Circuito controlador do sensor de abastecimento de água municipal

A postagem explica um sensor de água simples com circuito de partida da bomba para ligar o motor da bomba durante os períodos de abastecimento de água municipal. A ideia foi solicitada pelo Sr. Hitesh Thapa.

Especificações técnicas

É possível fazer uma partida automática da bomba d'água que liga somente quando a linha de abastecimento da cidade tem água fluindo.

Aqui está o cenário.

- A linha de abastecimento da cidade abre apenas por 1 hora, a qualquer hora, das 6h às 10h ou raramente, às vezes, à noite, dependendo do cara da água.

- Precisamos ficar atentos a esses horários e manter a torneira principal aberta para ver se vem água.

- Assim que a água chegar, ligamos a bomba d'água conectada à linha de abastecimento principal para bombear a água para nosso tanque subterrâneo.

Isso poderia ser automatizado, como instalamos algum sensor entre a bomba d'água e a linha de abastecimento principal que detecta água e liga o motor apenas quando o abastecimento está em fluxo total?

Eu fiz o indicador de nível de água em casa assistindo alguns vídeos online e funciona bem para o tanque superior em casa, mas este parece ser um osso duro de roer :).

Qualquer ajuda é altamente apropriada.

Obrigado,
Hitesh Thappa

Diagrama de circuito

Lista de Peças

• Resistor 1k, 1/4 watt, 5% CFR = 1 não
  • Capacitor 10uF / 25V Eletrolítico = 1 não
  • Transistor TIP122 = 1no
  • Relé 12V / 30 Amp / SPDT = 1no
  • Diodo 1N4007 = 1no
  • Metal de aço inoxidável para as sondas
  • Adaptador 220 V AC para 12 V DC = 1no

O design

O projeto do circuito do sensor de água municipal proposto com partida de bomba é muito simples, como pode ser testemunhado no diagrama mostrado.

Um transistor Darlington TIP 122 se torna o principal dispositivo de detecção ativo no circuito. O dispositivo sendo um Darlington é muito sensível e, portanto, torna-se especificamente adequado para a aplicação.

Sua base e a CC positiva são presas juntas como sondas na boca do cano de água, onde a água da rede elétrica entrando deve ser detectada.

Na ausência de água, as sondas permanecem separadas por entreferro, o que proporciona uma resistência muito alta nas sondas, o que por sua vez mantém o estágio do transistor / relé desligado.

O capacitor de 10uF na base do transistor garante que o transistor não seja sacudido ou perturbado por ruídos externos que tentam abrir caminho através dos fios do sensor.

Quando o abastecimento de água da rede elétrica é iniciado, a boca do tubo começa a jogar água no tanque adjacente, a velocidade da água através do tubo passa pelas sondas criando uma resistência relativamente baixa.

Esta baixa resistência permite que a CC positiva alcance a base do BJT, acionando-o na condução ... o transistor agora conduz e liga o relé, os contatos do relé mudam de posição e ligam a bomba conectada.

Atualizar o sensor de água municipal acima em um circuito de corte de transbordamento de tanque superior

O circuito discutido na seção acima pode ser apropriadamente aprimorado com um recurso adicional que permitirá que o circuito detecte uma situação de tanque cheio e desligue o relé junto com o motor da bomba. O projeto do circuito atualizado pode ser visto abaixo:

Lista de Peças

• Resistor 1k, 1/4 watt, 5% CFR = 2 não
  • Capacitor 10uF / 25V Eletrolítico = 1 não
  • Capacitor 0,22uF PPC = 1no
  • Transistor TIP122 = 1no
  • Transistor BC547 = 2nos
  • Relé 12V / 30 Amp / SPDT = 1no
  • Diodo 1N4007 = 1no
  • Metal de aço inoxidável para as sondas
  • Adaptador 220 V AC para 12 V DC = 1no