Circuito de temporizador ajustável usando IC 555

O temporizador ajustável IC 555 explicado aqui pode ser ajustado a partir de qualquer atraso de 1 segundo a 3 horas para operar qualquer carga através de um controle de relé

O retardo de tempo produzido é totalmente ajustável e o usuário tem a liberdade de definir o período de tempo conforme desejado.

Existem muitas maneiras de fazer circuitos de temporizador simples usando diferentes ICs e componentes discretos aqui, discutimos um desses circuitos usando o onipresente IC 555.

O IC 555 é uma peça eletrônica bastante comum entre os entusiastas da eletrônica e também é muito popular devido às configurações simples envolvidas e à baixa contagem de componentes.

O dois modos multivibradores populares de operação que está associado a este IC são o modo astável e o modo monoestável. Ambas são configurações úteis e têm muitos aplicativos diferentes.

Usando o IC 555 no modo monoestável

Para o presente projeto de circuito temporizador IC 555 ajustável, incorporamos o segundo modo de operação, que é o modo monoestável.

Neste modo de operação o IC é configurado para receber um trigger externamente, de forma que sua saída mude de estado, ou seja, se com referência ao terra se a saída do IC for zero, então se tornaria positivo assim que o trigger (momentâneo ) é recebido em seu terminal de entrada.

Esta mudança em sua saída é sustentada por um certo período de tempo, dependendo dos componentes externos determinantes do tempo. Normalmente, os componentes que determinam o tempo estão na forma de um resistor e um capacitor que juntos determinam ou fixam o período de tempo durante o qual a saída IC manteria sua posição 'alta'.

Alterando o valor do capacitor ou do resistor, o tempo pode ser alterado conforme desejado. Os componentes de fixação de tempo acima são chamados de componente RC.

Temporizador ajustável usando IC 555

Observação: conecte a campainha ou a carga entre o pino nº 3 e o terra, e não entre o pino nº 3 e o positivo, conforme mostrado incorretamente no diagrama acima.

Como funciona o circuito

O circuito temporizador 555 IC acima mostra um design muito simples, onde o IC 555 forma a parte central de controle do circuito. Conforme discutido na seção acima, o IC está em seu modo monoestável padrão.

O pino 2 recebe o disparo de temporização externa de um interruptor push-to-ON. Uma vez que esta chave é pressionada, o circuito puxa sua saída para um potencial positivo e a mantém até que o atraso de tempo predeterminado expire.

Todo o circuito pode ser construído sobre um pequeno pedaço de PCB geral e alojado dentro de um invólucro de plástico de aparência elegante junto com a bateria.

A saída pode ser idealmente conectada a uma campainha para receber o alarme de advertência após decorrido o tempo definido.

Pinagem IC 555

Lista de Peças

• R1, R4 = 4K7,
  • R2 = 10K,
  • R3 = pote de 1M,
  • C1 = 0,47uF,
  • C2 = 1000uF / 25V,
  • C3 = 0,01uF,
  • IC1 = 555,
  • Bz1 = Piezo Buzzer,

Botão de pressão = design do circuito do interruptor para ligar / desligar solicitado pelo Sr. Burguesia:

Conecte a campainha ou a carga entre o pino 3 e o aterramento, e não entre o pino 3 e o positivo, conforme mostrado incorretamente no diagrama acima.

Circuito de temporizador com comutação de relé

Se você está se perguntando como os circuitos de temporizador simples acima podem ser usados ​​para acionar uma carga de alta potência por meio de comutação de relé, o diagrama a seguir o ajudará a implementar o mesmo anexando um estágio de relé simples com os designs mostrados:

Circuito de temporizador IC 555 com comutação de relé

Operação de Circuito

No diagrama mostrado, quando a alimentação é ligada, o IC entra em um estado de espera e nenhuma ação de disparo é iniciada neste momento.

No entanto, assim que o botão é pressionado, o pino # 2 é puxado para baixo até o solo, o que ativa instantaneamente o IC no modo de contagem monoestável e o relé é ativado. A carga conectada ao relé também é ativada.

O IC começa a contar e, dependendo dos valores de R3 / R4 e C2, uma vez decorrido o período de temporização, o IC volta ao modo standby anterior desativando o relé. A carga do relé também é desativada nesta situação.

O ciclo se repete cada vez que o botão é pressionado, permitindo que o usuário atinja o recurso de temporização acionada por relé LIGADO DESLIGADO no circuito.

O intervalo de tempo pode ser aumentado ou diminuído até um determinado grau, alterando adequadamente o valor de R3 do potenciômetro e / ou modificando o valor de C2.

Anterior: Circuito Detector de Celular Próximo: Circuito de temporizador simples usando IC 4060