Indicador LED para cima / para baixo usando LM3915

Este circuito pode ser usado para mover um gráfico de barras LED na sequência ascendente ou descendente através de alguns interruptores de botão. O conceito pode ser implementado para muitas outras aplicações úteis.

Usando IC LM3915

Em muitas aplicações de circuito, exigimos um sistema de controle operado digitalmente, permitindo um controle para cima ou para baixo de um parâmetro particular, como para controlar o calor, volume do som, PWM, velocidade do motor, etc.

A necessidade do aplicativo pode parecer simples, mas implementá-la na prática pode não ser tão fácil, a menos que ICs especializados (difíceis de encontrar) estejam envolvidos.

Aqui, veremos como o mesmo pode ser alcançado com a ajuda do IC LM3915, que está muito comumente disponível em todo o mundo e é razoavelmente barato.

Compreender o circuito controlador de sequência de LED para cima / para baixo proposto usando o botão de pressão é muito fácil e pode ser feito consultando a figura acima.

Como funciona

A imagem mostra um IC do driver de gráfico de barras LM3915 LED, configurado em seu modo padrão.

Dez LEDs podem ser vistos conectados nas dez saídas dos ICs.

Os LEDs devem iluminar um após o outro em uma sequência direta do pino # 1 ao pino # 10 do IC, em resposta a um potencial crescente em seu pino # 5, ou seja, desde que o potencial no pino # 5 seja zero , todos os LEDs podem ser presumidos como DESLIGADOS, e conforme o potencial no pino # 5 é aumentado, os LEDs podem ser vistos iluminando sequencialmente do pino # 1 até o pino # 10.

O LED do pino nº 10 acende quando o potencial no pino 5 atinge cerca de 2,2V.

O sequenciamento dos LEDs pode ser no modo de pontos (quando o pino 9 está aberto) ou no modo de barra (quando o pino 9 está conectado com a alimentação positiva).

No design acima, uma vez que o pino nº 9 não é usado ou está desconectado, a sequência dos LEDs está no modo de ponto, o que significa que apenas um LED é aceso a qualquer momento na pinagem relevante do IC.

Para implementar a sequência para cima ou para baixo, SW # 1 ou SW # 2 precisa ser pressionado manualmente.

Quando SW # 2 é pressionado, o capacitor no pino # 5 do IC pode descarregar lentamente, fazendo com que o potencial caia gradualmente até atingir 0V.

Em resposta a isso, a sequência de LEDs pode ser vista 'correndo' para trás 'do pino 10 para o pino 1.

Por outro lado, quando SW # 1 é pressionado, o capacitor de 10uF pode ser carregado gradualmente, o que faz com que as saídas IC empurrem o sequenciamento de LED do pino # 1 para o pino # 10.

Assim, os dois botões de pressão podem ser pressionados e liberados apropriadamente para alcançar qualquer pinagem desejada do IC para estar no estado ativo, dependendo do nível de carga do capacitor do pino # 5.

A ideia pode ser implementada para muitas outras aplicações semelhantes simplesmente integrando o estágio de controle com as várias pinagens do IC na sequência necessária.

Anterior: Circuito Controlador de Intensidade de Luz PWM LED Próximo: Circuito de partida suave do motor PWM para evitar alto consumo durante a ligação do interruptor