Usando Triacs para controlar cargas indutivas

Aqui, tentamos investigar alguns circuitos controladores de fase baseados em triac aprimorados que podem ser recomendados para controlar ou operar cargas indutivas como transformadores e motores CA com muito mais segurança do que os circuitos dimmer de circuito baseados em triac tradicionais anteriores.

Usando Triacs para controlar cargas CA

Um Triac é um dispositivo semicondutor usado para comutar cargas CA. Normalmente é recomendado que as cargas que precisam ser operadas por meio de triacs sejam resistivas por natureza, o que significa que as cargas que incorporam bobinas ou capacitores devem ser evitadas.

Portanto, em geral, as cargas que convertem energia em calor, como lâmpadas incandescentes ou aquecedores, etc., só se tornam adequadas com triacs, pois a chave e dispositivos como transformadores, motores CA e circuitos eletrônicos são um grande NÃO!

No entanto, desenvolvimentos e pesquisas recentes melhoraram as coisas em grande extensão e hoje novos triacs e as configurações aprimoradas de circuito envolvidas tornaram absolutamente seguro até mesmo para os triacs serem usados ​​para comutação de cargas puramente indutivas.

Não vou discutir as áreas técnicas das configurações, mantendo os novos entusiastas da eletrônica em mente e por uma questão de simplicidade.

Vamos analisar alguns dos projetos pesquisados ​​que se orgulham de suportar triacs com cargas indutivas.

Circuito de controle Triac adequado apenas com cargas resistivas

O primeiro circuito mostra a maneira geral de usar um triac e uma combinação de diac para implementar o controle necessário de uma carga particular; no entanto, esse projeto simplesmente não é adequado para cargas indutivas.

O circuito incorpora o princípio de disparo com sincronização no triac. A configuração é a mais simples em sua forma e apresenta as seguintes vantagens:

O design é muito simples e barato.

Uso de apenas dois fios terminais e ausência de qualquer fonte de alimentação externa.

Mas uma grande desvantagem deste projeto é sua incapacidade de trabalhar com cargas altamente indutivas.

Circuito de controle do Triac razoavelmente adequado para cargas indutivas operacionais

No entanto, um pouco de reflexão mostra que o circuito acima pode ser simplesmente modificado no design mostrado no próximo diagrama.

O princípio aqui agora é transformado em disparo do triac com sincronização pela tensão da rede.

A ideia neutraliza em grande medida o problema acima e torna-se muito coordenada mesmo com tipos de cargas indutivas.

Observe que no projeto acima, de forma muito interessante, a posição da carga e a conexão do resistor foram alteradas para a obtenção dos resultados pretendidos.

As vantagens podem ser avaliadas da seguinte forma:

Novamente um design simples e também de custo muito baixo.

Melhor controle de cargas uniformes que são indutivas por natureza.

Como de costume, nenhuma fonte de alimentação externa é necessária para o funcionamento.

As desvantagens, porém, são o envolvimento de 3 pontas de fios terminais para as conexões pretendidas.

As operações se tornam muito assimétricas e, portanto, o circuito não pode ser usado para controlar cargas altamente indutivas como transformadores.

Circuito de controle Triac idealmente adequado para cargas altamente indutivas como transformadores e motores CA

Um ajuste inteligente do circuito acima o torna muito desejável, mesmo com as cargas indutivas mais proibidas, como transformadores e motores CA.

Aqui, outro pequeno triac sensível é habilmente apresentado para retificar o principal problema que é o principal responsável por tornar os triacs tão inadequados para cargas indutivas.

O segundo pequeno triac garante que o triac nunca seja desligado e bloqueado completamente, gerando um trem de pulso, mantendo o triac vivo e 'chutando' o tempo todo.

As vantagens do projeto final acima podem ser marcadas com os seguintes pontos:

Design muito simples,

Excelente precisão ao controlar cargas altamente indutivas,

Sem uso de fonte de alimentação externa.

O circuito acima foi desenvolvido exclusivamente pelo laboratório de aplicações de microeletrônica SGS-THOMSON e usado com sucesso em uma ampla gama de equipamentos.

CORTESIA:

Anterior: Circuito de interruptor de luz de escada operado por aplauso simples Próximo: 9 circuitos simples de carregador de bateria solar