Circuito Indicador de Alerta de Limite de Velocidade do Carro

O post a seguir descreve um circuito indicador de aviso de limite de velocidade de carro simples, mas útil, que pode ser usado em veículos para obter uma indicação instantânea de possíveis condições de limite de velocidade. A ideia foi solicitada pelo Sr. Abu-Hafss.

Especificações técnicas:

Agradecemos se você pudesse projetar um circuito para avisar com alguma melodia que o carro atingiu o limite de velocidade predefinido. Assim que a velocidade for reduzida abaixo do limite, o alarme deve disparar.

O circuito deve ter 2 opções para alternar entre 2 limites de velocidade.

1. O circuito deve ter uma chave seletora --- Posição A >> 100Km / h (para rodovias comuns) e Posição B >> 120 Km / h (para Experessways).

2. Quando o interruptor está posicionado, por exemplo, na posição B, um sensor que pode obter a velocidade atual do medidor de velocidade do carro e depois comparar com o limite de velocidade selecionado (120 Km / h). Sempre que o sensor lê a velocidade em 120 Km / h ou mais, ele começará a tocar uma melodia de advertência até que a velocidade seja reduzida.

O design

O circuito projetado de um carro com indicador de limite de velocidade consiste basicamente em dois estágios. Ambos os estágios incorporam o onipresente IC 555.

O estágio que inclui IC1 é configurado como um conversor de frequência simples em tensão ou um circuito gerador de tensão dependente de frequência.

Aqui o IC1 é montado na forma de um multivibrador monoestável padrão cujo tempo de ativação é decidido pelos resistores R3 / R4 e pelo capacitor C2. Esses componentes devem ser selecionados apropriadamente para obter a resposta de saída mais favorável.

Como todos sabemos, todos os veículos motorizados modernos incorporam sistemas de ignição eletrônica que invariavelmente incluem um CDI ou uma rede de ignição por descarga capacitiva, em contraste com as unidades de disjuntor mais antigas.

A unidade CDI é responsável por gerar as faíscas de ignição necessárias dentro do motor do veículo e sua cadência de disparo é diretamente proporcional à velocidade do veículo.

Isso significa que com o aumento da velocidade do veículo, a taxa de carga / descarga do capacitor CDI também aumenta e vice-versa.

O monoestável construído em torno do IC1 explora esse recurso do sistema CDI e obtém um potencial de amostra do CDI na base do T1.

T1 comuta efetivamente os pulsos de alta tensão variáveis ​​do CDI em pulsos de disparo de baixa tensão em C1 e terra.

Com a resposta aos pulsos acima, toda vez que T1 conduz, ele puxa o pino 2 do IC1 para o aterramento, iniciando a saída monoestável para alta.

O monoestável sustenta a saída na posição alta por um período determinado pelos valores dos respectivos componentes de tempo, conforme explicado na seção anterior.

No entanto, o trem contínuo de pulsos inicia uma saída alta apropriadamente estabilizada no pino # 3 de IC1 (devido ao funcionamento do monoestável que produz quase uma saída CC média exata proporcional à frequência dos pulsos).

Operação de Circuito

A saída é ainda estabilizada em uma CC equivalente mensurável perfeita pelo estágio integrador que compreende R7 / R8 / C4 / C5 e também P1.

IC2 é conectado como um comparador de tensão.

Seu pino # 2 pode receber a tensão variável da saída IC1.

P1 é definido de forma que, assim que a saída de IC1 sobe para um certo limite que pode ser calculado como o valor do limite de velocidade excessiva, o potencial no pino # 3 aumenta acima de 1/3 Vcc

Isso imediatamente avisa a saída do IC2 para diminuir, ativando o dispositivo de alarme conectado.

Este alarme permaneceria ativado enquanto a velocidade do carro não caísse abaixo do limite predefinido.

Assim que a velocidade for reduzida, o alarme para de soar.

A predefinição P1 pode ser substituída de forma adequada por uma rede do tipo escada divisora ​​devidamente calculada juntamente com uma chave seletora para permitir a seleção de diferentes limites de velocidade para diferentes vias livres.

Diagrama de circuito

Lista de peças para o circuito indicador de aviso de limite de velocidade do carro proposto

• R1 = 4K7
  • IC1, IC2 = 555,