Circuito indicador de luz de freio queimado do carro para detectar luz traseira de filamento de lâmpada quebrado

A postagem explica um circuito indicador de luz de freio de carro fundido ou queimado usando um único IC 555 e alguns outros componentes passivos. A ideia foi solicitada pelo Sr. Joel Bayongasan

Especificações técnicas

Suas inovações são ótimas! Obrigado por este blog. Posso pedir algo, por favor? Eu estava procurando um circuito que detectasse uma lâmpada de freio queimada.

Normalmente um carro tem dois ligados em paralelo ou às vezes quatro.

Estou procurando um circuito que acenda um indicador LED se uma das lâmpadas estiver quebrada. Eu espero que você possa ajudar.

Obrigada.

O design

Ao introduzir o circuito mostrado acima entre a lâmpada e a alimentação, o indicador de lâmpada de freio queimado pode ser facilmente construído e implementado em qualquer veículo.

O funcionamento é bastante simples:

O IC 555 é configurado como um comparador de voltagem simples, onde seu pino 2 se torna a entrada de detecção.

O BC557 junto com os resistores R1, R2 associados formam um estágio de conversor de corrente para voltagem.

Usando sensor de resistência

Enquanto uma lâmpada de bulbo de trabalho permanece conectada através dos pontos mostrados, um pequeno potencial negativo correspondente ao consumo de corrente do bulbo é desenvolvido em Rx.

Este potencial torna-se suficiente para manter o BC557 acionado e conduzindo o que por sua vez mantém o pino 2 do IC alto.

Com as condições acima, o pino 3 do IC permanece baixo e o LED permanece desligado.

No entanto, em um evento a lâmpada do carro funde ou pára de iluminar, o potencial em Rx desaparece ou se reduz a um ponto onde o BC557 simplesmente para de conduzir.

Isso torna instantaneamente o pino 2 do IC alto e o LED começa a brilhar indicando a situação da lâmpada de freio queimada para o usuário.

O design acima também pode ser usado com eficácia em muitas aplicações diferentes que requerem algum tipo de monitoramento de corrente (amp), como corte de sobrecorrente ou sobrecarga, etc.

R1 pode ser calculado da seguinte forma:

R1 = 0,7 / classificação atual da lâmpada

O circuito explicado acima pode ser muito simplificado por meio da seguinte configuração:

Esquema Simplificado

Usando Reed Relay Switch

A lâmpada do carro queimada discutida acima, o circuito indicador da lâmpada do carro quebrado também pode ser implementado usando um circuito de relé de palheta simples, conforme explicado abaixo:

Como funciona o circuito

O circuito de cana explicado neste artigo, é composto apenas de um relé de palheta, um único LED e um resistor. Ele oferece uma técnica de alerta de lâmpada queimada mais barata.

Um LED é instalado em um local apropriado ao redor do painel e é desligado assim que a lâmpada em questão apresentar defeito. Obviamente, é possível utilizar muitos desses circuitos para rastrear várias lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas. O circuito (figura 1) funciona fornecendo a corrente para uma lâmpada por meio da bobina de trabalho de um relé de palheta.

No caso de uma lâmpada específica se fundir, a corrente cai imediatamente, fazendo com que o relé reed abra e desligue o LED. A quantidade de fio que gira na bobina de trabalho deve ser tal que feche os contatos de palheta de forma eficiente através da corrente de trabalho padrão da lâmpada, e ainda pequena o suficiente para garantir que o relé de palheta seja capaz de abrir quando a lâmpada explodir.

Normalmente, um relé reed precisa de cerca de 30 a 100 AT (amperagem de voltas = corrente x nº de voltas). Portanto, considerando o nível razoavelmente alto de correntes utilizadas pelos faróis de automóveis, nesta aplicação específica, a bobina da palheta pode conter apenas algumas voltas. Por exemplo, os dois faróis do carro puxam uma corrente de cerca. 7,5 A (em 12 V).

Um relé de palheta com especificação de 50 AT pode, conseqüentemente, precisar de apenas sete voltas para exibir a corrente de cada farol. Se qualquer uma das lâmpadas acender, a corrente através da bobina da palheta cai para cerca de metade, resultando na desativação da palheta e no LED do painel DESLIGADO.

O circuito demonstrado na figura 2 é um modelo alternativo que faz o LED acender se uma lâmpada precisar ser trocada.

Isso permite um aviso mais ousado, especificamente à noite. No entanto, o circuito da figura 1 também é à prova de falhas.

Para garantir que a técnica de cuidado funcione corretamente, é recomendado que um relé de palheta independente seja empregado para rastrear lâmpadas de potências variadas, ou seja, interruptores de palheta separados para luzes traseiras, luzes de freio, faróis, etc.

Além disso, é provável que utilize um relé solitário para filtrar cada sinal de viragem à direita e à esquerda com um enrolamento duplo em torno da bobina.

No entanto, não é recomendado fazer uso de um relé particular para monitorar um circuito ou circuitos combinados que tem mais de duas lâmpadas podem ser 'LIGADOS' ao mesmo tempo, o circuito da figura 2 é utilizado e então a alimentação para o LED deve ser obtido na parte comutada da alimentação da lâmpada.

Isso garante que, quando o relé se desconectar devido à lâmpada sendo desligada, o LED não acenda, porque sua alimentação também foi desligada. É essencial observar que a espessura do enrolamento empregada para envolver a bobina do relé deve ser no mínimo tão pesada quanto a encontrada na fiação do carro, para reduzir a queda de tensão na bobina e o provável superaquecimento.

Anterior: Circuito do controlador do temporizador da válvula de fluxo de água Próximo: Como fazer um circuito de controle remoto ultrassônico