Circuito controlador da válvula de bomba de água com dois tubos

O artigo explica como controlar uma válvula de bomba submersível de dois tubos para garantir que o tubo que leva a água municipal sempre tenha a preferência principal para a fonte de água do poço. O circuito também é equipado com um recurso de corte de estouro do tanque. A ideia foi solicitada pelo Sr. Prashant.

Objetivos e requisitos do circuito

Eu sou grande fã do seu blog. Gosto de sua lógica e circuito. Basicamente, sou Soft eng, mas meu hobby é eletrônico. Sempre leio seu blog e faço circuito. Estou feliz em dizer que fiz o circuito controlador de fluxo de água semiautomático do seu blog e está funcionando nos últimos 5 a 6 meses. Economizou muita água e eletricidade. Obrigada.

Em primeiro lugar, apresentarei um resumo de minha configuração e requisitos.

Tenho 2 tubos ligados ao ponto de entrada de sucção da bomba de água e opero manualmente. O primeiro tubo é para água coletiva (a água potável chega diariamente às 17h) e o segundo é conectado a um tanque de água subterrâneo. Portanto, se eu ligar a 1ª válvula, o tanque superior será preenchido com água da corporação e se a 2ª válvula for ligada, o tanque superior será preenchido com água do tanque subterrâneo.

Agora minha exigência é

1) Sempre água da corporação venha OU detecte o fluxo de água no primeiro tubo, a bomba de água deve iniciar automaticamente e também interromper a sucção do tanque de água subterrâneo para que apenas a água da corporação seja preenchida no tanque superior. (Apenas pensei, podemos usar a válvula solenóide para impedir que a água seja puxada do tanque subterrâneo)

2) Pare a bomba d'água quando o tanque superior estiver cheio.

3) Também opero manualmente a válvula e a empresa de armazenamento água potável em tanque subterrâneo. Podemos parar a bomba d'água quando o tanque subaquático estiver cheio.

O design

A ideia solicitada de controlar automaticamente uma válvula dupla bomba submersível o abastecimento de água pode ser implementado com o seguinte esquema

Circuito controlador da válvula de bomba de água com dois tubos

A ideia é bastante simples, os dois controle de relés as duas válvulas individualmente sempre que os drivers de transistor associados são acionados através das fontes de abastecimento de água relevantes.

Os pontos do sensor de base do transistor superior esquerdo devem ser conectados ao tubo de água municipal e este estágio de relé do transistor se torna o controlador preferido do suprimento de água para o tanque superior.

A qualquer momento enquanto o abastecimento de água municipal estiver ativo, este relé do transistor permanece ativado, certificando-se de que a válvula nº 2 esteja aberta e a água municipal possa encher o tanque superior.

Contanto que o abastecimento de água municipal está presente , o estágio de relé do transistor do lado direito superior é tornado inativo pelo aterramento de sua base através do coletor do transistor esquerdo.

Em um evento quando o abastecimento de água municipal está ausente e a água do poço está presente, o estágio superior direito do relé do transistor torna-se ativo e LIGA a válvula nº 1, permitindo que a bomba sugue a água do poço para o tanque associado.

Durante este tempo, se suponha que a água municipal seja liberada, conforme explicado anteriormente, o relé da válvula nº 1 é instantaneamente desativado pelo transistor do relé da válvula nº 2, permitindo que a água municipal entre no tanque superior em vez da água do poço.

Os dois BC547 transistores dispostos em par Darlington são usados ​​para detectar a situação de transbordamento dos tanques relevantes, seja o tanque superior ou subterrâneo, o par BC547 liga instantaneamente e aterra os sinais básicos do transistores de driver de relé , desativando os relés e as válvulas acopladas, de modo que o motor da bomba seja desligado e os tanques sejam impedidos de transbordar.

Os sensores podem ser construídos usando um par de hastes de latão apropriadamente estanhadas com solda e limpas com lixa e acetona. A distância entre os fios do sensor não deve ser superior a 2cms e deve ser bem fixada sobre uma base não condutiva

Os sensores podem ser vistos aplicados separadamente com um positivo de 24 V para garantir uma condução eficaz de corrente através dos cabos do sensor, mesmo na presença de água corrente.

Anterior: Circuito Inversor de Onda Senoidal Modificado Arduino Próximo: Como fazer a interface de servo motores com Arduino