Circuito de carregador de manivela de supercapacitor

O artigo discute um circuito carregador simples de supercapacitor com manivela usando retificador de ponte que pode ser aplicado para carregar um banco de supercapacitores por meio de qualquer máquina geradora com manivela adequada. A ideia foi solicitada pela Sra. Janet

Impedir descarga reversa em supercapacitores

Para um projeto de DIY, às vezes comprei um módulo de capacitor 24 V, 25 Farad Super aqui:

banco de super capacitor

Mas preciso interromper a polaridade reversa que sempre ocorre sempre que estou carregando-o com um gerador de 24 Vcc de manivela.

Por favor, Swag, que diodo exato devo usar? Como obtenho os terminais positivo e negativo do diodo para soldar corretamente o diodo ao módulo Super-cap?

Agradeço antecipadamente.

P.S: por favor, se possível, me dê um guia pictórico.
Obrigado um milhão de vezes.

O circuito Esquemático

Carregador supercapacitor simples usando retificador de ponte

O design

A solução para o circuito do carregador com manivela de supercapacitor proposto é muito simples, é usando um retificador de ponte para a conversão DC necessária em ambos os ciclos do AC.

Como todos sabemos, uma ponte retificadora é configurada de forma que os diodos conectados sejam equipados para retificar uma CA através de ambos os meios ciclos aplicados sobre ela.

O dispositivo alternador de manivela preferido também atua como um gerador CA em que o movimento de avanço da manivela produz uma corrente para a frente ou positiva enquanto a ação de retração no dispositivo faz o oposto e desenvolve uma corrente negativa através de suas saídas.

Portanto, se os fios do gerador de manivela ou de qualquer gerador forem conectados diretamente com um capacitor de filtro que é um supercapacitor no presente caso, carregaria os capacitores durante o primeiro movimento e imediatamente descarregaria o capacitor durante o movimento reverso da manivela, resultando em uma carga zero líquida dentro dos capacitores.

Quando uma ponte retificadora é conectada a um gerador, conforme mostrado no diagrama, as correntes positiva e negativa em sua saída são transformadas de forma adequada em uma tensão de polaridade única que ajuda a carregar os supercapacitores de forma eficaz, sem infligir qualquer perda entre os capacitores.

Como soldar o retificador de ponte com supercondensador

Obrigado novamente por cumprir sua promessa.

Mas, por favor, sinto muito, não compreendo totalmente o know-how sobre como soldar o diodo em série como você retratou.

O que exatamente é que não sei é como pegar os terminais positivo e negativo do Diodo para soldar corretamente o Diodo no Módulo Super-cap?

Além disso, quando eu receber os terminais positivo e negativo, vou soldar a perna positiva do diodo ao terminal positivo da super capa e fazer o mesmo com os terminais negativos?

Por favor, me perdoe por minhas perguntas tolas.

P.S: Na folha de dados eu vi Max. Corrente reversa: 1A e máx. Corrente para frente: 30A
O que isto significa?

Minha corrente de saída máxima do supercapacitor é 5A e a tensão é 24V. Quantos dos Diodos no link acima vou precisar para soldar na minha tampa superior?

É possível carregar o supercapacitor simultaneamente e descarregá-lo? Essa prática é segura?

Obrigado.

Resolvendo as dúvidas do circuito

Anexei o diagrama em forma pictórica, verifique-o

Como conectar a ponte retificadora com super capacitor

A corrente reversa importará apenas no caso de os fios vermelho / preto serem invertidos durante a conexão com o supercapacitor ... os capacitores serão danificados se a corrente nesta condição exceder 1 amp.

Os 30 A sugerem a tolerância máxima de corrente em condições normais, conforme mostrado na imagem anexada.

Mas ainda fará diferença apenas se a tensão do gerador tende a exceder a classificação de tensão máxima do supercapacitor.

Se permanecer dentro da faixa de tensão dos capacitores, a tolerância da corrente direta torna-se irrelevante e pode ser ignorada ... portanto, confirme a tensão máxima do gerador, ela não deve ser superior a 24 V para o módulo de supercapacitor indicado.

Os diodos na ponte podem ser 1N5408 para garantir total segurança ao sistema.

O supercapacitor pode ser carregado / descarregado à vontade milhares de vezes, independentemente de quaisquer precauções ou cuidados.

Anterior: 3 circuitos otimizadores automáticos de luz de aquário de peixes Próximo: Como converter um inversor de baixa potência em um inversor de alta potência