O que é um pirômetro óptico: construção, funcionamento e suas aplicações

PARA pirômetro é um dispositivo sem contato e também é conhecido como termômetro de radiação. A principal função deste instrumento é detectar a temperatura da superfície de um objeto medindo a temperatura do eletromagnético radiação gerada a partir do objeto. Portanto, a radiação térmica pode ser medida usando este dispositivo não condutor. Usando isso, podemos determinar a temperatura da superfície do objeto. Existem diferentes tipos de pirômetros disponíveis no mercado, como pirômetros infravermelhos e ópticos. Portanto, este artigo discute uma visão geral do que é um pirômetro óptico, construção e funcionamento.

O que é um pirômetro óptico?

Definição: Um dispositivo de medição de temperatura que é usado para medir a temperatura de metal fundido, material superaquecido, fornos, caso contrário, líquidos. É um tipo de dispositivo de medição de temperatura com um sem contato. O princípio de funcionamento deste pirômetro óptico é combinar o brilho do objeto do filamento dentro do dispositivo. Usando instrumentos de contato, não é possível medir a temperatura do corpo altamente aquecido. Portanto, este dispositivo do tipo sem contato é usado para medir a temperatura. O diagrama do pirômetro óptico é mostrado abaixo.

Pirômetro Óptico

pirômetro óptico

Construção do pirômetro óptico

A forma do pirômetro é cilíndrica e dentro das partes do óptico O pirômetro inclui principalmente ocular, fonte de alimentação, tela de absorção e filtro vermelho.

Construção de pirômetro óptico

construção de pirômetro óptico

• Uma ocular e a lente de um objeto são dispostas em ambos os lados do dispositivo.
  • PARA bateria , milivoltímetro e reostato estão conectados a um bulbo de temperatura.
  • Uma tela de absorção é disposta no meio da lâmpada de temperatura de referência e a lente objetiva para aumentar a faixa de temperatura e sua faixa pode ser medida com a ajuda do dispositivo.
  • O filtro vermelho é colocado entre a lâmpada e a ocular para que a lâmpada permita simplesmente uma faixa estreita com comprimento de onda de 0,65 mui.

Princípio Operacional

Em um pirômetro óptico, o princípio de medição de temperatura é usado comparando o brilho. Uma disparidade de cores com o aumento da temperatura pode ser considerada um índice da temperatura. Este tipo de pirômetro contrasta a intensidade da imagem gerada por meio de uma fonte de temperatura da lâmpada.

A corrente dentro da lâmpada é regulada até que o brilho da lâmpada seja equivalente ao brilho da imagem gerado através da fonte de temperatura. Quando a intensidade da luz de qualquer Comprimento de onda depende da temperatura do objeto radiante, então o fluxo de corrente através da lâmpada torna-se uma medida da fonte de temperatura quando ajustada.

Pirômetro óptico funcionando

O diagrama do pirômetro óptico é mostrado abaixo. Inclui a lente para focar a energia gerada pelo objeto aquecido e visa o filamento da lâmpada. O filamento no luminária depende principalmente do fluxo de corrente através dele. Portanto, a corrente mutável pode ser fornecida por toda a lâmpada.

A magnitude do fluxo de corrente pode ser alterada até que a intensidade do filamento seja semelhante à intensidade do objeto. Como a intensidade do filamento e do objeto são iguais, o contorno do filamento pode desaparecer completamente.

O filamento no bulbo parece intenso, pois sua temperatura é mais alta do que a temperatura da fonte. Da mesma forma, o filamento parece fraco se sua temperatura for inferior à necessária para o brilho equivalente

Vantagens do pirômetro óptico

As vantagens deste pirômetro incluem o seguinte.

• É usado para altas temperaturas.
  • Ele é usado para verificar os objetos distantes, bem como mover a temperatura do objeto.
  • Precisão
  • Pode ser medido sem conexão com o alvo.
  • Menos peso
  • É flexível e portátil.

Desvantagens do pirômetro óptico

As desvantagens deste pirômetro incluem o seguinte.

• Devido à radiação de fundo térmico, poeira e fumaça , a precisão deste dispositivo pode ser afetada.
  • Isso não se aplica à medição de temperatura de gases em combustão porque eles não emitem energia visível.
  • É caro.
  • Pirômetros do tipo manual não são adequados para avaliar a temperatura do objeto abaixo de 8000C porque, em uma temperatura menor, a energia gerada será muito baixa.

Formulários

O aplicações de pirômetro óptico inclui o seguinte.

• É usado para medir a temperatura de materiais altamente aquecidos
  • É útil para medir as temperaturas do forno.
  • É usado em medições de processo crítico de semicondutor, médico, tratamento térmico de indução, crescimento de cristal, controle de forno, fabricação de vidro, médico, etc.

1). O que é um pirômetro?

Um termômetro de sensoriamento remoto usado para medir a temperatura de uma superfície é conhecido como pirômetro.

2). Qual é a função de um pirômetro óptico?

É usado para medir medições de alta temperatura sem contato em várias aplicações industriais.

3). Qual é o princípio de funcionamento do pirômetro?

O princípio de funcionamento do pirômetro é medir a temperatura de um objeto através da detecção da energia ou calor gerado do objeto alvo sem contato.

4). Qual é o alcance do pirômetro óptico?

A faixa de operação de um pirômetro típico varia de 700 ° C a 4.000 ° C

5 ) Qual é a função de um filtro vermelho?

Um filtro vermelho é usado entre a ocular e também a lâmpada de referência para ajudar a estreitar a banda de comprimentos de onda.

Portanto, trata-se de uma visão geral do pirômetro óptico. Finalmente, do artigo acima, podemos concluir que esse é um tipo de dispositivo de medição do tipo sem contato usado para temperatura. O princípio de funcionamento deste dispositivo é combinar a intensidade de um objeto com a intensidade do filamento que é usado em o pirômetro . Aqui está uma pergunta para você, quais são os tipos de pirômetro?