Circuito de carregador de celular baseado em cronômetro

Um simples carregador de celular com circuito temporizador é apresentado no artigo a seguir, que pode ser usado para carregar um determinado telefone celular por um determinado período de tempo predeterminado. A ideia foi solicitada pelo Sr. Saad.

Objetivos e requisitos do circuito

1. Você poderia me projetar isso circuito do carregador ? Entrada 230 V 60 Hz e saída 3 porta USB para carregar smartphones.
  2. O que eu preciso neste circuito é um temporizador (três conjuntos de tempo), 30 minutos, 60 minutos e 120 minutos.
  3. Portanto, eu conecto meu telefone a qualquer uma das três portas USB e pressiono o botão (liga / desliga) e o tempo começa, por exemplo, 60 minutos, depois a energia é cortada.
  4. Espero que você entenda meu pedido.

Diagrama de circuito

Circuito de carregador de celular baseado em cronômetro

Operação de Circuito

O circuito de carregador de celular com temporizador proposto pode ser visto na figura acima, o projeto compreende principalmente um estágio de temporizador IC 4060 e um DC para DC multi-estágio de carregador de telefone celular.

A seção do carregador de celular é um padrão Circuito carregador baseado em LM338 , em que a saída é bifurcada em 5 saídas de carregamento individuais, facilitando o carregamento de 5nos celulares individuais. Destas saídas, 3 canais podem ser utilizados para o carregamento pretendido de 3 telefones celulares, a uma taxa de 1500mAH cada. Os resistores em série podem ser calculados de acordo com a lei de Ohms, conforme indicado abaixo

R = V / I = 5 / 1,5 = 3,33 ohms, 10 watts cada

R2 no circuito LM338 deve ser ajustado de forma adequada para atingir cerca de 5 V nos terminais de saída ou nos terminais C2.

O estágio do cronômetro é composto de IC 4060 cuja pinagem também são configurados em seu modo de temporizador / contador padrão.

P1 pode ser ajustado para obter um tempo de retardo de cerca de 120 minutos no pino nº 3, o que permitiria ao pino nº 2 produzir um retardo de 60 minutos e o pino nº 1 um retardo de 30 minutos.

Inicialmente, quando a energia é aplicada nos terminais de entrada da rede elétrica indicados, o circuito do carregador de celular com temporizador não responde e permanece desativado.

No entanto, no momento em que o botão fornecido é pressionado, faz com que o lado N / O do relé seja conectado com o outro fio de rede não conectado.

Isso conecta momentaneamente a rede CA com os cabos do transformador, que por sua vez alimenta o estágio do retificador, permitindo uma entrada de alimentação CC momentânea para o Estágio de temporizador IC 4060.

Este fornecimento momentâneo para o estágio IC 4060 ativa a contagem do temporizador e, simultaneamente, produz um potencial zero inicial na base do relé driver transistor BC557 , ligando o relé dos pontos N / C para N./O.

Assim que isso acontecer, os contatos do relé assumem as conexões da chave push-to-ON e permitem que a CA flua através desses contatos para o primário do transformador.

Isso garante que, agora, mesmo que o botão seja liberado, o circuito seja capaz de ser travado na posição energizada, permitindo que o LM338 comece a carregar os telefones celulares conectados e o temporizador IC 4060 para contar a quantidade de tempo estipulada através do potenciômetro P1 .

Assim que a contagem do IC 4060 termina, o pino # 3 (pino # 1/2, o que for selecionado) fica alto, comutando o BC557 e os contatos do relé de reversão de N / O para N / C.

Esta ação desliga instantaneamente e desconecta a alimentação CA do transformador, desativando todo o processo e trazendo todo o sistema para sua posição de espera original.

Este circuito temporizador do carregador de celular pode ser iniciado novamente simplesmente pressionando o botão para o próximo ciclo de carregamento.

O atraso de tempo para o IC 4060 pode ser calculado usando a fórmula:

f (osc) = 1 / 2,3 x Rt x Ct

onde Rt = R2 + P1 (em Ohms)

Ct = C1 (em Farads)

Relé, 12V / 400 ohm = 1
Botão de pressão = 1

Transformador = 0-12V / 5 amperes

Resistores de saída de acordo com a fórmula fornecida

Anterior: Como conectar um sensor fotodiodo infravermelho em um circuito Próximo: 3 circuitos de proteção de alarme de laser inteligente