Circuito simples de luz solar de jardim - com corte automático

Um sistema de luz solar automático muito simples para iluminar as passagens do seu jardim pode ser construído usando alguns LEDs, uma bateria recarregável e um pequeno painel solar. O sistema LIGA automaticamente as lâmpadas ao entardecer e DESLIGA ao amanhecer.

Como funciona

O projeto do circuito é extremamente simples e pode ser entendido com os seguintes pontos:

Como pode ser visto no diagrama de circuito fornecido, o projeto consiste basicamente em um painel solar, um transistor PNP, alguns LEDs, uma bateria e alguns resistores.

O transistor é o único componente ativo posicionado como uma chave para evitar que a tensão da bateria alcance os LEDs conectados durante o dia.

Durante o dia, o painel solar produz a quantidade necessária de voltagem que é aplicada à bateria recarregável por meio do diodo 1N4007 e do resistor R *. Essa tensão carrega a bateria gradualmente do amanhecer ao anoitecer.

Selecionando o resistor limitador de corrente

O valor do resistor R * deve ser ajustado de acordo com as especificações da bateria para limitar a corrente excessiva a ela.

O resistor também serve como o resistor limitador de corrente para os LEDs conectados quando o transistor é ligado.

Aqui foi calculado em 10 Ohms.

Enquanto o painel solar gerar a quantidade ideal de energia, o potencial positivo na base do transistor o mantém DESLIGADO.

No entanto, quando o crepúsculo se põe, a voltagem solar começa a cair, e quando cai abaixo da classificação do diodo zener, o transistor começa lentamente a conduzir, iluminando os LEds gradualmente.

Com a ausência total de luz solar ou quando está completamente escuro, o transistor conduz totalmente com a ajuda do resistor de 1K e produz brilho total sobre os LEDs.

Na manhã seguinte, o ciclo se repete novamente.

O circuito pode ser modificado de muitas maneiras diferentes.

Diagrama de circuito

circuito de lâmpada solar LED simples

O diagrama acima também pode ser construído da seguinte maneira. Parece mais sensato agora que o resistor é removido do emissor para facilitar o disparo eficiente do transistor.

Design PCB

projeto PCB de luz solar de jardim

Diagrama pictórico

luz de jardim LED, transistor, painel solar configurar diagrama pictórico

Lista de Peças

O diagrama mostra um número de transistor incorreto (8050), use 8550 em seu lugar.

Especificações recomendadas do painel solar

6 a 8V / 2 watt

Tensão - 6V

Corrente - 330 mA

painel solar luz de jardim

Os projetos acima também podem ser replicados usando dois transistores NPN, conforme mostrado no diagrama a seguir:

Circuito de luz do caminho solar com tensão constante

Se uma bateria de íons de lítio se destina a ser usada para o circuito explicado acima, um recurso de tensão constante torna-se crucial para salvaguardar a vida útil da bateria e prolongá-la.

O circuito a seguir mostra como isso pode ser feito adicionando um circuito regulador seguidor de tensão simples:

circuito de lâmpada LED controlado por corrente

Se uma bateria de íon de lítio de 3,7 V for usada, certifique-se de ajustar a predefinição de 10K para atingir precisamente 4 V nos pontos de saída onde a bateria deve estar conectada, faça este ajuste sem conectar a bateria.

O nível de 4 V garante que a bateria nunca seja sobrecarregada (em 4,2 V) e isso também permite que o circuito carregue a bateria sem um fornecimento de corrente constante.

Luz solar de jardim de 1,5 V com recursos aprimorados

A seguinte luz de jardim movida a energia solar foi projetada pelo Sr. Guido, que inclui recursos adicionais como sobrecarga e baixa carga cortada para a bateria e com um gatilho Schmidt.

Isso garante que a bateria conectada nunca seja carregada ou descarregada além de níveis inseguros.

A principal atração do circuito é o uso de uma única célula de penlight AAA recarregável, que é capaz de acender um LED de 3,3 V de alto brilho por meio de um circuito Joule ladrão.

lâmpada solar LED com circuito de corte automático

Anterior: 4 circuitos simples do carregador de bateria de íon de lítio - usando LM317, NE555, LM324 Próximo: Circuito Controlador de Luz LED Automática de Economia de Energia