Como controlar o motor com um telefone celular

O artigo a seguir descreve uma ideia de circuito muito simples que pode ser usada para controlar a direção de rotação de um motor, ou seja, para movê-lo no sentido horário ou anti-horário por meio de chamadas perdidas alternadas de seu telefone celular.

O Conceito de Circuito

Eu já discuti um romance circuito de interruptor remoto controlado por telefone celular onde a unidade pode ser usada para ligar um dispositivo elétrico através do telefone celular do usuário. O usuário só precisa ligar para o sistema remoto que responde às chamadas em branco e gera a troca alternativa necessária do gadget conectado.

O mesmo circuito foi usado aqui também, a saída é modificada apropriadamente de forma que agora a unidade se torna adequada para alternar a rotação de um motor DC.

O circuito mostrado abaixo pode ser usado para controlar a direção de rotação do motor, vamos tentar entender seus detalhes de funcionamento:

A seção inferior do diagrama que consiste em T1, T2, T3 e T4 junto com os componentes associados forma um circuito amplificador de áudio de alto ganho simples.

Este circuito é usado para amplificar o toque gerado pela unidade de telefone celular do modem conectado.

Como funciona

O aparelho de telefone celular modem é um telefone celular NOKIA 1280 comum que está permanentemente integrado a este circuito.

O modem celular acima usa um cartão SIM pré-pago e, portanto, torna-se um módulo receptor independente.

Quando este telefone celular do modem é chamado pelo telefone celular do proprietário, seu toque é ativado e amplificado pelo estágio de amplificador de tom explicado acima.

O sinal amplificado torna-se poderoso o suficiente para disparar o relé RL1.

Este relé retém ou permanece ativado enquanto a chamada permanecer conectada e é interrompido quando a chamada é desconectada.

O contato N / O do RL1 é fornecido com um gatilho de 12 V para o estágio adjacente, que é um estágio FLIP / FLOP, feito usando quatro portas NAND do IC 4093.

Com todas as chamadas perdidas alternativas do telefone celular do proprietário, o telefone celular do modem sinaliza o amplificador de tom, que ativa RL1 e RL1, por sua vez, inverte ou desvia o circuito IC1.

A saída do flip-flop é conectada a um circuito acionador de relé conectado a dois relés RL2 em paralelo. Você pode usar um único relé DPDT também para melhor conveniência.

Os contatos dos relés são configurados de forma que, ao girá-los, produzam-se movimentos opostos para o motor integrado a eles.

A alimentação da rede elétrica para o relé e o motor é retirada de RL1, o que significa que o motor muda a cada 'chamadas perdidas' subsequentes e permanece ativado até que a chamada permaneça conectada e, em seguida, é interrompida.

O circuito pode ser modificado de muitas maneiras diferentes de acordo com as especificações do usuário.

O telefone celular do modem deve ser apropriadamente atribuído com um toque contínuo específico, enquanto o toque padrão deve ser atribuído como 'vazio', isso tornará a unidade imune a números desconhecidos ou errados, e o proprietário será o único controlador do circuito conectado e os motores.

Lista de Peças

Todos os resistores são 1 / 4w 5% CFR, a menos que indicado de outra forma.

• R1 = 22k
  • R2 = 220 OHMS
  • R3, R11, R12 = 100K
  • R4, R6, R7, R9 = 4,7K
  • R5 = 1K,
  • R8 = 2,2M
  • C1, C4, C5 = 0,22uF TIPO DE DISCO
  • C2, C3 = 100uF / 25V
  • T1, T2, T4, T5 = BC 547B
  • T3 = BC557 B
  • TODOS OS DIODOS = 1N4148
  • IC1 = 4093
  • RL1 = RELÉ 12V / 400 OHMS SPDT
  • RL2 = Relé DPDT 12V / 400 ohms
  • L1 = bobina de campainha pequena, choke pequeno ou similar.
  • JACK = JACK DE ÁUDIO de 3,5 mm
  • MODEM CELULAR = NOKIA 1280

Videoclipe mostrando a operação do controle remoto do circuito usando um celular.

Anterior: Circuito LED Fader - Gerador de efeitos LED de ascensão lenta, queda lenta Próximo: Resolvendo o problema da lâmpada LED de emergência controlada por LDR