Atualizando luzes de estacionamento para DRLs aprimorados

Neste artigo, aprendemos uma ideia simples de circuito que pode ser aplicada para converter as luzes existentes de um estacionamento em um sistema DRL inteligente avançado. A ideia foi solicitada pelo Sr. Chris.

Especificações técnicas

Eu estava muito interessado em ler o diagrama de circuito que você postou alguns meses atrás sobre os 'circuitos DRL / indicadores inteligentes' ( https://homemade-circuits.com /2014/04/smart-car-drl-controller-circuit.html ) Eu queria saber se você poderia me ajudar a modificar esse circuito um pouco para o meu próprio projeto? Eu só tenho um conhecimento básico de circuitos elétricos / PCBs e preciso de uma pequena ajuda.

Basicamente, estou tentando replicar este sistema:
https: // www (ponto) youtube (ponto) com / watch? v = X51b_d4d6KQ
Obrigado pelo seu tempo!

Cumprimentos,
Chris

O design

O recorte de vídeo referido mostra os seguintes efeitos sobre as luzes de estacionamento modificadas que agora são substituídas por LED DRLs.

Quando os piscas são LIGADOS, o DRL relevante desliga parcialmente para que o pisca-pisca se torne mais proeminente e destacado.

No momento em que os indicadores de direção são desligados, o DRL é automaticamente revertido para seu brilho original, no entanto, a transição não é instantânea, mas de forma lenta e crescente (desvanecimento reverso).

O procedimento acima é repetido cada vez que os indicadores de direção são LIGADOS, ambos os lados esquerdo / direito individualmente ou juntos.

Atualizando Park-Lights para DRL

A atualização proposta de luzes de estacionamento para um circuito DRL aprimorado para produzir os efeitos acima pode ser feita implementando o circuito mostrado abaixo.

Em primeiro lugar, as luzes do parque deverão ser substituídas por módulos LED DRL e, em seguida, o circuito proposto deve ser usado em conjunto para os aprimoramentos necessários.

A operação do circuito é bastante direta e pode ser entendida como:

O relé permanece na posição desativada enquanto a luz principal ou os indicadores de direção não estiverem ativados.

Nessa situação, os contatos N / C permitem que o + 12V (da chave de ignição) alcance a base do transistor de comutação que, por sua vez, mantém o DRL conectado iluminado intensamente ou normalmente através de sua tensão de emissor.

Agora, no caso de o farol ou pisca-pisca ser LIGADO, o relé é alimentado com a tensão alternada e é ativado, mudando seu contato de N / C para N / O

A quebra dos contatos N / C interrompe a condução de T1 e o DRL é inibido da alimentação direta de 12 V, em vez disso agora ele se conecta através do relé N / O e o estágio controlado de corrente 317 de modo que seu brilho fique muito mais fraco ou conforme o valor R1 selecionado

Nesse ínterim, C1 é descarregado completamente via R3.

Em seguida, no momento em que as luzes relevantes são DESLIGADAS, o relé é DESLIGADO e retorna à sua posição original desativada, conectando a alimentação de 12 V de volta à base do T1.

No entanto, aqui T1 é forçado a conduzir lentamente devido à presença de C1, que não permite que T1 ligue rapidamente, produzindo o desvanecimento reverso necessário do DRL até seu brilho total.

Diagrama de circuito

Lista de peças para o projeto de circuito acima

R1 = (1,25 / valor de amp DRL) x 3

R2 = 1k 1/4 watt

R3 = 10K

C1 = 470uF / 25V

T1 = TIP122

D1, D2, D4 = 1N4007

D3 = também 1N4007 (opcional)

Relé = 12V, 400 ohms, SPDT

Feedback do Sr. Chris

Oi Swagatam,

Muito obrigado por resolver isso para mim - uma ótima explicação, diagrama e lista de materiais!

Eu só tenho algumas perguntas simples:

1. A alimentação de 12v do interruptor do indicador terá que vir da haste do indicador, onde há 12v constante, e não 12v intermitente / piscando após o relé do pisca-pisca, correto?

2. O 'módulo DRL' em seu diagrama - presumo que sejam apenas os LEDs brancos? Existe uma quantidade máxima de LEDs que eu posso usar ou eu apenas tenho que ajustar os valores do resistor de acordo?

3. Se eu fosse adicionar o 'módulo indicador' (LEDs laranja) a esta unidade, de acordo com o vídeo, suponho que apenas teria que levar a alimentação de 12v 'piscando' do relé de pisca-pisca existente em um resistor, então o LEDs e, em seguida, para aterrar?

Obrigado novamente pelo seu tempo, é muito apreciado.

Atenciosamente,
Chris

Analisando o problema

Oi Cris,
Obrigado!
Aqui estão as respostas às suas perguntas:
1) Idealmente, deve ser um 12 V fixo que pode ser retirado do interruptor do painel de controle do pisca-pisca, se for usada uma alimentação intermitente, a bobina do relé do meu circuito precisará ser estabilizada com um capacitor de 1000uF / 25 V em paralelo para que o relé não se agita com a alimentação flutuante de 12 V, em vez disso, permanece constantemente LIGADO.
2) A configuração do LED pode ser específica para a unidade DRL que não abordei no artigo, aqui o consumo de corrente (amp) é o que importa, que não deve exceder 1 ampere, se isso acontecer o TIP122 pode precisar de uma atualização.
3) sim, apenas conecte os LEDs laranja com um estágio limitador de corrente apropriado e você pode conectá-lo diretamente com a fonte DC piscante existente da unidade de pisca-pisca.
Cumprimentos.

Anterior: Circuito Indicador de Bateria Fraca LED Piscando Próximo: Circuito de lâmpada noturna acionada por telefone celular