O que é osciloscópio de traço duplo: Funcionamento e suas aplicações

A abordagem antiga de desenvolver a imagem de um sinal é um procedimento mais complicado e pesado. Com esse procedimento, o cálculo dos valores de corrente e tensão de um rotor giratório em posições específicas relacionadas ao eixo do rotor e em relação aos cálculos com galvanômetro torna-se mais tedioso. Tornando esse processo tão simplificado, chega um dispositivo chamado Oscilloscope que foi inventado no período de 1920. Existem muitos tipos e classificações desses osciloscópios e o tipo que vamos discutir hoje é Dual Trace Osciloscópio .

O que é osciloscópio de rastreamento duplo?

O básico osciloscópio de traço duplo definição é que um único elétron onda cria dois traços onde o feixe sofre deflexão através de duas fontes individuais. A produção de cada traço tem seus próprios métodos individuais onde aqueles são cortados e abordagens alternativas. Essas duas abordagens são consideradas como dois modos de operação do osciloscópio de traço duplo .

Este dispositivo é geralmente usado para avaliar os níveis de tensão de vários circuitos eletrônicos, ao passo que a iniciação simultânea de cada varredura no dispositivo é um tanto complicada. Portanto, para facilitar este processo, o osciloscópio de traço duplo é usado onde ele gera dois traços através de um feixe de elétrons.

Trabalhando

Esta seção exibe o diagrama de blocos do osciloscópio de traço duplo e também explica como este dispositivo funciona. Na imagem do diagrama de blocos mostrada acima do dispositivo, ele tem dois canais de entrada separados que são chamados de A e B. Essas entradas são fornecidas individualmente para o atenuador e as fases do pré-amplificador. E as saídas dessas seções são fornecidas como entrada para o interruptor eletrônico .

Diagrama de blocos do osciloscópio de traço duplo

Por meio dessa chave eletrônica, apenas um canal é passado para a seção perpendicular do amplificador. Este dispositivo também consiste em uma chave seletora de disparo onde permite o disparo do circuito com o sinal externo ou com os canais A ou B.

E então o sinal que é recebido da seção do amplificador horizontal é fornecido como entrada para a chave elétrica usando o gerador de varredura ou através do canal B. Com isso, os sinais verticais e horizontais provenientes dos canais A e B são alimentados ao CRT para o funcionamento do osciloscópio. Isso é denominado como “abordagem X-Y” e permite medições X-Y precisas.

O funcionamento do osciloscópio de traço duplo pode ser explicado em dois métodos, onde um é o modo Alternativo e o outro é o modo Cortado.

Princípio de Funcionamento do Osciloscópio de Traço Duplo de Modo Alternativo

No modo alternativo, o dispositivo permite a conexão entre canais em um método alternativo. A comutação dos canais A e B ocorre na posição inicial de cada varredura iminente. Além disso, haverá sincronização para as taxas de varredura e comutação e essa sincronização direciona para rastros de localização em cada varredura em ambos os canais.

Isso significa que na varredura inicial, haverá um traço de A e, em seguida, haverá um traço de B. A transição na troca entre dois canais acontece durante o período de varredura flyback. Durante este tempo, o feixe de elétrons não é visível e por causa disso, haverá uma transição. Este modo alternativo de operação no dispositivo osciloscópio permite a manutenção da relação de fase exata entre os dois canais.

Trabalhando em modo alternativo

Considerando que a desvantagem deste método é que a tela exibe a incidência de ambos os sinais em várias instâncias de tempo. E este cenário não é adequado para a exibição de sinais que possuem uma frequência mínima. A saída dessa operação é mostrada a seguir:

Princípio de Funcionamento do Osciloscópio de Traço Duplo de Modo Cortado

No modo cortado, apenas no período de tempo de uma única varredura, haverá troca de canais várias vezes. O processo de troca é tão rápido que, mesmo para uma seção mínima, existe um display. Neste modo, o interruptor elétrico é operado em um alcance de frequência de quase 100KHz - 500KHz. Esta frequência não é baseada na frequência do gerador de varredura.

Portanto, mesmo os segmentos mínimos de ambos os canais estarão em conexão com o amplificador em uma abordagem constante. Na condição em que a velocidade de corte é maior do que a taxa de varredura horizontal, ocorre a fusão da seção cortada, e isso forma o sinal dos canais fornecidos originalmente no visor do osciloscópio. Ao passo que, quando a velocidade de corte é menor do que a taxa de varredura horizontal, ele direciona para o sinal de descontinuidade. A onda de saída do modo cortado é mostrada da seguinte forma:

Trabalhando em modo de corte

Então, este é o detalhado osciloscópio de traço duplo funcionando .

Especificações

Ao escolher o osciloscópio de traço duplo, existem algumas especificações a serem consideradas e são:

• O funcionamento temperatura : 50para 400C
  • A precisão da deflexão é de ± 5%
  • A frequência de corte é quase 120KHz
  • A mudança de fase é de quase 3 a 10 kHz
  • A precisão é de ± 5%

Aplicações de D Osciloscópio de rastreamento ual

O aplicações de osciloscópio de traço duplo inclui o seguinte.

• É usado para avaliação do desempenho do sistema
  • Avalie os sinais gerados pelos geradores de função
  • Para avaliar os problemas, esses acontecem nas áreas elétrica e sistemas eletro-ópticos
  • Verifique a reação do silício, fotodiodo de avalanche