Gerador de base de tempo - Princípio de funcionamento e diagrama de circuito

Para o teste ou reparo de circuitos analógicos, função geradores , o equipamento de teste eletrônico, são usados ​​como uma fonte de sinal. Pra circuitos digitais , geradores de pulso são usados. Os geradores de função podem produzir formas de onda de disparo único ou formas de onda repetitivas em uma ampla faixa de frequências. Para a geração de diferentes tipos de formas de onda eletrônicas, os geradores de função requerem uma fonte interna ou externa. Para produzir formas de onda dente de serra de alta frequência, um tipo especial de gerador de função denominado Time-Base Generator é usado. Isso também produz sinais de tensão ou corrente lineares que variam no tempo. Além dos sinais de base de tempo, este gerador também produz diferentes tipos de formas de onda.

O que é um gerador de base de tempo?

O Gerador de base de tempo é um gerador de função eletrônica especialmente projetado para produzir vários sinais de base de tempo, gerando tensão ou corrente variável. Essas tensões lineares variáveis ​​no tempo geradas são usadas em um tubo de raios catódicos para desviar o feixe de elétrons na direção horizontal. Isso é muito usado em osciloscópios para gerar formas de onda dente de serra.

Para produzir uma forma de onda dente de serra, a voltagem deve ter uma velocidade horizontal constante. Essa tensão é chamada de tensão de rampa. Quando essa tensão rapidamente tende a zero, a forma de onda Sawtooth é formada. Na forma de onda dente de serra, o tempo de varredura Ts é o tempo de duração do aumento linear da tensão e o tempo de retraço Tr é o tempo usado pela onda para retornar ao seu estado inicial. Na tela CRT, a forma de onda se move da esquerda para a direita. Para tal deflexão horizontal, o Gerador de Base de Tempo é conectado às placas de deflexão.

Diagrama de circuito

O circuito do gerador de base de tempo consiste em um resistor variável -R, que carrega o capacitor-C e descarrega periodicamente através de um transistor Q1. Para produzir formas de onda dente de serra, a taxa de varredura deve ser maior do que o tempo de retraço. O tempo de varredura da forma de onda é controlado pelo resistor presente no circuito.

Circuito-Diagrama-de-Tempo-Base-Gerador

Princípio de funcionamento do gerador de base de tempo

A tensão Vcc é aplicada ao resistor R. O capacitor C começa a carregar. Um sinal de entrada Vi liga o transistor Q1. Este transistor fornece baixa resistência através da qual o capacitor é descarregado. Se o transistor não estiver ligado, o capacitor carregará exponencialmente para a tensão de alimentação Vcc. Este carregamento e descarregamento controlados do capacitor geram a forma de onda dente de serra.

O gerador de base de tempo é usado em CRO para produzir as formas de onda dente de serra. Eles também são conhecidos como Geradores de varredura. UMA CRT consiste em um canhão de elétrons para produzir um feixe de elétrons, uma tela coberta de fósforo para exibir e deflexionar placas para desviar o feixe. Em sistemas de radar, um gerador de base de tempo é usado com CRT para varrer a localização do alvo na tela e para saber a localização do alvo. O sistema de radar de alerta precoce usa Time-Base Generator. Aqui, a varredura é iniciada quando o sinal de transmissão termina. O feixe é desviado sempre que um eco é detectado.

Os aparelhos de televisão analógica têm dois Geradores baseados no tempo . Um para desviar o feixe horizontalmente e outro para puxar o feixe para baixo da tela. O osciloscópio usa vários geradores de base de tempo para exibir vários sinais de base de tempo. Quais são os tipos de geradores baseados no tempo?