O que é topologia de barramento em redes de computadores e suas diferenças

Existem vários dispositivos de comunicação conectados a uma rede para estabelecer uma rede confiável comunicação rede. Os dispositivos conectados em uma rede de comunicação são conhecidos como ‘nós’. Esses nós são conectados por meio de 'Links'. A disposição desses elementos em uma rede de comunicação é dada por a rede Topologia. LAN é um exemplo de topologia de rede. Aqui, cada nó é conectado a vários outros nós por meio de links físicos. Quando esses links são mapeados graficamente, eles resultam em um padrão geométrico que mostra a topologia física da rede. Essa topologia física fornece o posicionamento de vários elementos de rede. Topologia em Barramento, Topologia em Anel, Topologia em Estrela, etc. são alguns dos exemplos de topologia física.

O que é uma topologia de barramento?

Definição de topologia de barramento ou seja, esta é uma das topologias físicas mais simples usadas para a rede. Essa topologia é famosa por ser usada para Rede de área local. Nesta topologia, todos os nós são conectados por meio de um único cabo conhecido como ‘Backbone’. Se este cabo de Backbone for danificado, toda a rede falha.

Diagrama de topologia de barramento

A rede de ônibus é muito fácil de instalar e manter. Requer menos cabeamento quando comparado a outras topologias de rede. Um dos exemplos de topologia de ônibus é a conexão Ethernet.

Topologia de barramento na rede de computadores

Em redes de computadores, vários computadores são conectados entre si por meio de um link. Esses computadores em uma rede são conhecidos como nós. Eles são conectados por meio de links de rádio sem fio ou a cabo. Esses computadores conectados na rede compartilham recursos como arquivos, acesso à rede, impressoras, etc ... Ao se conectar em uma rede, um computador pode realizar várias tarefas.

Na Topologia de Barramento usada em redes de computadores, todos os computadores são conectados por meio de um único cabo. Usualmente Cabo Ethernet é usado para topologia de barramento. Nesta topologia, as informações destinadas ao último nó devem passar por todos os computadores presentes na rede. Se este cabo for danificado, a conexão de todos os computadores será perdida.

Em vez de cabo, pode ser usado uma placa de rede, um cabo coaxial ou RJ-47, dependendo do tipo de computador usado na rede. Quando a Topologia de Barramento tem apenas dois pontos de extremidade, ela é conhecida como Topologia Linear. Na topologia de barramento, os dados são transmitidos apenas em uma direção.

Aqui, o nó que transmite dados é conhecido como Host. Todos os computadores conectados na rede receberão todo o tráfego da rede. Cada nó recebe prioridade igual para transmissão de dados. Os nós usam Tecnologia de Acesso à Mídia, como um barramento mestre para compartilhar o barramento.

Vantagens e desvantagens

As vantagens -

• É muito simples de projetar.
  • Requer menos cabeamento em comparação com outras topologias.
  • Cada um deve ser implementado em pequenas redes.
  • É fácil de expandir simplesmente juntando dois cabos.
  • Muito econômico.

As desvantagens -

• A rede está baseada em um único cabo. Então, se algum dano for causado a este cabo toda a rede cai.
  • Como o tráfego é compartilhado por todos os nós da rede, o desempenho da rede diminui à medida que o tráfego aumenta.
  • É difícil encontrar as falhas e falhas na rede conectada com este método.
  • A perda de pacotes é alta.
  • Essa topologia é muito lenta em comparação com outras topologias.

Diferença entre topologia de barramento e estrela

Em uma topologia de barramento, todos os computadores são conectados por meio de um único cabo, enquanto em uma rede em estrela os computadores são conectados a um hub central que conecta indiretamente todos os computadores em uma rede.

Em uma topologia de barramento, apenas um host pode transmitir dados por vez, apenas quando o barramento está livre. Em uma rede em estrela, os dados devem passar pelo hub central antes de chegar ao nó receptor. A topologia em estrela é mais cara do que a topologia de barramento.

Na topologia em estrela, a falha de um computador não afeta os outros computadores em uma rede. A topologia em estrela é muito confiável em comparação com a topologia de barramento.

A topologia em estrela é fácil de solucionar quando há uma falha no host. É muito difícil solucionar problemas em uma topologia de barramento, pois cada nó deve ser verificado. É fácil adicionar qualquer número de nós na rede Bus, enquanto na rede Star apenas nós limitados podem ser adicionados.

Com o aumento do número de nós, o desempenho da rede diminui na rede de barramentos, o que não ocorre em uma rede estrela.

Com base no tipo de rede necessária e os tipos de dispositivos conectados em uma rede, vários topologias de rede são apresentados. A topologia mais comumente usada hoje é a topologia de anel recolhido. Em uma rede de barramento, a falha de um nó quebra toda a rede?