A rejeição de ondulação de alimentação é de cerca de 60 dB,

A separação de canais é de @ 70 dB,

A tensão de compensação de saída é 20 mV,

A largura de banda de potência (@ 3 dB) é de 20 a 20.000 Hz.

Operação do circuito:

O circuito do amplificador estéreo mostrado é bastante simples e é quase autoexplicativo.

Como você pode ver, este amplificador de áudio estéreo dificilmente requer qualquer componente para se tornar um amplificador estéreo completo.

Apenas uma rede de resistor / capacitor para lidar com a compensação de frequência e um par de capacitores de bloqueio DC de entrada é tudo o que é necessário para gerar música estéreo de alta qualidade a partir deste pequeno pacote….

Toda a unidade deste amplificador de áudio estéreo pode ser facilmente construída sobre uma placa de uso geral e todo o sistema, junto com a fonte de alimentação, pode ser colocado dentro de uma caixa metálica resistente. Seja o seu CD player ou o seu telefone celular, ele converterá cada pedacinho dele em uma verdadeira saída estéreo pulsante pulsante.

Anterior: Circuito Indicador de Sinal de Volta para Motocicleta de 2 Pinos com Sinal sonoro Próximo: Máquina de Balança Analógica Simples