Construção e funcionamento de uma partida de 4 pontos

Existem diferentes tipos de iniciadores manuais disponíveis para motor DC ou seja, partida de 2 pontos, partida de 3 pontos e partida de 4 pontos. Existe uma certa semelhança entre essas partidas. Os três tipos de starters incluem um interruptor, ou seja, um rotor de placa frontal por meio de um conjunto associado de transistores limitadores de corrente. A diferença principal e comum entre esses pontos de partida é o NVC (sem bobina de tensão). Em uma partida de 4 pontos, a bobina sem tensão é conectada diretamente à fonte de tensão. Um starter não é necessário para um motor de 6 V ou 12 V CC e pode funcionar diretamente. Uma partida de motor DC inclui resistência externa, bobina de liberação sem volt e bobina de liberação de sobrecarga. Este artigo discute a construção e o princípio de funcionamento de uma partida de motor CC de 4 pontos.

O que é um Four Point Starter ?

As características funcionais de uma partida de 4 pontos são semelhantes a um 3 pontos de partida . A partida de quatro pontos funciona como um dispositivo de controle de corrente na deficiência de EMF traseiro enquanto o motor DC começa a funcionar. Uma partida de quatro pontos também funciona como um dispositivo de proteção. A principal diferença entre uma partida de 4 pontos em comparação com uma partida de 3 pontos é que a bobina de retenção é separada do circuito de campo de derivação. Depois disso, Sit é conectado em série com a resistência limitadora de corrente (R) através da linha. Os pontos de contato do circuito são chamados de pernos que são indicados com 1,2,3,4,5 que são mostrados abaixo no Diagrama do circuito de partida de 4 pontos.

4 pontos de partida

Diferença entre o Starter de 3 Pontos e o Starter de 4 Pontos

Starter de 3 pontos:

• O starter de 3 pontos usa três terminais para operar o motor
  • Terminais: O starter de 3 pontos inclui 3 terminais, a saber, terminal de armadura (A), terminal de campo (F) e o terminal de linha (L).
  • NVC (bobina sem volt): A conexão da partida de três pontos pode ser feita em série com a bobina de campo.

Starter de 4 pontos:

• A partida de 4 pontos usa quatro terminais para acelerar o motor
  • Terminais: O starter de 4 pontos inclui 4 terminais, a saber, terminal de armadura (A), terminal de campo (F) e o terminal de linha (L).
  • NVC (bobina sem volt): A conexão da partida de quatro pontos pode ser feita em paralelo com a bobina de campo.

Princípio de construção e funcionamento do starter de quatro pontos

Um starter de 4 pontos inclui quatro pontos operacionais mais importantes.

• O terminal de linha (L) está conectado a uma fonte positiva
  • O terminal de armadura (A) é conectado ao enrolamento de uma armadura.
  • O terminal de campo (F) é conectado ao enrolamento de campo.
  • Além da partida de 3 pontos, há um ponto operacional extra que é denotado pela letra N, e é conectado ao NVC (bobina sem tensão)

Diagrama do circuito inicial de quatro pontos:

O diagrama de circuito de uma partida de quatro pontos é mostrado abaixo e sua disposição pode formar três circuitos paralelos.

• Armadura, enrolamento de campo de derivação e resistência inicial
  • O enrolamento de campo de derivação e uma bobina de resistência variável.
  • A resistência de limitação de corrente e a bobina de retenção

Dos três arranjos de circuito acima, não há fluxo de efeito de corrente usando a bobina de retenção se houver alguma diferença na velocidade do motor.

Atualmente, starters de botão de pressão regulares também são utilizados. Nestes starters, o interruptor ON é pressionado para ligar os resistores iniciais limitadores de corrente em série através do circuito de armadura, então a tensão de linha completa pode ser obtida para o circuito. O resistor inicial é lentamente desconectado com um plano de controle automático.

O circuito da armadura é desconectado assim que o interruptor OFF é pressionado. Os circuitos de partida usuais foram projetados com relés de retardo e contatores eletromagnéticos. O principal benefício deste starter é que ele permite que até mesmo o novo operador opere o motor com facilidade.

Diagrama do circuito inicial de 4 pontos

Desvantagens do Starter de 4 pontos

A única desvantagem ou limitação da partida de quatro pontos é que ela não pode controlar a velocidade da alta corrente no motor. Quando o enrolamento do motor é aberto sob a condição de trabalho, a corrente de campo geralmente diminui para zero. Embora alguns dos fluxos restantes ainda estejam lá no motor DC, também sabemos que este fluxo é correlativo à velocidade do motor. Assim, a velocidade do motor aumenta completamente, o que não é seguro e, portanto, a segurança não é viável. Este aumento inesperado na velocidade do motor é conhecido como 'ato de alta velocidade do motor'.

Isso é tudo sobre 4 pontos de partida e seu funcionamento. A partir das informações acima, finalmente, podemos concluir que tanto a partida de 3 pontos quanto a de 4 pontos são iguais em construção. Embora na partida de 3 pontos, uma vez que a velocidade do motor muda, o fluxo de corrente através da bobina de campo e essa corrente afetará a bobina sem tensão. Para reduzir este problema, a partida de 4 pontos é implementada. Starters de três ou quatro pontos são usados ​​para controlar a velocidade dos motores. Sempre que nenhum controle de velocidade ou controle de velocidade pequeno for necessário, a partida de 3 pontos ou a partida de 4 pontos podem ser usadas. Aqui está uma pergunta para você, quais são os aplicações do starter de 4 pontos ?