O que é lâmpada de vapor de mercúrio: construção e seu funcionamento

Uma lâmpada é um dispositivo que ilumina uma luz no fornecimento de energia elétrica atual . Existem diferentes tipos de lâmpadas elétricas, incandescentes, de mercúrio, de sódio, CLF, LIDERADO lâmpadas. A lâmpada de vapor de mercúrio foi inventada no ano de 1901 por Peter (Nova York). Esta é uma lâmpada de descarga de alta intensidade que está disponível comercialmente e foi projetada para superar a desvantagem das lâmpadas fluorescentes (que são sensíveis ao frio). A principal vantagem desta lâmpada é que ela produz luz branca brilhante com uma longa vida útil de 24.000 horas. A aplicação diária desta lâmpada pode ser observada é uma iluminação pública .

O que é lâmpada de vapor de mercúrio?

Definição: Uma lâmpada que consiste em mercúrio vaporizado para gerar luz usando um arco elétrico é conhecida como lâmpada de vapor de mercúrio. Basicamente, esta lâmpada descarrega gás quando aquecida ou resfriada. O mercúrio que está presente no tubo está na forma líquida (em temperatura ambiente) que é ionizado antes de gerar luz. Seu comprimento de onda em baixa pressão varia entre 184 nm e 253 nm.

Construção da lâmpada

Consiste em 2 eletrodos compostos de uma liga de tungstênio que são colocados juntos em um meio contendo vapor de mercúrio e 25-50 torr de gás argônio puro. Esses eletrodos são colocados em um tubo de vidro de formato elíptico feito de sílica.

Bulbo de Mercúrio

lâmpada de mercúrio

As conexões do circuito externo da lâmpada são dadas aos seguintes componentes

Diagrama de circuito

diagrama de circuito

• Um componente de lastro é semelhante a um transformador com alta reatância de fuga. Consiste em 4 portas de conexão como “Com, 240 V, 200 V, IGN”
  • Um Ignitor que consiste em três portas como vermelho, amarelo e preto
  • Consiste em 2 pinos de polaridade para conexão
  • O objetivo principal do reator e do ignitor é controlar a tensão e a corrente.

A conexão da porta de lastro é feita da seguinte forma,

• A porta COM é conectada a um terminal da lâmpada, a porta 240 V está conectada diretamente à fase 200 V, 200 V do reator é conectada à porta amarela do ignitor e a porta IGN é conectada à porta vermelha do ignitor.
  • O terminal preto de um ignitor é conectado à fase neutra e também ao outro terminal da lâmpada.

Funcionamento da lâmpada de vapor de mercúrio

O vapor de mercúrio e o gás neon (rosa) presentes na lâmpada requerem alta voltagem no início para iluminar a luz. Quando a alta tensão é aplicada, podemos observar que o gás neon que estava originalmente na cor rosa vai mudar para a cor laranja por aquecimento. É semelhante a uma lâmpada incandescente de 100 watts e leva de 5 a 7 minutos para acender completamente.

O ignitor que está presente internamente consiste em uma tira bimetálica e um capacitor, que fornece alta tensão de partida. Quando a tira bimetálica se expande com o aquecimento, ela entra em curto-circuito e a lâmpada é ligada. Quando essa tira bimetálica esfria, ela desconecta a conexão e apaga a lâmpada. Conseqüentemente, ao conectar o reator e o ignitor a esta lâmpada, o vapor de mercúrio e o gás neon são aquecidos e expandem a lâmpada interna para iluminar a luz.

Lâmpada de vapor de mercúrio

O vantagens da lâmpada de vapor de mercúrio inclui o seguinte.

• Eles são eficientes em termos de energia (35 a 65 lumens / watts)
  • Vida nominal de 24.000 horas
  • A saída é uma luz branca clara
  • Fornece alta intensidade
  • Ele pode estar disponível em diferentes cores, formas, tamanhos e classificações.

Desvantagens

O desvantagens da lâmpada de vapor de mercúrio inclui o seguinte.

• A manutenção do lúmen é pobre
  • Demora 5 a 7 minutos de aquecimento antes de acender totalmente a lâmpada
  • O tempo de resfriamento é de 5 a 6 minutos
  • Eles são sensíveis à tensão

Aplicações da lâmpada de vapor de mercúrio

Os aplicativos são

• Áreas Industriais
  • luzes da rua
  • Segurança
  • Escadas
  • Eletrodomésticos como garagens.

1). As lâmpadas Mercury Vapor são perigosas?

Sim, essas lâmpadas são perigosas para a vida humana quando há um vazamento em quantidade maior.

2). Qual gás é usado em uma lâmpada de vapor de mercúrio?

Eles se encheram com uma porção de vapor de mercúrio e 25-50 torr de gás argônio.

3). Quais são os principais componentes da lâmpada de vapor de mercúrio?

Os 3 componentes principais são

• Lastro / transformador que é um transformador de reatância de alta fuga
  • Ignitor
  • É composto por vapor de mercúrio e gás argônio.

4). Por que o mercúrio é usado em lâmpadas?

A fim de fornecer maior eficiência de energia e vida útil mais longa

5). Qual é a finalidade do reator e do ignitor na lâmpada de vapor de mercúrio?

O principal objetivo do reator e do ignitor é controlar a tensão e a corrente.

6). Qual é a taxa de amplitude da lâmpada de vapor de mercúrio?

A taxa de amplitude da lâmpada é de 24.000 horas.

7). Qual é o alcance da lâmpada MV?

Seu comprimento de onda em baixa pressão varia entre 184 nm e 253 nm.

Portanto, isso é tudo sobre uma visão geral da lâmpada de vapor de mercúrio . Uma lâmpada emite luz luminosa ao fornecer corrente elétrica. Existem diferentes tipos de lâmpadas, como lâmpadas incandescentes, lâmpadas de vapor de sódio, CLF, lâmpadas LED. Esta é uma lâmpada de descarga de alta intensidade com maior eficiência energética. É coberto por um vidro de forma elíptica preenchido com vapor de mercúrio e gás neon puro, lastro e ignitor que estão presentes são usados ​​para controlar a tensão e a corrente da lâmpada. São necessários pelo menos 5 a 7 minutos para acender a luz e 5 a 6 minutos para esfriar. Normalmente, funciona até 24.000 horas. A principal vantagem é a eficiência energética.