Circuito de troca de relé duplo A / C

A postagem explica um circuito de comutação de relé simples que pode ser usado para alternar alguns A / Cs ou qualquer carga semelhante, a fim de evitar o uso indevido e economizar energia.

Especificações técnicas

Aqui está a situação:

Estado: Califórnia.

Instalação: Igreja.

A tarifa elétrica é muito influenciada pelo pico de uso em qualquer período de 10 ou 15 minutos durante o mês. Portanto, se o uso exceder o valor mínimo uma vez por mês, a taxa para cada KWH no mês aumentará.

Preocupação: Temos 2 grandes unidades de ar condicionado. Se ambos forem executados ao mesmo tempo, excederemos o consumo mínimo de energia e acionaremos a alta taxa para o mês inteiro. As pessoas continuam ligando as duas unidades sempre que sentem muito calor, sem se preocupar com os custos.

Necessidade: Um circuito (24 V) que funciona com os termostatos A / C de modo que: A unidade A / C 1 liga / desliga com base em seu próprio termostato (programável) e a unidade A / C 2 só liga se 2 condições forem atendidas: a) a unidade 1 não está funcionando e b) o termostato da unidade 2 está solicitando resfriamento.

Você pode projetar um circuito de relé simples que desabilitaria a unidade 2 se / quando a unidade 1 estivesse funcionando?

- Lyndon

O desenhado e desenhado por: Abu-Hafss

O design

De acordo com o pedido:

O interruptor LIGA / DESLIGA da unidade 2 do A / C deve permanecer desativado enquanto ou enquanto o A / C1 estiver funcionando e na posição LIGADA.

A segunda condição pode ser ignorada, uma vez que o termostato do A / C 2 manteria o sistema desligado independentemente da condição A / C1 ou dos interruptores ON / OFF relevantes.

O circuito acima, que foi desenhado por um dos dedicados leitores deste blog, Sr. Abu-Hafss, se encaixa perfeitamente na situação e satisfaz a necessidade solicitada

Como pode ser visto, o projeto consiste em um circuito de relé simples que permite alternar A / C1 e A / C2 de forma alternada, e nunca permite que ambos sejam ativados ao mesmo tempo.

No circuito, temos um circuito de fonte de alimentação retificador de ponte completa baseado em transformador com um relé de 'mudança' configurado com seu potencial de saída. A entrada da fonte de alimentação é conectada ao interruptor de alimentação do A / C de forma que o relé seja ativado sempre que o A / C 1 for ligado.

O conjunto do relé tem seus contatos conectados com A / C 2 de tal forma que, enquanto o relé estiver desativado, A / C2 pode obter a energia para ligar através dos contatos N / C do relé.

No entanto, no momento em que o relé alterna de seu contato N / C para N / O, a linha de energia para A / C2 é cortada, cumprindo o propósito pretendido conforme discutido nas seções acima.

Anterior: Temporizador monoestável sincronizado do gatilho de entrada usando IC 555 Próximo: Circuito regulador de temperatura de estufa simples