Circuito de luz de freio montado em capacete sem fio

A postagem explica um inovador circuito de luz de freio LED sem fio que pode ser acoplado ao capacete de um motociclista. Os LEDs acoplados ao circuito do capacete acendem em resposta à frenagem da motocicleta, gerando um efeito de luz de freio aprimorado no capacete do usuário. A ideia foi solicitada pelo Sr. Bugoy.

Especificações técnicas

Bom Dia senhor! Como você está? Sim, foi realmente um projeto muito interessante. Eu realmente sou um defensor da proteção e segurança quando se trata da minha bicicleta, senhor.

Eu gostaria que você pudesse ver isso em breve. A propósito, aqui estão alguns links de um produto de reposição:

Estou pensando em hackear uma campainha sem fio ou um carrinho de brinquedo com controle remoto com luzes. Mas não sei como fazer. Então, estou pedindo sua ajuda, Senhor, se você conhece um transceptor e receptor RF simples que pode acionar LEDs.

Muito obrigado senhor.

O design

O circuito de luz de freio do capacete proposto poderia ser facilmente implementado usando um transmissor FM caseiro barato e um pequeno rádio transistor FM.

Um pequeno transmissor FM pode ser visto no diagrama a seguir, que se torna o circuito transmissor da luz de freio para os LEDs do capacete.

O design acima representa um circuito transmissor FM simples que pode ser integrado com o sinal de tensão da luz de freio da motocicleta ou simplesmente através da conexão da lâmpada da luz de freio

O circuito gera um sinal FM na banda FM padrão de 80 a 108 MHz. Assim, os sinais transmitidos se tornam recebíveis em qualquer rádio FM padrão colocado a uma distância radial de 30 metros. A bobina precisaria de ajustes para definir o ponto exato de recepção em um rádio FM

As linhas de 12 V indicadas devem ser conectadas diretamente na lâmpada da luz de freio da bicicleta.

O BC547 à direita junto com seu zener básico garante que o circuito do transmissor FM receba os 3 V atribuídos para as operações.

O UM66 IC é um chip musical que permite ao circuito gerar uma transmissão FM modulada AF garantindo sinais FM muito mais fortes e robustos em comparação com um transmissor sem estágio de modulação de áudio.

Portanto, cada vez que os freios são aplicados, o transmissor é ligado e envia um sinal de FM modulado de áudio forte para o rádio FM posicionado dentro do capacete.

O rádio FM como receptor

Qualquer pequeno rádio FM pode ser usado com o propósito de receber os sinais transmitidos do transmissor FM explicado acima. Um exemplo de circuito de um pequeno rádio FM pode ser visto abaixo:

Na imagem podemos ver um alto-falante acoplado ao rádio e também uma bateria de 9 V como fonte de alimentação.

Ambos os anexos mencionados acima precisam ser removidos do kit e devem aparecer como mostrado abaixo após as modificações propostas:

Para tornar o rádio acima compatível com um estágio de driver LEd e para iluminar um conjunto de LEDs em resposta aos sinais do transmissor FM recebidos, precisamos fazer algumas modificações elétricas interessantes com o kit de rádio FM mostrado.

A figura a seguir mostra como um pequeno estágio elétrico consistindo de um BJT e um indutor pode ser usado para transformar o áudio amplificado do rádio em um DC que iluminaria um conjunto de LEds cada vez que os freios fossem aplicados na motocicleta.

No diagrama acima, vemos os terminais do alto-falante do rádio FM sendo unidos com um indutor e a saída através do indutor conectada posteriormente com um diodo, estágio retificador de capacitor para converter em uma unidade de base CC estável para o estágio de driver de LED BC547 seguinte.

Também podemos ver a bateria de 9 V sendo substituída por uma célula de íon de lítio de 3,7 V para tornar o design compacto e facilmente encaixável dentro do capacete.

Quando o rádio começa a receber o áudio comutado, a fraca frequência de áudio através dos fios do alto-falante se concentra e aumenta com a ajuda do indutor conectado, essa tensão aumentada é retificada e filtrada pela rede do capacitor de diodo para que o BC547 seja capaz de receber um conversão DC limpa para conduzir o conjunto de LEds situado sobre o corpo do capacete.

Agora, sempre que os freios são aplicados, o sinal do transmissor é recebido pelo rádio FM dentro do capacete, resultando na iluminação necessária da faixa de LED por meio das operações explicadas na seção acima.

Como configurar o circuito proposto da luz de freio do capacete

Antes de instalar o módulo Rx LED sobre o capacete, a placa de rádio precisa ser configurada adequadamente de acordo com a seguinte explicação:

LIGUE o rádio FM sem antena conectada e a seleção da estação no rádio esteja em qualquer posição aleatória.

Você pode encontrar os LEDs brilhando nesta situação, agora ajuste o controle de volume predefinido na seção do amplificador da placa FM muito lentamente até que o LED pare de acender.

Após a configuração acima, desconecte os fios de saída do alto-falante do estágio do driver de LED e deixe um alto-falante ser conectado com esses fios. Também conecte o fio da antena de volta na posição mostrada.

Ligue a unidade transmissora e ajuste a bobina de frequência de cor vermelha ou pode ser um trimmer de capacitor em outras variantes de receptores FM, sintonize-o cuidadosamente até que um áudio musical limpo e poderoso (música UM66) seja detectado no alto-falante. Sele o dispositivo de ajuste com cola.

Agora remova o alto-falante e conecte os fios de volta ao estágio do driver LEd.

Ligue o transmissor e você encontrará os LEDs brilhando intensamente em resposta à transmissão musical recebida da unidade Tx. A comutação do circuito Tx deve desligar os LEDs, bem como confirmar instantaneamente o perfeito funcionamento do sistema.

Verifique a resposta mais algumas vezes e, em seguida, continue com as instalações finais.

Anterior: Circuito de luz de velas LED automático Próximo: 3 circuitos otimizadores automáticos de luz de aquário de peixes