Diferença entre ESP32 e ESP32-S2

As placas de desenvolvimento ESP32 e ESP32-S2 da Espressif Systems incluem vários recursos como; entradas analógicas, saídas, múltiplas portas de E/S, Bluetooth , WiFi, interruptores de toque, BLE, relógios em tempo real, temporizadores, etc. Os sistemas Espressif fornecem recursos básicos de hardware e software para ajudar os desenvolvedores de aplicativos a concretizar suas ideias com o hardware da série ESP32-S2. O quadro de desenvolvimento de software da Espressif Systems é destinado a aplicativos de desenvolvimento de Internet das Coisas com Bluetooth, Wi-Fi, gerenciamento de energia e vários outros recursos do sistema. Em comparação com a placa ESP32, a placa ESP32-S2 trará alguns benefícios como; desempenho e consumo de energia, embora falte alguns recursos de hardware significativos, como; uma CPU dual-core ou Bluetooth. Este artigo fornece informações breves sobre a diferença entre ESP32 versus ESP32-S2 Pranchas.

Diferença entre ESP32 e ESP32-S2

A diferença entre ESP32 e ESP32-S2 inclui principalmente suas definições e especificações que são discutidas abaixo.

O que é ESP32-S2?

ESP32-S2 é um SoC (sistema em um chip) que inclui diversos recursos como; Wi-Fi de banda de 2,4 GHz, interface USB OTG, vários periféricos, hardware de segurança integrado, CPU Xtensa LX7 de núcleo único de 32 bits, coprocessador baseado em consumo de energia ultrabaixo que executa núcleo FSM/RISC-V. ESP32-S2 é alimentado por tecnologia de 40 nm e oferece uma plataforma robusta e extremamente integrada para atender às demandas contínuas de design compacto, uso muito eficiente de energia, segurança, confiabilidade e alto desempenho.

O sistema Espressif oferece recursos fundamentais de hardware e software para ajudar os desenvolvedores de aplicativos a concretizar suas ideias com o hardware da série ESP32-S2. A estrutura de desenvolvimento de software dos sistemas Espressif destina-se ao desenvolvimento de aplicações IoT com Bluetooth, Wi-Fi, gerenciamento de energia e outros recursos do sistema.

Placa ESP32-S2

O que é ESP32?

A placa de desenvolvimento ESP32 com uma série de System on a Chip é a sucessora do ESP8266 mais popular. A placa ESP32 possui Wi-Fi integrado e também Bluetooth. Esta placa é baseada em um Tensilica Xtensa LX6 dual-core microprocessador incluindo frequência operacional de até 240 MHz. O pacote ESP32 inclui interruptores de antena, um amplificador de potência, um balun para controlar RF, um amplificador de recepção baseado em baixo ruído, filtros e módulos de gerenciamento de energia.

Essas placas também alcançam um consumo de energia extremamente baixo por meio de recursos de economia de energia como; sincronização do relógio e vários modos de operação. A corrente quiescente desta placa é <5 μA, o que a torna a ferramenta perfeita para suas aplicações IoT ou projetos alimentados por bateria.

PCB Way   Placa microcontroladora ESP32
Placa microcontroladora ESP32

ESP32 versus ESP32-S2

A diferença entre ESP32 e ESP32-S2 inclui o seguinte.

ESP32 ESP32-S2
ESP32 é um microcontrolador SOC de baixo custo e baixo consumo de energia, incluindo Wi-Fi e Bluetooth de modo duplo. ESP32-S2 é um microcontrolador baseado em Wi-Fi de baixo consumo de energia, altamente integrado e de núcleo único.
Foi lançado em setembro de 2016. Foi lançado em setembro de 2019.
O principal processador utilizado é o Tensilica Xtensa LX6. O principal processador utilizado é o Tensilica Xtensa LX7 .
ESP32 não é energeticamente eficiente em comparação com ESP32-S2. ESP32-S2 é mais eficiente em termos de energia em comparação com ESP32 no consumo de energia de RF e CPU.
SRAM tem 520 KB. SRAM tem 320 KB.
A ROM tem 448 KB. A ROM tem 128 KB.
O cache é de 64 KB O cache é de 8/16 KB.
O Bluetooth usado é o BLE 4.2. Não tem Bluetooth.
Não possui coprocessador ULP. Possui coprocessador ULP-RISC-V ULP.
Possui aceleradores criptográficos como; SHA, RNG, AES e RSA. Possui aceleradores criptográficos como; RSA, SHA, AES, HMAC, RNG e assinatura digital.
Possui dois I2S. Tem um único I2S .
Tem três UARTs . Possui dois UARTs.
Inclui 34 pinos GPIO. Inclui 43 pinos GPIO.
LIDERADO PWM-16. LED PWM-8.
O contador de pulsos é 8. O contador de pulsos é 4.
ADC – SAR -2 de 12 bits e até 18 canais. ADC – SAR-2 de 13 bits e até 20 canais.
O Transceptor de Controle Remoto ou RMT tem 8 transmissões ou recepções. O Transceptor de Controle Remoto ou RMT é 4 transmissão ou recepção.
Tem 10 sensores de toque . Tem 14 toques sensores .
Possui sensor Hall. Não possui sensor hall.
Sua frequência de clock é 160/240 MHz. Sua frequência de clock é de 240 MHz.
Possui criptografia de flash de inicialização segura OTP de 1024 bits.

O flash externo tem até 16 MB de dispositivo e 11 MB de endereço + 248 KB de cada vez.

Possui criptografia de flash de inicialização segura OTP de 4096 bits.

O flash externo tem até 1 GB de dispositivo e 11,5 MB de endereço sempre.

RSA é de até 4096 bits. RSA tem até 4.096 bits com opções de aceleração aprimoradas em comparação com ESP32.
OTP é de 1024 bits. OTP é de 4096 bits.

Assim, isso é uma visão geral do ESP32 versus ESP32-S2. Em comparação com ESP32, a placa ESP32-S2 é mais eficiente em termos de consumo de energia de CPU e RF. O ESP32-S2 tem algumas vantagens em comparação com o ESP32, como desempenho e consumo de energia, no entanto, carece de alguns recursos de hardware significativos, como CPU dual-core ou Bluetooth. Aqui fica uma pergunta para você, o que é ESP32-S3?