Automação residencial sem fio usando IOT

O processo de controlar ou operar vários equipamentos, máquinas, processos industriais e outras aplicações usando vários sistemas de controle e também com menos ou nenhuma intervenção humana é denominado como automação. Existem vários tipos de automação com base no aplicativo, eles podem ser categorizados como automação residencial, automação industrial , automação autônoma, automação predial, etc.,. Neste artigo, vamos discutir sobre automação residencial sem fio usando IOT (Internet das coisas) .

Automação residencial

A automação residencial é o processo de controlar eletrodomésticos automaticamente usando várias técnicas de sistema de controle. Os aparelhos elétricos e eletrônicos em casa, como ventilador, luzes, luzes externas, alarme de incêndio , temporizador de cozinha, etc., podem ser controlados usando várias técnicas de controle.

Automação residencial sem fio usando IOT (Internet das coisas)

Existem várias técnicas para controlar eletrodomésticos, como Automação residencial baseada em IOT na nuvem , automação residencial sob WiFi através de aplicativos Android de qualquer smartphone, automação residencial baseada em Arduino, automação residencial por controle remoto baseado em aplicativo Android, automação residencial usando controle digital, sistema de automação residencial baseado em RF e automação residencial baseada em tela de toque.

Vários tipos de sistemas de automação residencial

A automação residencial sem fio usando IOT é uma ferramenta inovadora aplicação da internet das coisas desenvolvido para controlar eletrodomésticos remotamente na nuvem. O projeto do sistema de automação residencial pode ser desenvolvido seguindo as etapas simples apresentadas a seguir.

Componentes e materiais necessários

Componentes Elétricos e Eletrônicos

Os componentes e materiais essenciais para automação residencial usando Projeto IOT pode ser listado como um módulo Wi-Fi, Opto-acoplador, TRIAC, resistores , capacitores, diodo, regulador, cargas (eletrodomésticos). Existem vários sites de comércio eletrônico que oferecem a possibilidade de comprar todos os componentes necessários online, como um kit de projeto que consiste em componentes individuais essenciais para criar um projeto específico.

Blocos necessários para projeto de automação residencial

Automação residencial usando o diagrama de blocos do projeto IOT

O projeto de automação residencial usando IOT consiste em vários blocos, como fonte de energia , Optoacoplador, módulo WiFi, TRIAC, regulador de tensão, SMPS ( Fonte de alimentação comutada ) e carregar.

Projetando Blocos DIY de Sistema de Automação Residencial

Existem vários módulos e blocos usados ​​para projetar automação residencial usando o projeto IOT, como módulo WiFi, regulador de tensão, optoacoplador, TRIAC e assim por diante.

Módulo Wi-Fi

Wi-Fi (Wireless Fidelity) é um tecnologia de rede sem fio usado para trocar as informações entre dois ou mais dispositivos sem o uso de cabos ou fios. Existem várias tecnologias Wi-Fi, como Wi-Fi 802.11a, 802.11b, 802.11ge 802.11n. Aqui, neste projeto, o módulo Wi-Fi é usado para receber comandos da internet e ativar cargas através do TRIAC e Optocoupler executando um programa escrito dentro do módulo Wi-Fi. Portanto, nenhum microcontrolador é usado neste projeto para conduzir cargas.

Regulador de voltagem

Regulador de voltagem é um dispositivo eletrônico usado para regular a tensão em um sistema de energia. Existem vários tipos de reguladores de tensão, como reguladores de tensão variável e fixa, que são subdivididos em vários tipos, como reguladores eletromecânicos, de tensão automática, lineares, híbridos, etc. Aqui, neste projeto, o regulador de tensão de 3,3 V é usado para fornecer a fonte de alimentação necessária para um módulo Wi-Fi da fonte de alimentação SMPS de 5 V.

Opto-Coupler

Optoacoplador

O pacote de dispositivo emissor de luz e dispositivo sensível à luz sem qualquer conexão elétrica é chamado de opto-acoplador ou optoisolador. Haverá um feixe de luz usado como uma conexão entre esses emissores de luz e dispositivos sensíveis à luz . O dispositivo emissor de luz é um LED e o dispositivo sensível à luz neste projeto é um TRIAC. Assim, optoacoplador e TRIAC são usados ​​para conduzir cargas com base no sinal recebido do módulo wi-fi.

Conectando o circuito de automação residencial

Automação residencial usando circuito de projeto IOT

A automação residencial usando o circuito de projeto IOT pode ser conectada usando vários componentes elétricos e eletrônicos , módulos, blocos e fios de conexão conforme mostrado na figura acima.

Domótica usando IOT

A carga pode ser controlada e monitorada usando uma página da web com front end configurável pelo usuário. O usuário pode enviar comandos por meio do IP atribuído e esses comandos são alimentados para o módulo Wi-Fi. O módulo Wi-Fi está configurado para acessar a Internet usando qualquer modem sem fio próximo. Os comandos recebidos por um módulo Wi-Fi são executados por um programa dentro de um módulo Wi-Fi. O módulo Wi-Fi é conectado ao TRIAC e Optocoupler através das cargas são LIGADAS e DESLIGADAS com base em comandos. O status do carregamento (ON ou OFF) será exibido na página da web.

Você também pode conferir nossos projetos de automação residencial:

Se você está interessado em projetar projetos eletrônicos , então você pode ficar à vontade para nos abordar para qualquer ajuda técnica postando suas idéias, sugestões, comentários e dúvidas na seção de comentários abaixo.