Circuito Stud Finder - Encontre metais ocultos dentro das paredes

Um localizador de vigas é um dispositivo eletrônico criado especialmente para escanear paredes de concreto e localizar objetos metálicos, como pregos, parafusos, tubos, escondidos sob a parede.

O seguinte artigo explica um transistor de dois transistores muito simples detector de metal que você pode montar em uma tarde ou duas e se divertir com o uso por horas seguidas. O circuito mostrado abaixo possivelmente não encontrará uma mina de ouro ou qualquer outro tesouro, por exemplo.

No entanto, pode ajudar a descobrir cabos e pregos embutidos nas paredes, ou tubos de metal sob o chão, e dificilmente custará nada para construir.

Como funciona o circuito

Referindo-se ao esquema abaixo, o transistor Q1 (um dispositivo NPN 2N3904) é configurado como um circuito oscilador LC simples.

Os valores dos componentes L1, C3, C4 e C9 determinam a frequência de operação do circuito.

circuito localizador de vigas para localizar pregos e tubos escondidos sob a superfície da parede

A saída do oscilador é extraída pelos capacitores C1 e R4 e enviada para um filtro de cerâmica de 455 kHz.

Filtro cerâmico de 455 kHz

Assim que o oscilador é sintonizado na frequência central do filtro, o filtro começa a operar como um circuito sintonizado em paralelo e começa a gerar um sinal de alto nível de 455 kHz na junção de R3 e R4.

Este sinal sintonizado de 455 kHz é então aplicado ao transistor Q2, configurado como um seguidor de emissor. O sinal de saída de Q2 (adquirido de seu pino emissor) é posteriormente transformado em DC através do diodo retificador D1,

Depois disso, a frequência é alimentada para o medidor indicador M1 (um medidor de 50 a 100 uA). O estágio do oscilador sendo sintonizado extremamente próximo à frequência central do filtro, o medidor mostra a leitura em qualquer lugar próximo ao meio da escala.

Porém, assim que algum tipo de objeto metálico maior que um BB (7mm) se aproximar do loop, a leitura do medidor pode apresentar melhora ou redução, de acordo com as especificações do metal. O circuito localizador de vigas identifica qualquer coisa desde um centavo a alguns centímetros de distância ou uma bateria de célula D a cerca de 5 polegadas na superfície do solo.

Como fazer a bobina de busca

O loop de busca ou a bobina é enrolado em um formador de pequeno diâmetro que é ideal para rastrear itens de tamanho menor de perto, no entanto, um loop ou bobina maior pode ser feito para localizar metais maiores, escondidos mais profundamente.

Uma tampa de plástico para um cano de esgoto de PVC de 4 polegadas (que geralmente está disponível em quase qualquer balcão de abastecimento de encanamento) pode ser usada como a bobina da bobina para o loop de busca.

Tampa de extremidade de tubo de 4 polegadas

Isso é construído colocando 10 voltas bem enroladas usando fio de cobre super esmalte 26 SWG. Isso deve ser enrolado na parte inferior da tampa da extremidade e, em seguida, fixado com firmeza usando fita adesiva para violoncelo no lugar.

Os componentes do circuito podem ser montados em um veroboard e devem ser encerrados dentro de uma caixa metálica. O capacitor C9 pode ser qualquer capacitor variável que você possa recuperar de um rádio antigo.

Especificações do Medidor

O medidor indicador é um normal 50 µ Um amperímetro conforme mostrado na imagem a seguir.

50 µ amperímetro centro tipo 0

Como selecionar o filtro cerâmico

Muitos filtros cerâmicos de 455 kHz diferentes foram experimentados no circuito e quase todos funcionaram corretamente. A bobina ou laço deve ser posicionado a no mínimo 30 cm da caixa de montagem da unidade.

Essa distância de separação deve ser implementada usando uma alça ou eixo não metálico. Um poste de madeira pode ser uma boa opção. O loop de busca e o circuito dentro da caixa poderiam então ser interconectados por meio de um conjunto torcido de dois fios não blindados.

Como testar

Se, por algum motivo, você não conseguir obter uma deflexão do medidor enquanto ajusta o capacitor variável C9, o problema pode ser simplesmente devido ao estágio do oscilador, que pode não estar sintonizando na frequência do filtro.

Para verificar o problema, você pode usar um medidor de freqüência poderia ser a unidade e conectá-la ao Q1 para determinar exatamente qual sinal (se houver) pode existir. Ou, no caso de um medidor de frequência não estar acessível, você pode trabalhar com um receptor AM comum e sintonizar o oscilador dos circuitos para o segundo harmônico.

Exemplo, se o oscilador do circuito está funcionando a 500 kHz, ajuste seu rádio a 1 MHz, você deve ser capaz de ouvir a transmissão da portadora em alto e bom som. Se a frequência do oscilador tende a ficar extremamente alta, coloque uma capacitância paralela a C9.

Se você achar que a transmissão de frequência está muito baixa, você pode reduzir os valores de C3 e C4. Além disso, caso a deflexão do medidor não chegue ao intervalo de escala total, você pode tentar diminuir o valor de R4.

E, se você vir a agulha do medidor batendo forte na faixa da escala completa, você pode tentar aumentar o valor de R4 apropriadamente. Por meio de tentativa e erro, você deve ser capaz de descobrir em breve a maneira mais eficaz de ajustar o circuito do localizador de vigas para descobrir qualquer tamanho e tipo desejado de objetos metálicos.

Ajustando a Sensibilidade

A sensibilidade do circuito pode ser aumentada ajustando-se a afinação para que o medidor fique em torno de 50% no mostrador na ausência de qualquer metal próximo à bobina sensora. O circuito de localizador de vigas proposto desenterrará metais ferrosos e não ferrosos acionando o medidor para maximizar na presença de um e minimizar com o outro.

Anterior: Usando Diodos Corporais MOSFET para Carregar Bateria em Inversores Próximo: Circuitos de Alarme de Loop - Loop Fechado, Loop Paralelo, Série / Loop Paralelo