Circuito Aquecedor de Incubadora de Emergência com Carregador de Bateria

O post discute uma fonte de alimentação de 12 V com circuito carregador de bateria que pode ser implementado como um sistema de aquecimento de emergência ininterrupto para câmaras de incubadoras. A ideia foi solicitada pelo Sr. Arya.

Especificações técnicas

Eu li todo o seu bom artigo, mas você pode me ajudar a projetar uma PSU Linear que forneça 12 vdc 5A de saída de 220vac, mas também deve carregar uma bateria de carro ácido de chumbo de 60Ah a 5Ah, mas quando houver apagão de emergência (sem alimentação de 220vac ) O relé DPDT mudará para usar a bateria para acender uma lâmpada de 50 watts 12vdc para o aquecedor da incubadora e seu termostato eletrônico de 12vdc.

quando a alimentação 220vac for ligada novamente, a chave dpdt usará a PSU para acender o aquecedor e carregará a bateria.

este é meu componente eletrônico disponível em meu inventário:

1. 1x Big Trafo 220v a 30v 25 amps

2. 1x LM317T IC

3. 2x 7812 IC

4. 4x TIP41C

5. 2x 2N3055

e diversos diodos e resistores e, claro, tenho 2 relé dpdt

Eu também tenho poucos mosfets como IRF540 e 18N50, mas não sei como usá-lo.

eu também tenho 4 de, 5 watts de 0,1 ohm resistor, e o carregador que eu queria construir, ele pode ter corte automático, para que eu possa deixar a bateria para sempre na unidade, e todas as peças sobressalentes que eu já mencionado antes era material recuperado, mas foi testado e tudo parecia OK, para o capacitor pequeno, consigo encontrar, se houver.

O transformador que mencionei antes já tem um capacitor de 25 v 3300uF e é um grande retificador de 30 Amps (parece um transistor de 4 pernas que tem um sinal parecido com este - ~ ~ + está certo ?, um retificador?) Ambos soldados com cabos, perto do trafo.

As luzes apagadas na Indonésia acontecem com frequência, especialmente aqui no leste da Indonésia, nas Ilhas Molucas.

Obrigado antes senhor. Arya.

Circuito Aquecedor de Incubadora de Emergência

O design

A ideia visa garantir um fornecimento ininterrupto de calor a uma câmara incubadora independentemente da presença ou ausência de tensão da rede eléctrica.

Referindo-se ao projeto acima da lâmpada da incubadora de emergência proposta com o circuito do carregador, podemos ver um layout simples que consiste em um estágio regulador de tensão transistorizado formado por um Darlington 2N3055 / TIP41 BJTs e uma bateria baseada em opamp sobre tensão, estágio de corte de tensão mais baixa .

A entrada DC de 30 V indicada é derivada do transformador de 25 A 30 V mencionado após retificá-lo apropriadamente por meio de uma ponte retificadora e um capacitor de filtro (3300uF).

A entrada alimentada é processada pelo estágio Darlington BJT e aproximadamente 14 V é obtido através do emissor do transistor 2N3005 em um determinado nível de corrente determinado pelo resistor de 1k na base do transistor TIP41. Este resistor pode ser aumentado ou diminuído para aumentar ou diminuir proporcionalmente a corrente do emissor do 2N3055.

A saída regulada acima é usada para alimentar a lâmpada do aquecedor da incubadora e também para carregar a bateria 12V 60AH associada.

Como funciona o circuito

Enquanto a tensão da bateria estiver abaixo do nível ideal de carga total, o LED vermelho no pino 6 do opamp 741 permanece aceso e o LED verde permanece desligado.

A situação acima mantém o BC547 e o relé conectado desligados, o que permite que a tensão DC do emissor 2N3055 passe para a bateria através do contato N / C do relé e através do respectivo diodo 6amp conectado no N / C do retransmissão.

Assim que a bateria está totalmente carregada, o LED vermelho se apaga, o LED verde se acende, assim como o transistor BC547 e o relé.

O contato do relé agora muda de seu N / C para N / O, cortando o fornecimento de carga para a bateria e evitando qualquer chance de excesso de carga para a bateria.

A ação acima também permite que a tensão da bateria alcance a lâmpada do aquecedor por meio do contato N / O e do diodo em série no contato N / O.

No entanto, o cenário explicado apresenta um problema ... aqui, a ação de mudança da rede elétrica para a bateria pode ser inibida sempre que a bateria estiver no modo de carregamento.

Porque durante a fase de carga, a tensão da bateria estaria em algum lugar entre a carga total e o valor de carga baixa, mantendo os contatos do relé na posição N / C, que por sua vez evitaria que a tensão da bateria atingisse a lâmpada do aquecedor.

A fim de corrigir o problema acima, um BC557 pode ser introduzido, o que garante que cada vez que a rede falhar e o relé estiver em N / C, ele é forçado a reverter para a posição N / O e mantê-la até que o nível da bateria caia abaixo do nível de baixa tensão inseguro predeterminado.

Anterior: Circuito de Lanterna LED Recarregável com Dínamo Próximo: Circuito de segurança residencial sem fio - alimentado por energia solar