Circuito de driver de relé usando IC ULN2003

Circuito de driver de relé usando imagem em destaque ULN2003

Em geral, ao projetar projetos eletrônicos as cargas são controladas (ligadas ou desligadas) usando o bloco do microcontrolador. Mas, para isso, o circuito necessita de relés, atuando como interruptores controlados (para diferentes circuitos são utilizados diferentes tipos de relés). Dependendo dos sinais recebidos do microcontrolador ou de outros circuitos de controle, o relé controla a carga. O relé consiste em uma fonte de alimentação contínua e sempre que for acionado ou receber um sinal de controle, o relé será ativado e as cargas poderão ser LIGADAS ou DESLIGADAS. Mas, principalmente, devemos saber o que é um circuito de driver de relé.

Circuito de driver de relé

O circuito usado para acionar um relé pode ser denominado como um circuito acionador de relé e pode ser projetado usando vários circuitos integrados. Esses relés precisam ser acionados para ativar ou LIGAR. Portanto, os relés requerem que alguns circuitos de acionamento sejam LIGADOS ou DESLIGADOS (com base no requisito). O circuito acionador de relé pode ser realizado usando diferentes circuitos integrados como ULN2003, CS1107, MAX4896, FAN3240, A2550 e assim por diante. Aqui, neste artigo, vamos discutir sobre o circuito de driver de relé usando ULN2003. Antes de discutir em detalhes sobre um circuito de driver de relé, deixe-nos saber sobre o IC ULN2003.

Driver de relé IC ULN2003

Diagrama do PIN do driver do relé IC ULN2003

O IC ULN2003A é um Transistor darlington matriz que lida com alta tensão e alta corrente. Existem vários tipos de ICs de driver de relé, como uma chave seletora de lado alto, uma chave seletora de lado baixo, transistor NPN bipolar, transistor Darlington, MOSFET de canal N, IC de driver ULN2003.

Diagrama esquemático interno do driver do relé IC ULN2003

O diagrama de pinos do IC ULN2003A é mostrado na figura acima, que consiste em 16 pinos. O IC ULN2003A é composto por 7 pares Darlington de 7-NPN, conforme mostrado no diagrama esquemático interno, e é normalmente usado para comutar cargas indutivas (dissipa picos de tensão, se houver, usando diodo de supressão) e para acionar motores de passo.

Circuito de driver de relé usando ULN2003

Circuito de driver de relé usando IC ULN2003

É difícil usar vários relés com transistores, portanto, o driver de relé IC ULN2003A pode ser usado para aproveitar mais relés. Podemos usar sete relés com circuito acionador de relé usando ULN2003 e o circuito acionador de relé usando ULN2803 permite usar oito relés. O circuito acima representa a interface de Microcontrolador PIC (PIC16F877A) com relés usando um circuito acionador de relé com ULN2003. Os diodos de fixação são construídos nesses CIs de driver de relés e eliminam o uso de diodos de giro livre.

O programa que pode ser usado para ligar e desligar os relés é fornecido abaixo com tempo de retardo de um segundo.

void main ()
TRISD = 0x00 // PORT D é feito como saída
Faz
PORTD.R1 = 1 // Relé 1 liga
PORTD.R2 = 1 // Relé 2 liga
PORTD.R3 = 1 // Relé 3 liga
PORTD.R4 = 1 // Relé 4 liga
PORTD.R5 = 1 // Relé 5 liga
PORTD.R6 = 1 // Relé 6 liga
PORTD.R7 = 1 // Relé 7 liga ... e assim por diante.
Delay_ms (1000) // 1 segundo de atraso
PORTD.R1 = 0 // Relé 1 é DESLIGADO
PORTD.R2 = 0 // Relé 2 DESLIGADO
PORTD.R3 = 0 // Relé 3 é DESLIGADO
PORTD.R4 = 0 // Relé 4 DESLIGADO
PORTD.R5 = 0 // Relé 5 DESLIGADO
PORTD.R6 = 0 // Relé 6 DESLIGADO
PORTD.R7 = 0 // Relé 7 DESLIGADO
Delay_ms (1000) // 1 segundo de atraso
}
enquanto (1)
}

Com base nos sinais recebidos do microcontrolador, o circuito acionador do relé aciona o relé ou os relés LIGA e DESLIGA, controlando a operação das cargas conectadas a esses relés.

Implementação prática do circuito driver de relé

Implementação prática do circuito de driver de relé por Edgefxkits.com

Este é um projeto inovador de engenharia elétrica que elimina as interrupções no fornecimento de energia por fornecimento de energia automática (integrando e controlando) as quatro diferentes fontes de energia elétrica, como energia solar, rede elétrica, gerador e inversor. Este projeto utiliza microcontrolador da família 8051 que faz interface com quatro chaves (essas chaves ou teclas de seleção são consideradas quatro fontes de alimentação diferentes mencionadas acima). Assim, a ausência ou falha de uma fonte de alimentação específica pode ser representada pressionando um determinado interruptor ou tecla.

Implementação prática do diagrama de bloco de circuito do driver de relé por Edgefxkits.com

O projeto consiste em diferentes blocos, como o bloco microcontrolador, bloco de alimentação , driver do relé, relés, display LCD e carga (aqui uma lâmpada é usada para fins de demonstração) conforme mostrado no diagrama de blocos. Os sinais de entrada para o microcontrolador são fornecidos por meio desses botões de pressão. Assim, o microcontrolador gera o sinal de saída apropriado e é alimentado para o circuito acionador do relé usando ULN2003. Conseqüentemente, o circuito acionador do relé aciona o relé apropriado com base nos sinais de controle recebidos do microcontrolador. Assim, a carga é ligada utilizando o disponível fonte de energia . A fonte que é usada para ligar as cargas pode ser exibida no visor LCD.

Você conhece outras aplicações práticas do circuito de driver de relé usando ULN2003? Em seguida, compartilhe suas opiniões, comentários, ideias e sugestões postando na seção de comentários abaixo.