Circuito do medidor do sensor de umidade do solo com pulverizador automático de água

O artigo explica um circuito medidor de sensor de umidade do solo de 10 estágios com um mecanismo automático de pulverização de água integrado para restaurar a condição crítica do solo. A ideia foi solicitada pelo Sr. Remy.

Especificações técnicas

Venho hoje pedindo ajuda para fazer um circuito de rega automático para regar meus tomates para mim.

Estou solicitando o uso de um medidor de umidade do solo (estilo eBay barato) para detectar a umidade do solo.

Em seguida, o valor da umidade é comparado a um valor definido de um potenciômetro pode ser. Se o nível estiver muito baixo, um relé é ligado por um período de tempo ajustável. Depois de um banho, o solo é medido novamente.

Rise repeat.

A capacidade de conectar muitos em série seria de grande ajuda.

Eu estava pensando que ter alguns (3) leds acendendo como uma escala para indicar o nível de umidade atual funcionaria bem. Obrigado pelo seu tempo e experiência.

Aprendi muito com você e espero acrescentar isso ao meu conhecimento.

Remy

Diagrama de circuito

O design

Referindo-se ao esquema fornecido, vemos um medidor de sensor de umidade do solo simples, mas altamente preciso, com um sistema automático de chuveiro de água predefinido para restaurar o nível de umidade do solo a pontos ideais.

O design é baseado em um único sensor de tensão / driver de LED IC LM3914 ou um LM3915 . Os pinos do sensor mostrados, que são basicamente duas hastes de latão, são configurados como sensores de voltagem na área crítica do solo onde podem ser inseridos.

A voltagem entre esses pinos depende do nível de umidade presente naquela área específica do solo. Esta tensão detectada proporcional ao nível de umidade do solo é aplicada através do pino 5 do IC para a comparação necessária com um nível de tensão de referência embutido.

O nível limite no qual a bomba de chuveiro deve ser LIGADA é definido por P1.

Dependendo desta configuração, o circuito interno IC detecta a umidade do solo e produz uma mudança lógica sequencial baixa através das 10 saídas mostradas começando do pino 1 ao pino 10.

Esta saída detectada através das saídas IC relevantes são indicadas por 10 respectivos LEDs que acendem em sequência em resposta aos níveis de umidade do solo crescentes ou esgotados.

Selecionando o modo de barra e o modo de ponto

O LIDERADO O estilo de sequenciamento de iluminação pode ser selecionado para simular um modo de barra ou um modo de ponto, posicionando apropriadamente a chave pin9 do IC em ON ou OFF.

O estágio que compreende BC547 e BC557 constituem o estágio de driver de relé para controlar a comutação da bomba do motor conforme a preferência do usuário.

A base do Transistor PNP está apropriadamente integrado com qualquer um dos pinos de saída do IC dependendo de qual limite de umidade o usuário deseja que o motor seja ligado ou parado.

Por exemplo, suponha que o pino 15 determine um nível de limite de umidade específico do solo e o usuário sinta que é o nível inseguro no qual o motor precisa ser iniciado a fim de restaurar a umidade do solo, então esta pinagem poderia ser escolhida e conectada com o base do transistor BC557 para a comutação do motor discutida.

Assim que o motor é ligado, o solo é regado até que seu nível de umidade seja restaurado ao nível desejado e isso faz com que o IC reverta sua sequência do pino 15 para o pino 14 e em direção ao pino 10, desligando o motor e o chuveiro.

O processo acima se repete, garantindo que o nível de umidade do solo nunca desça abaixo da condição indesejada de ressecamento.

Anterior: Personalização de luzes marcadoras do lado do carro para marcadores laterais piscantes Próximo: Circuito de reserva de bateria de falha de rede do Arduino