Sonda de testador de circuito simples - Localizador de falhas de PCB

Este testador de circuito simples pode ser usado para detectar curtos-circuitos, condições de resistência anormais, continuidade quebra etc. dentro de uma placa de circuito montada ou um PCB. A indicação será por meio de um sinal sonoro ou iluminação de LED. Os designs descritos são extremamente seguros para uso, mesmo com PCBs que podem ter componentes eletrônicos altamente sensíveis ou vulneráveis.

O teste passivo de seu circuito eletrônico PCB pode parecer uma tarefa simples. Tudo que você precisa é um medidor de Ohm. No entanto, usar um ohmímetro para verificar placas com semicondutores pode não ser uma decisão tão sábia. As correntes de saída do medidor podem danificar as junções semicondutoras.

O primeiro circuito explicado abaixo, que é um testador baseado em transistor, é muito fácil de desenvolver e tem uma boa vantagem de segurança, pois suas pontas de prova não produzem mais do que 50 µA para o circuito que está sendo testado.

Portanto, ele pode ser usado com segurança para solucionar problemas na maioria dos ICs e semicondutores padrão, como componentes MOS.

O 'indicador' do resultado do teste está na verdade na forma de um pequeno alto-falante, para garantir que, no momento do teste, não seja essencial desviar os olhos para o dispositivo de teste, em vez da placa de circuito.

Os transistores T1 e T2 funcionam como um oscilador de baixa frequência controlado por voltagem básico, que tem um alto-falante como carga. O oscilador a frequência depende de C1, R1, R4 e do valor da resistência da carga resistiva externa nas pontas de prova que estão sendo medidas. O resistor R3 torna-se a resistência do coletor de T2 C2 e atua como um desacoplamento de baixa frequência para R3.

Conforme explicado anteriormente, o testador nunca danificará um circuito em teste. No entanto, ao contrário, pode ser importante incluir os diodos D1 e D2 para garantir que o potencial do circuito em teste não cause danos à unidade do testador.

Dado que não há nenhuma associação de potência entre as pontas de prova de teste, o circuito não vai puxar nenhuma corrente. Como resultado, a vida útil da bateria pode ser quase comparável à sua vida útil

Usando Op Amp

Outro testador de placa de circuito altamente preciso e seguro e rastreador de falhas é descrito nos parágrafos a seguir. É um projeto baseado em amplificador operacional que torna a operação ainda mais precisa do que a versão anterior com transistor.

Conforme já discutido, ao testar a continuidade de uma conexão de circuito usando um ohmímetro padrão, frequentemente há o risco de que resistores, semicondutores etc. envolvidos no teste possam resultar em leituras falsas. Além disso, a corrente ou tensão do medidor pode ocasionalmente causar a destruição das peças do circuito.

Usando este conceito de testador de circuito baseado em amp operacional, conforme mostrado acima, todas essas desvantagens são eliminadas com segurança.

O testador cria uma resistência de no máximo 1 ohm em suas pontas de prova sempre que as pontas de prova interconectam dois pontos em uma placa de circuito.

Além disso, uma vez que a tensão usada pelo tetser dificilmente é de 2 mV, implica que nenhum diodo, IC ou qualquer componente vulnerável se envolva nos resultados durante o procedimento de teste. A maior magnitude de corrente que pode aparecer nas pontas de prova na placa que está sendo testada será 200 pA, que parece muito modesta para causar qualquer tipo de problema na placa de circuito impresso em teste. A indicação do resultado do teste é feita por um LED.

Se a unidade for construída para caber dentro de um invólucro tipo caneta, pode se tornar extremamente útil e toda a unidade pode ser usada como uma das sondas, enquanto as outras sondas são presas em outro lugar da placa.

Uma desvantagem é o requisito de duas células de 9V como fonte de alimentação para a unidade.

O preset mostrado é usado para ajustar o deslocamento de saída do amplificador operacional. O usuário terá que ajustar o pré-ajuste P1 de forma que o LED acenda apenas quando as pontas das pontas de prova estiverem em curto. Por outro lado, o LED deve desligar instantaneamente quando as sondas são abertas. Isso configurará o circuito para iluminar o LED apenas quando as pontas de prova encontrarem uma condição semelhante a um quase curto no PB em teste.

Um PCB muito compacto e elegante foi projetado para este testador de PCB minúsculo, que pode ser estudado através dos diagramas a seguir.

projeto de circuito do testador PCB

Anterior: Circuito de amplificador estéreo de 5 watts com controles de agudos de graves Próximo: Circuito amplificador de 30 watts usando transistores