Circuito Indicador de Nível de Música Sem Fio

Um indicador de nível de música sem fio é um dispositivo eletrônico construído para detectar os níveis variáveis ​​de um sinal de música e convertê-lo em níveis correspondentes de iluminação em uma barra de LED.

Este circuito simples criará um efeito de luz LED deslumbrante, detectando qualquer frequência musical na atmosfera e iluminando um medidor de gráfico de barras de 10 LED, indicando o nível da música.

efeito de luz musical

O circuito proposto é adequado para aplicações onde a música e o entretenimento estão envolvidos, como em festas, festivais, confraternizações etc.

Uma vez que o circuito é projetado para operar sem fios, nenhum contato físico é necessário, tornando a unidade fácil de manusear e muito portátil.

O circuito pode ser alimentado com uma bateria de 3 V ou mesmo com o carregador de seu celular e pode ser conectado em qualquer lugar do music hall para obter os efeitos de luz operados por música deslumbrantes pretendidos.

Como funciona

Referindo-nos ao diagrama de circuito abaixo, podemos entender o projeto com a ajuda dos seguintes pontos:

O circuito é basicamente construído em torno de dois estágios: 1) a microfone amplificador, 2) um processador de display LED digital baseado em LM3915.

O T1, T2, T3 forma um transistorizado simples amplificador de microfone circuito, que amplifica música atmosférica fraca ou níveis de áudio para amplitudes de voltagem relativamente mais fortes no coletor de T3.

O LM3915 é configurado como um detector de tensão e um driver de LED. Qualquer padrão de aumento e queda de tensão em seu pino # 5 é transformado em um display gráfico de barras de 10 LEDs de sequenciamento correspondente conectado nas 10 saídas do IC.

Ou seja, na faixa de tensão mínima, o LED nº 1 acenderá e à medida que a tensão aumentar, os LEDs correspondentes começarão a acender de maneira sequencial incremental. No alcance máximo, o décimo LED acenderá.

O processo reverterá conforme a voltagem cair neste pino, criando um movimento contínuo de vaivém na iluminação LED com um maravilhoso efeito de luz enriquecido com música.

Esta faixa máxima de detecção pode ser definida ou ajustada com o preset de 10K mostrado conectado na mesma pinagem do IC.

No projeto proposto, a saída de áudio amplificada do estágio MIC é aplicada ao pino 5 do LM3915. O IC detecta as amplitudes variáveis ​​dos sinais de música e, consequentemente, faz com que os LEDs dancem no reverso para a frente padronizar.

Os valores de C2 e R2 juntos para individualmente podem ser ajustados para ajustar o tempo de resposta do sequenciamento. Valores mais altos permitirão movimento mais lento dos LEDs, enquanto valores mais baixos permitirão que os LEDs sequenciem em uma taxa mais rápida.

circuito indicador de nível de música VU sem fio

Demonstração de vídeo:

Lista de Peças

• R1 = 4k7
  • R2, R6, R9 = 1K
  • R3 = 2M2
  • R4 = 33K
  • R5 = 470 ohms
  • R7 = 10K
  • R8 = predefinição de 10k
  • C1 = 0,22uF de cerâmica
  • C2 = 100uF / 16V ou 25V
  • C3, C4 = 1uF / 16V ou 25V
  • T1, T2 = BC547
  • T3 = BC557
  • MIC = eletreto MIC
  • LEDs = todos são LEDs vermelhos, tipo 5 mm, 20 mA ou conforme desejado.

Como conectar com uma entrada de áudio jack 3,5 mm

Para usuários que não desejam ter uma funcionalidade de detecção de nível de música sem fio, podem facilmente modificar o design de acordo, eliminando inteiramente o estágio do amplificador MIC.

O esquema para um indicador de nível de música de 10 LEDs para conexão USB ou para uma conexão de telefone celular de 3,5 mm é mostrado abaixo. A entrada do circuito também pode ser conectada diretamente a terminais de alto-falante para obter a indicação de nível de música de alta qualidade necessária.

circuito indicador de nível de música USB sem fio

Anterior: Circuito do contador do apito da panela de pressão Próximo: Circuito Medidor Detector de Álcool usando Módulo Sensor MQ-3