O que é histerese em circuitos eletrônicos

Você pode ter pesquisado sobre o que é histerese várias vezes por meio de diversos posts em diferentes sites, mas sem sucesso.

Você também pode ter tentado encontrar uma explicação abrangente e fácil sobre o mesmo em vários sites.

No entanto, as explicações fornecidas nesses sites são muito longas e difíceis de entender.

Vamos tentar aprender com um exemplo simples, o que exatamente histerese em um circuito eletrônico meios.

Como funciona a histerese

O comportamento de um relé em relação a uma tensão variável aplicada continuamente pode ser usado para explicar a histerese de forma concisa. Vamos aprender por meio do seguinte experimento:

1. Pegue um relé de 12 volts, conecte uma fonte de alimentação variável a ele e aumente gradualmente a tensão de zero a 12.
  2. Você verá que o relé é ativado em cerca de 11 volts. Logicamente, se agora a tensão for reduzida abaixo deste nível, o relé deve ser desativado.
  3. No entanto, isso não acontece. Na prática, verá que o relé é desativado somente após a redução da tensão bem abaixo de 9 volts.
  4. Este retardo de tensão entre os limites de ativação e desativação pode ser definido e entendido como histerese, neste caso é para o relé.

Da mesma forma, todos os circuitos eletrônicos, especialmente em circuito BJT único, você encontrará esta pequena desvantagem, que pode representar dificuldade em manter níveis de limiares fixos.

Em circuitos eletrônicos eficientes, o nível de histerese é mantido no mínimo. Se você tiver mais dúvidas sobre o que é histerese, fique à vontade para responder com seus comentários.

Histerese em Opamp

Pelo contrário, circuitos opamps tendem a ser muito nítidos e evitam efetivamente a histerese ao lidar com uma operação especificada.

Você pode ter se deparado com muitos circuitos de carregador de bateria baseados em OP, em que a ausência de histerese na verdade se torna uma desvantagem e temos que forçar a histerese adicionando um resistor de feedback na saída e um dos pinos de entrada do OP para habilitar o efeito de histerese .

Portanto, a histerese em circuitos eletrônicos pode ser às vezes benéfica e às vezes uma desvantagem, dependendo das especificações de aplicação do circuito.

Anterior: Faça este circuito de alto-falantes sem fio Próximo: Como gerar eletricidade a partir da água do mar - 2 métodos simples