Como definir IC 741 para corte automático

A postagem explica como definir ou ajustar um circuito carregador de bateria baseado em IC opamp 741 para implementar um corte automático para a bateria conectada assim que ela atingir o nível de carga total.

Desde que eu tenho muitos desses circuitos de carregador de bateria IC 741 postadas aqui, as instruções serão úteis para configurar corretamente a maioria desses circuitos relevantes. A pergunta foi feita pelo Sr. Chaw.

Como configurar limites de carga

Terminei com a prototipagem do circuito do carregador de bateria automático 741 universal. Para testar, você pode me explicar brevemente sobre as configurações de entrada e aparadores, etc, antes de carregar a bateria?

Digamos que agora vou carregar a bateria Ni-MH 400mAh de 7,2 V:

(1) Qual é a tensão e a corrente de entrada da fonte de alimentação? De acordo com o que vc mencionou, qualquer configuração de tensão entre 15-24V e 5A servirá independentemente da tensão da bateria?

(2) Como posso prever e calcular meu tempo de carregamento da bateria?

(3) Quais são as modificações para o aparador 4k7 e 10k antes de carregar?

(4) Por último, mas não menos importante, se eu quiser adicionar o LED que mostra o status de carga, onde devo adicioná-lo?

Desculpe por fazer tantas perguntas, mas obrigado por me ajudar com meu projeto de estágio. Que Deus te abençoe por seu trabalho duro. Realmente aprecio isso !!

Explicação do vídeo:

Diagrama de circuito

LM338 circuito carregador de bateria opamp com corte automático

Design PCB

Analisando a Consulta de Circuito

Oi Chaw,

As instruções fornecidas abaixo irão ajudá-lo a entender sobre como configurar rapidamente um circuito do carregador de bateria opamp 741 para uma operação de desligamento automático.

1) Primeiro, desconecte o link de diodo 1N4148 conectado no braço central predefinido e também a extremidade do resistor LED 4k7 da base do transistor. Conecte esta extremidade 4k7 ao aterramento temporariamente.

2) Não conecte nenhuma bateria ainda.

3) Alimente uma tensão de entrada que pode ser pelo menos 3 a 5 V superior à tensão da bateria.

4) Ajuste o potenciômetro 4K7 para obter 8,5 V nos terminais que devem ser conectados com a bateria.

5) Agora ajuste o aparador de forma que o LED vermelho acenda.

Isso é tudo, seu circuito está pronto agora

Reconecte a extremidade 1N4148 com o terminal central predefinido como antes e restaure a conexão do LED 4k7 com a base BC547.

Agora você pode carregar a bateria deste carregador e testemunhar um desligamento automático quando 7,2 V atingir 8,5 V.

O tempo de backup dependerá da corrente de entrada, se estiver na taxa total de 1C, então você pode esperar que a célula carregue em 1 hora ou tempo.

você pode adicionar outro LED ao longo do trilho positivo e pino # 6 (para IC 741) com um resistor série 1K para o indicador de carga ON

Estimando o tempo de carregamento

Sim, observei, segui nossas instruções para fazer uma configuração antes de carregar. Já mencionei que farei uso de uma bateria de 7,2V para testar. Nesse caso, posso saber o motivo de por que você me aconselhou a obter um 8,5 V no terminal da bateria?

Por exemplo, se eu fosse carregar outra bateria (12V, 24V, etc ...) com voltagem diferente, como posso saber a voltagem que devo atingir? Além disso, ajustando o trimmer 4k7 para obter 8,5 V nos terminais da bateria (cátodo de 1N5408 e terra), também preciso obter essa tensão no pino Vout do LM338?

Como minha bateria é de 400mAh, tento usar 40mA para minha corrente de entrada porque li alguns dos comentários que vc sugeriu para usar a corrente de entrada que é cinco ou dez vezes menor que o mAh da bateria.

Sendo assim, o tempo de carregamento da bateria será de até 4 horas, correto? Existe alguma maneira de diminuir o tempo gasto, como aumentar a corrente de entrada de outra forma?

Só mais uma coisa a esclarecer é que se eu testar com meu multimetre os terminais da bateria durante o carregamento, a tensão continuará aumentando depois de algum tempo e quando atingir 8,5 V, desligará automaticamente a corrente e indicará que está carregando totalmente ? Peço desculpas por tantas perguntas todas as vezes, senhor.

Como ainda estou fazendo estágio, quero entender em profundidade todo esse projeto. Eu realmente aprecio sua paciência comigo. Atenciosamente, Chaw

Carregar uma bateria de 12 V de maneira ideal

Para uma bateria de 12 V, o nível de carga total recomendado é de 14,3 V, portanto, com este parâmetro podemos calcular facilmente os níveis de carga total de outras baterias usando a seguinte fórmula de multiplicação cruzada simples:

12 / V (Batt) = 14,3 / V (completo)

Aqui V (batt) é a voltagem normal da bateria de qualquer bateria e V (full) é o resultado da carga total necessária.

a tensão de carga deve ser medida e ajustada após o cátodo do diodo para que a queda FWD do diodo seja contrabalançada apropriadamente, significando que a tensão do terminal LM338 será 0,6 V mais alta do que o nível acima.

Para uma bateria de chumbo-ácido, a corrente de carga de 1/10 se torna um fator crucial e é fortemente recomendada, mas para Li-Ion esse pode não ser o caso, essas baterias podem ser carregadas mesmo em suas taxas AH completas para atingir uma rápida 1 hora ou 2 período de carga de horas (a temperatura da manta pode ficar significativamente alta e deve ser monitorada em tais casos).

Sim, a tensão da bateria continuará aumentando gradualmente enquanto ela é carregada e, assim que atingir 8,5 V, será desligada automaticamente pelo circuito do amplificador operacional.

Desejo-lhes tudo de bom!

Anterior: Faça este Circuito Repetidor de Rádio em Casa Próximo: Faça este projeto de segurança doméstica usando Arduino - testado e funcionando