Circuito do sensor de água do tanque do carro

O artigo explica um circuito de alarme de sensor de água do tanque de carro simples usando IC 555 e um sinal pulsante nas sondas de detecção para corrosão pevent nas sondas. A ideia foi solicitada pelo Sr. Peter.

Objetivos e requisitos do circuito

1. Não consegui encontrar como postar uma proposta de projeto no seu site. Pode ser que você possa me ajudar com isso:
  2. Pesquisei bastante na web por um 'Não Alarme de Água 'circuito para usar no meu carro.
  3. Quero colocar um sensor (sondas) no tanque de expansão do radiador de plástico que possa soar um alarme quando não detectar água.
  4. Não consigo encontrar nada na internet, apenas alarmes de água ou indicadores de nível. Como detectores de chuva, detectores de inundação, etc.
  5. Pelo que vi usando um 555 temporizador para criar um sinal AC ir para as sondas é o melhor para prevenir a corrosão devido a um circuito CC para as sondas de teste.
  6. sondas vão dentro do tanque de expansão

O design

Referindo-se à figura abaixo, o circuito do sensor de água do tanque do carro proposto pode ser construído usando um IC 555 design astável .

Embora eu não tenha certeza se um sinal DC pulsante ou mesmo AC nas sondas do sensor de nível de água é capaz de prevenir corrosão nele ou não, aqui empregamos o princípio expresso na solicitação acima.

No projeto, o IC 555 é montado como um circuito multivibrador astável , em uma frequência que pode ser capaz de produzir o tom mais desejável no alto-falante conectado. Isso pode ser experimentado ajustando os valores de R1 / R2 / C conectado no pino # 2/6/7 do IC.

O sinal pulsante necessário para as sondas dentro do tanque de água do carro é derivado da quebra da conexão da base do transistor conectado ao pino 3 do IC. Na ausência de água, este transistor permanece desativado, o que permite que o próximo transistor conduza e soa o alarme indicando ausência de água no tanque do carro.

No entanto, assim que a presença de água é detectada, o primeiro transistor agora começa a obter a polarização da base por meio de sondas devido à ponte de água entre as sondas. Isso permite que o transistor do pino 3 conduza e ilumine o LED em seu coletor, indicando a presença de água dentro do tanque .

Esta ação também força o segundo transistor a parar de conduzir, e o tom do alto-falante é interrompido complementando o Indicação LED quanto à presença de água do tanque dentro do tanque.

Diagrama de circuito

Circuito do sensor de água do tanque do carro

Anterior: Regulador de tensão de baixa queda (LDO) IC KA378R12C - Pinagem e especificações de trabalho Próximo: Máquina de votação eletrônica com módulo de cartão SD