Circuito temporizador de 3 estágios para eixo de comando industrial

A postagem explica um temporizador sequencial simples projetado para implementar um conjunto específico de ações envolvendo uma ativação de relé de 3 etapas que, por sua vez, é usada para executar os mecanismos desejados. A ideia foi solicitada pelo Sr. Ali.

Especificações técnicas

Eu olho para o seu site ocasionalmente e, desta vez, estou procurando um cronômetro de 3 estágios. Eu tenho em seu site e vários outros encontrados apenas 2 temporizadores de estágio.

Sinceramente espero não estar causando nenhum inconveniente ao perguntar se você poderia montar um esquema e enviá-lo para mim. Se houver algum custo envolvido, por favor me avise com antecedência. Os requisitos são os seguintes.

A fase 1 é uma árvore de cames que, ao premir um interruptor, é accionada por um motor do limpa-vidros do ponto A ao ponto B em questão de milissegundos.

No ponto B, o estágio 1 deve desligar e ativar o estágio 2. Após aproximadamente 100 a 200 (máx.) Milissegundos, o estágio 2 deve desligar e reativar o estágio 1 e conduzi-lo de volta ao repouso. O fator de tempo para os estágios 1 e 3 não deve exceder 3 segundos (novamente calculado em milissegundos).

(O estágio 2 ativa um conjunto de aquecedores por meio de um relé para unir o material.) Eu poderia brincar com as tampas e potes se necessário para calibrá-los de acordo com minhas necessidades.

Eu apenas tenho um conhecimento básico neste assunto, portanto, gostaria de receber todos os detalhes que você pudesse fornecer.

Agradecendo e aguardando sua resposta.

Mas.

Circuito de temporizador de árvore de cames industrial de 3 estágios

O design

A ideia do circuito atuador do temporizador de 3 estágios do eixo de comando proposto pode ser entendida com os seguintes pontos:

Embora a ideia pareça direta, implementá-la praticamente parece ser complexa.

Referindo-se à figura acima, quando o circuito é energizado, o capacitor de 0,1uF no pino 15 e o positivo do IC redefine o IC para uma posição de espera.

Quando o botão de pressão mostrado é pressionado, o pino 14 do IC 4017 recebe um sinal de relógio que o avisa para mudar uma lógica alta para seu pino 2, o driver do transistor do pino 2 atua o relé e o motor conectado é ativado para alcançar um determinado destino.

Quando chega ao destino, a palheta # 2, que está posicionada para antecipar isso, é ativada fazendo com que um pulso de clock alcance o pino 14 do IC, que por sua vez o força a deslocar uma lógica alta do pino 2 para o pino 4. Esta ação pára instantaneamente o motor no local.

Simultaneamente, o 'alto' do pino 4 mais uma vez faz com que um pulso atinja o pino 14 do IC, entretanto, devido à presença de Rx e Cx, é atrasado em cerca de 100 a 200ms. Após este período de tempo, o pino 14 é alternado, o que permite que o IC encaminhe a lógica alta do pino 4 para o pino 7.

O Pin7 ativa instantaneamente o relé conectado que inverte a polaridade do motor e o reverte para sua posição original. Na posição original, a palheta nº 1 é posicionada para antecipar isso, ela atua e redefine o IC através do capacitor de 0,1uF associado à posição de espera original, para a inicialização do próximo ciclo através do botão de pressão.

Para integração do estágio do aquecedor, a junção de Rx, Cx pode ser configurada com um estágio de acionamento do relé idêntico e os contatos integrados ao aquecedor.

Anterior: Resolvendo o problema de “desligamento automático sem carga” do inversor Próximo: Como funciona um potenciômetro (POT)