Circuito receptor de rádio transistor único

Este é provavelmente o circuito receptor de rádio mais simples que alguém poderia imaginar fazer. O circuito é tão simples que poderia ser montado em poucos minutos e você já está ouvindo seus programas favoritos nele.

Introdução

Quais são os critérios fundamentais associados à recepção de rádio? Um estágio de antena, um estágio seletor de banda, um estágio demodulador e um elemento receptor. Quando todos eles se juntam, a recepção de rádio se torna tão simples quanto um pedaço de bolo.

O circuito de um único rádio transistor mostrado aqui parece bastante comum, mas incorpora todos os estágios acima e se torna adequado apenas para receber as estações de rádio próximas.

No entanto, a simplicidade sempre envolverá algumas desvantagens também, aqui o presente projeto será capaz de receber apenas estações fortes e também a seletividade pode não ser muito agradável, normalmente se houver um par de estações fortes misturadas ao redor da banda.

Operação de Circuito

A figura abaixo mostra como o rádio de transistor único pode ser feito, podemos ver claramente que ele envolve apenas um único transistor como o componente ativo principal. Um tipo regular de bobina de antena MW tem sido usado para coletar ou detectar as recepções MW.

A bobina é sintonizada usando um condensador GANG ou um capacitor variável que é conectado em paralelo à bobina da antena. A bobina e o GANG juntos formam um circuito tanque ressonante, que bloqueia na frequência recebida ou ressonante em uma configuração particular.

O sinal de potência concentrado, mas muito baixo, do estágio LC sintonizado acima é alimentado à base do transistor, que desempenha a função de um demodulador, bem como de um estágio de amplificador.

O capacitor de acoplamento na base do transistor garante que apenas as informações de rádio passem para o transistor enquanto o componente DC da fonte é devidamente bloqueado.

O fone de ouvido torna-se a carga e a chave

Um fone de ouvido de 64 Ohms torna-se a carga de coletor do transistor, onde o sinal demodulado e amplificado é aplicado.

Quando conectado, os sinais recebidos podem ser ouvidos distintamente nos fones de ouvido com esta pequena “maravilha do áudio”. Conectar o fone de ouvido inicia o circuito e o circuito começa a operar com suas funções e o próprio desliga quando o fone de ouvido é removido do circuito.

Isso elimina a necessidade de uma chave externa para ser associada ao circuito, tornando a unidade muito compacta.

Circuito receptor de rádio transistor único

O circuito requer apenas 1,5 V para operar, que pode ser implementado usando um único tipo de botão de célula.

Você também gostaria de construir este UM CIRCUITO DE RÁDIO TRANSISTOR FM

Feedback de um dos leitores ávidos deste blog, Sr. SA Genoff

Você poderia dar uma olhada no meu primeiro projeto de um único rádio transistorizado? Em anexo está uma foto do meu trabalho. Não estudei muito Eletrônica, apenas um pouco de Física e matemática na graduação. Eu conheço a lei de Ohm e estou familiarizado com as equações de Maxwell, mas não conversacionalmente.

Muito obrigado pelo seu trabalho e páginas da web, Stephen A. Genoff

A minha resposta:

Por que existem dois pontos positivos? Talvez a bateria deva ser substituída pela bobina. Você tentou na prática, como respondeu? A parte do controle de volume também pode estar incorreta para mim!

Anterior: Faça este Circuito Repelente de Mosquito Eletrônico Próximo: Faça este Circuito Medidor de Potência do Amplificador