Driver do motor BLDC 50V trifásico

Este outro dispositivo de driver trifásico versátil na forma de IC L6235 da ST Microelectronics permite que você acione um motor BLDC de 50 V trifásico com extrema eficiência. O chip também inclui todos os recursos de proteção necessários integrados, junto com um fácil para configurar o estágio de controle de velocidade externo.

Como funciona o driver IC L6235 BLDC

O IC L6235 é um DMOS integrado Driver de motor trifásico com uma proteção de sobrecorrente integrada. Projetado com tecnologia BCD, o dispositivo incorpora os benefícios de transistores de potência DMOS isolados com CMOS e com circuitos bipolares dentro do mesmo dispositivo.

Os chips integram todos os circuitos necessários para acionar efetivamente um motor BLDC trifásico, conforme explicado abaixo:

Uma ponte DMOS trifásica, um controlador de corrente PWM de tempo desligado constante e o lógica de decodificação para sensores hall de terminação única para gerar a sequência de mudança de fase de 120 graus essencial para o estágio de energia.

Com relação às proteções integradas, o dispositivo L6235 oferece uma função não dissipativa sobre proteção atual nos MOSFETs de alta potência, proteção contra ESD e um desligamento térmico automático no caso de o dispositivo aquecer acima do valor nominal.

Diagrama de circuito do driver 50V BLDC

Uma aplicação típica de circuito acionador de motor BLDC trifásico L6235 50V pode ser testemunhada acima, o que parece bastante direto com seus procedimentos de implementação.

Você apenas precisa conectar os elementos mostrados no lugar e usar o design para operar qualquer motor BLDC com sensores classificados entre 8V a 50V a uma taxa de 3 amperes.

Detalhes de pinagem

A função de pinagem para o circuito especificado pode ser estudada a partir dos seguintes dados:

Pinos # 6, 7, 18, 19 = (GND) Estes são os terminais de aterramento do IC.

Pino # 8 = (TACHO) É designado como saída de dreno aberto Saída de dreno aberto de frequência para tensão. aqui, cada pulso único do pino H1 é dimensionado na forma de um pulso de comprimento fixo e ajustável.

Pino # 9 = (RCPULSE) É configurado como uma rede RC paralela conectada entre este pino e o terra, que fixa o período do monoestável pulso responsável pelo conversor de frequência para tensão .

Pino # 10 = (SENSEB) Este pino deve ser conectado junto com o pino SENSEA para aterrar através de um resistor de potência de detecção. Aqui, a entrada inversora do comparador de detecção também precisa ser conectada.

Pino # 11 = (FWD / REV) Esta pinagem pode ser usada para mudando a rotação direção do motor BLDC. Um nível lógico ALTO nesta pinagem causará um movimento para frente, enquanto um nível lógico BAIXO permitirá que o motor BLDc gire na direção reversa oposta. Para habilitar direções fixas no sentido horário ou anti-horário, esta pinagem pode ser terminada apropriadamente em + 5V ou linha de terra

Pino # 12 = (EN) Um sinal lógico BAIXO desligará todos os MOSFETs de alimentação internos e travará o motor BLDC. No caso de esta pinagem não ser usada, ela deve ser terminada no trilho de alimentação de +5 V.

Pino # 13 = (VREF). Você pode ver um opamp configurado com esta pinagem. A entrada Vref do opamp conectado com esta pinagem pode ser alimentada com um 0 a 7 V linearmente ajustável para alterar a velocidade do motor BLDC de 0 a máx. Se não for usado, certifique-se de conectar esta pinagem ao GND.

Pino # 14 = (FREIO) Um nível lógico BAIXO nesta pinagem ligará todos os Power MOSFETs de lado alto, reforçando instantaneamente a função de frenagem / parada. Caso não seja usada, esta pinagem pode ser mantida conectada a +5 V.

Pino # 15 = (VBOOT) É simplesmente a pinagem de entrada para a tensão de bootstrap necessária para acionar os Power MOSFETs superiores. Basta conectar as peças conforme indicado

Pino # 5, 21, 16 = (saída trifásica para motor BLDC) Saída de alimentação que se conecta ao motor BLDC e alimenta o motor.

Pino # 17 = (VSB) Basta conectá-lo conforme mostrado no diagrama. Pino # 20 = (VSA) O mesmo que acima, precisa ser conectado conforme mostrado no diagrama.

Pino # 22 = (VCP) É a saída do oscilador da bomba de carga interna, conecte as peças conforme mostrado no diagrama.

Pino # 1, 23, 24 = sinal sequencial trifásico do sensor Hall de terminação única BLDC pode ser configurado com essas pinagens, se o BLDC é um sensorless , você pode alimentar uma entrada aparente trifásica de 120 graus nesta pinagem no nível de + 5V.

Lista de peças para o circuito acionador do motor BLDC de 50 V trifásico discutido acima

• C1 = 100 µF
  • ROFF = 33 K
  • RPUL 47 K