Resolvendo o problema da lâmpada de emergência LED controlada por LDR

A postagem a seguir discute a solução de problemas de um circuito de lâmpada de emergência controlado por LDR automático que me foi solicitado por e-mail por um dos seguidores entusiastas deste blog. Vamos aprender sobre o problema e sua solução.

Especificações técnicas

Caro senhor,

Estou acompanhando você em seu site e agradeço por suas valiosas contribuições, pois sou um entusiasta da eletrônica desde a infância.

Amo construir projetos para meu próprio uso.

Busco sua ajuda para construir uma luz de emergência de base LED simples, mas eficiente, automática (corte de sobrecarga) com sensor LDR. É necessário usar 12 ou mais leds para acender. Você pode me enviar um circuito simples e eficiente com detalhes sobressalentes.

Por favor me ajude para que eu possa construir isso o mais rápido possível. Anexado um circuito para sua referência Eu tentei construir isso, mas falhei.

O led não para quando a luz acende e também não para quando a rede está ligada. Quando a luz atinge os LEDs apenas escurecem e não desligam. Se você puder me ajudar. Verifique se há algum erro neste circuito. Por favor.

Cumprimentos

Hariesh

Analisando o Circuito

Caro Hariesh,

Faça o resistor de base / terra do transistor BC548 para 47K e veja o que acontece. Se ainda não funcionar, substitua o mosfet por um transistor 8050.

Um mosfet não é absolutamente necessário para um aplicativo tão simples.
O mosfet fornecido é um canal N, mas o diagrama o mostra incorretamente como um canal P.

Cumprimentos.

Caro senhor,
Desculpa incomodar outra vez.!!!

Obrigado pela sua resposta imediata . você pode ilustrar a conexão do pino 8050 no lugar do mosfet.?
Atenciosamente, Hariesh

Se você segurar o transistor com o lado impresso voltado para você com os pinos para baixo, o pino central será a base, o pino do lado direito será o coletor e o lado esquerdo será o emissor.

O pino em direção ao número 8 será o emissor, o pino em '0' será o coletor ...
A base irá para o resistor de 10K, coletores toLEDs e o emissor para o aterramento.

Caro senhor, você é ótimo .. !! finalmente meio sucesso agora o LED desliga na presença de luz. mas não quando eu ligo a energia elétrica. alguma opinião sobre isso.? por favor.

Verifique o resistor de 1K que está conectado da base do BC548 ao positivo entre os diodos. Se estiver conectado corretamente, o circuito certamente se desligará na presença da rede elétrica CA.

Caro senhor,

Muito obrigado por sua ajuda. as seguintes mudanças levaram ao sucesso conforme recomendado por você e funciona como um encanto.

MOSFET substituído por 8050.

O resistor 1k não foi conectado corretamente devido a um descuido.

Você poderia explicar por que o MOSFET não estava funcionando, embora eu tenha conectado corretamente. Só por curiosidade e para aprender.

Mais uma vez agradeço sua grande ajuda.
Cumprimentos

Hariesh

Problema resolvido

O mosfet também deveria ter funcionado, pode haver muitas razões pelas quais ele não funcionou, pode ser devido a alguma tensão de vazamento no gate e positivo, devido a conexões de pino incorretas ou simplesmente porque o dispositivo pode estar com defeito.
Cumprimentos.

Anterior: Como controlar o motor com um telefone celular Próximo: Circuito de anel de luz LED traseiro para seu carro