Construa este Morcego Mosquito sem Bateria

Este simples bastão mata-mosquitos caseiro não requer circuito nem bateria para a operação. Todo o projeto funciona usando um único capacitor de alta tensão e por meio de carregamento rápido da tomada CA da rede elétrica. (Desenhado por mim)

Introdução

Em alguns de meus posts anteriores, discuti como fazer mosquitos zappers usando o convencional circuitos de alta tensão , e usando bateria recarregável para gerar as altas tensões.

Esses bastões mata-mata funcionam bem, mas têm algumas desvantagens sérias.

Essas unidades usam um circuito bastante complexo que requer um indutor calculado e um circuito de comutação. A segunda coisa complexa no projeto é a malha de morcego, que não pode ser feita à mão e requer equipamentos e ferramentas especiais para a montagem.

Além disso, a bateria usada com esses morcegos sendo barata está sujeita a falhas e, finalmente, torna-se inútil, ou requer reparos frequentes , o que geralmente se torna difícil para um usuário leigo.

Todas essas complexidades finalmente obrigam o usuário a despejar o morcego em um ferro-velho e ir para um novo.

O design explicado neste post é bastante único e está livre de todas as desvantagens e complexidades acima.

As principais características deste morcego mosquiteiro sem bateria podem ser compreendidas a partir dos seguintes pontos:

1) A malha de morcego usa um PCB e um conjunto de fio soldável que facilita a construção por qualquer usuário com habilidades técnicas comuns.

2) O morcego usa um único capacitor de alta tensão para carregar a malha e se livra dos complexos circuitos de comutação.

3) O capacitor alto pode ser carregado diretamente da rede elétrica CA e, portanto, o projeto não precisa depender de NiCd caro ou Bateria Li-ion e longos períodos de carregamento.

Você já deve ter entendido as características únicas deste morcego, vamos seguir em frente e ver como este morcego mosquiteiro sem bateria pode ser construído por qualquer pessoa em casa de forma simples.

Como a malha de morcego é projetada

Referindo-nos à figura abaixo, que parece bastante autoexplicativa, podemos entender os detalhes a partir dos seguintes pontos:

1. O fundo verde da base é na verdade um PCB, com trilhas de cobre gravadas nele, mostrado em laranja.
  2. O PCB é de forma elíptica com um grande corte central e algumas nervuras horizontais para reforçar a rigidez da estrutura do PCB.
  3. As linhas cinzas são fios de cobre estanhado, com cerca de 0,5 mm de espessura, bem esticados e soldados de ponta a ponta nas faixas de cobre indicadas. Os fios são alternadamente dispostos e conectados com os respectivos trilhos da linha de força, em cada lado do layout.
  4. Os fios também são soldados entre as duas nervuras centrais para reforçá-los com maior rigidez e firmeza.

Projetando Swatter Bat sem bateria

É isso, a malha de morcego agora está pronta.

Agora vamos aprender como a haste ou o cabo do morcego é projetado e os detalhes das especificações elétricas na seção a seguir:

A próxima imagem abaixo detalha a integração da malha de morcego com o cabo e a fiação elétrica que precisa ser feita dentro do espaço interno do cabo:

A partir das imagens acima, podemos identificar os seguintes detalhes de conexão e fiação:

1. Os conjuntos superior e inferior de alça precisam ser, de preferência, do tipo encaixe, com pinos AC macho / fêmea correspondentes, de modo que, quando as duas seções são travadas por pressão, os pinos também sejam conectados uns aos outros.
  2. A parte inferior da alça pode ser vista dentro de um capacitor de 10uF / 400V (não polar), cujos terminais são eletricamente conectados com os pinos do plugue externo.
  3. Esta seção da alça desempenha um papel duplo, primeiro permite o desprendimento do morcego e conectá-la à sua tomada de alimentação doméstica para um carregamento rápido de 1 segundo e, em seguida, os mesmos pinos de plugue podem ser inseridos de volta na seção superior do morcego para armar a rede de malha de morcego.

A figura a seguir mostra como a seção inferior da alça precisa ser removida e conectada a uma tomada CA para carregar o capacitor interno de 10uF (para um carregamento de 1 segundo).

Como funciona o bastão Swatter sem um circuito ou bateria

Através da discussão acima, você já deve ter entendido o conceito, onde um capacitor carregado de alto valor é usado para eletrificar a malha de morcego e eletrocutar os insetos ou mosquitos voando entre os fios paralelos da malha de morcego.

Isso parece muito simples e não precisa de muita explicação.

Algumas necessidades técnicas

O projeto proposto usa um único capacitor para carregar a malha, o que implica que o nível de tensão é significativamente reduzido ao longo dos fios da rede, em comparação com os projetos de morcegos convencionais.

Portanto, para tornar o projeto eficaz, é importante manter os fios soldados no PCB do bastão a uma distância não superior a 0,8 mm um do outro.

Qualquer coisa acima dessa distância pode permitir que nossos pequenos amigos se esquivem da cerca e fiquem em segurança.

Aviso:

Tudo o que é fácil, invariavelmente, possui algumas desvantagens e perigos ocultos. Aqui também, embora o design do morcego pareça simples, a rede de malha é mantida completamente exposta a um toque humano acidental.

Portanto, uma vez que o capacitor carregado é conectado à malha de morcego, seja muito cauteloso não permitir que nenhuma parte de seu corpo entre em contato com a malha do morcego.

Caso contrário, isso poderia causar uma sacudida dolorosa e memorável em seu corpo. Como o choque vem de um capacitor, não será letal, mas pode ser bem desagradável.

Anterior: Circuito Indicador de Alerta Vazio de Gotejamento do Paciente Próximo: Sistema Arduino Automatic School / College Bell