Como fazer uma célula solar a partir de um transistor

A maioria dos entusiastas de eletrônicos iniciantes certamente teria alguns transistores de potência queimados, como o 2N3055, escondidos dentro de sua caixa de sucata.

Supondo que tenhamos suas junções semicondutoras internas ainda intactas, o dispositivo poderia ser transformado em uma bela pequena célula solar limando ou serrando a tampa superior do dispositivo, a fim de descobrir o molde interno do chip embutido.

Quanta corrente pode ser gerada com uma célula solar 2N3055?

Quando este semicondutor de chip 2N3055 é exposto à forte luz do sol, provavelmente produzirá aproximadamente 0,7 V em correntes de até 20 mA. O gráfico demonstra a tensão de saída desenhada em relação à corrente de carga.

Como Aumentar o Curent

Como a área da superfície do chip de silício é minúscula quando comparada a uma célula solar padrão, você pode precisar de uma lupa ou lente convexa para concentrar os raios de sol sobre o chip de silício e aumentar a corrente de saída.

Por outro lado, luz solar concentrada extremamente forte é estritamente desaconselhada, o que pode queimar permanentemente a junção do transistor!

Vantagem de usar o novo 2N3055

No caso de um transistor em boas condições ser utilizado, você pode encontrar a corrente de saída dobrada, quando a junção base do coletor e base do emissor a forem conectadas paralelamente, conforme indicado no diagrama do circuito.

Isso pode não ser possível se o transistor já estiver com defeito. Isso ocorre porque um transistor danificado pode ter uma junção defeituosa que pode entrar em curto-circuito, causando um curto na saída da célula solar.

Como obter 12 V da célula solar 2N3055

Para obter 12 V de células solares personalizadas 2N3055, pode ser necessário juntar 18 delas em série, conforme demonstrado no diagrama a seguir.

Como cada dispositivo é capaz de produzir em torno de 0,7 V, a tensão total gerada poderia ser em torno de 0,7 x 18 = 12,6 V. No entanto, a corrente máxima não mudaria e ainda estaria em torno de 40 mA.

Aviso: por favor, não use transistores de potência de germânio desatualizados, porque esses tipos podem incluir ingredientes extremamente tóxicos. Por outro lado, um produtor líder de semicondutores verificou que os dispositivos de silício mais contemporâneos, incluindo o 2N3055, são absolutamente seguros a esse respeito.

Anterior: Circuito Conversor de CC para CC de Alta Potência - Variável de 12 V a 30 V Próximo: Circuito gerador de função usando um único IC 4049