Circuito de segurança de laser baseado em SMS

Neste post, vamos construir um circuito de segurança a laser que pode enviar um alerta por SMS para o dono da propriedade ou qualquer outra pessoa e ativar um alarme alto para deter o bandido, que pode ser interfaceado via relé.

Sempre temos medo de vigaristas, especialmente quando deixamos nossa propriedade em paz, é aqui que Sistemas de segurança vir a calhar. Um alarme alto pode ser suficiente para chamar a atenção de todos nas áreas próximas e dissuadir o ladrão.

Alerta SMS avisa o usuário para tomar as medidas necessárias logo após o bandido invadir sua propriedade.

Os sistemas de segurança devem ser implementados em pontos fracos de sua casa / escritório, como portas e janelas, às vezes vários números de sistemas de segurança são necessários para o máximo proteção contra ladrão em diferentes pontos de sua casa ou escritório.

Como funciona

Circuito de segurança de laser baseado em SMS

NOTA: Substitua o resistor base do transistor de 330 ohm por um resistor de 10 K, porque o valor de 330 ohm é muito baixo e está incorreto.

O circuito consiste no Arduino, que detecta a intrusão e toma decisões. O modem GSM recebe o comando para enviar SMS ao usuário e alguns outros componentes passivos para detectar a intrusão.

O Arduino verifica o Raio Laser para interrupção da luz 500 vezes por segundo. O Sentidos LDR a presença de luz laser e dá sinal ao Arduino.

O 10K e o LDR formam o divisor de tensão, o sinal analógico é obtido de um ponto entre esses dois componentes.

Quando a intensidade da luz incidente reduz a um certo grau ou a luz é cortada completamente, o arduino reconhece como intrusão.

O Resistor de 10K que está conectado ao “botão de ativação” atua como um resistor pull down para evitar que o pino Arduino seja ativado aleatoriamente.

O transistor ativa o relé no caso de uma intrusão e o diodo protege o resto do circuito de picos de alta tensão enquanto liga e desliga o relé.

Você pode conectar um sereia ou luzes ou o que você deseja conectar ao relé.

Para ativar o sistema de segurança, temos que pressionar o botão de ativação, o Indicador LED confirma que o botão foi pressionado.

O sistema é ativado somente após 2 minutos, isso dará tempo para trancar sua propriedade e deixar o local.

Ao voltar para casa, para desativar o sistema, pressione o botão reset. Solde um botão push-to-on do terminal de botão de reset do Arduino, de modo que o botão de reset para desativar o sistema seja facilmente acessível de fora da configuração.

Uma vez que o circuito detectou intrusão, o relé será ativado para 2 minutos e ele desliga e estará pronto para detectar a próxima intrusão.

O modem GSM precisa de um externo fonte de energia já que o arduino não pode fornecer corrente suficiente para o módulo. Insira um cartão SIM válido com um plano de SMS em funcionamento.

Isso é tudo sobre este circuito de segurança a laser baseado em SMS, agora vamos ver como implementar a configuração da maneira correta.

Como implementar a configuração:

Coloque o fonte de laser e o circuito Arduino de forma que a luz do laser incida exatamente no LDR. Você também pode tentar espelhos refletindo o feixe de laser para cobrir uma grande área.

Se você possui animais de estimação e para evitar alarme acidental ou falso, eleve toda a configuração ao nível do quadril de um adulto. Seus animais de estimação ficarão sob os feixes de laser, evitando disparos falsos.

O LDR é suscetível a erros / alarmes falsos quando a luz ambiente incide sobre ele. Para evitar esses tipos de erros, precisamos envolver o LDR com um cilindro oco opaco com uma extremidade aberta e outra fechada feita de plástico ou qualquer outro material.

Configuração LDR

Certifique-se de que a parte frontal do tubo também esteja coberta e apenas um orifício minúsculo com alguns milímetros de diâmetro para a entrada do feixe de laser.

Quando o feixe de laser incide sobre o LDR o valor lido pelo arduino é baixo, mas quando a interrupção da luz é detectada, o valor atingirá o pico no mesmo instante, o que você pode testemunhar no monitor serial.

Uma vez que a intensidade da luz fica abaixo do limite pré-determinado, o arduino aciona o relé e envia um alerta por SMS para o usuário.

Código do programa:

gsm.println('AT+CMGF=1')
gsm.println('AT+CMGS='+91XXXXXXXXXX' ') // Replace x with mobile number
delay(1000)
gsm.println('Security Warning: Intruder detected.') // The SMS text you want to send
delay(100)
gsm.println((char)26) // ASCII code of CTRL+Z
delay(1000)
Serial.println('Message is sent ')
delay(C)
digitalWrite(OP,LOW)
goto A
//--------------Program developed by R.Girish---------------//

Substitua “XXXXXXXXXX” pelo seu número de telefone para receber SMS.

Anterior: Circuito de tacômetro de 10 LED Próximo: Circuito de segurança do indicador de posição do intruso