Circuito de partida suave do motor PWM para evitar alto consumo durante a ligação do interruptor

O post explica um circuito de partida suave de motor PWM eficaz que pode ser usado para habilitar motores pesados ​​com uma partida suave e, assim, evitar que o equipamento extraia altas correntes perigosas.

Por que um começo suave

Motores de alta potência, como motores de bomba ou outras formas de motores industriais pesados ​​tendem a consumir uma grande corrente durante sua ligação inicial, o que por sua vez impacta os fusíveis e interruptores associados, fazendo com que eles queimem ou degradem com o tempo. Para remediar a situação, um circuito de partida suave torna-se altamente imperativo.

Em alguns dos meus artigos anteriores, discutimos sobre um tópico relacionado, que você pode aprender de forma abrangente por meio das seguintes postagens:

Circuito de partida suave para motores de bomba

Circuito de partida suave para refrigeradores

Embora os projetos acima sejam bastante úteis, eles podem ser considerados um pouco de baixa tecnologia com sua abordagem.

Neste artigo, veremos como o processo pode ser implementado usando um muito sofisticado Motor baseado em PWM circuito controlador de partida suave.

Usando o conceito PWM

A ideia aqui é aplicar um PWM de incremento gradual a um motor cada vez que ele é ligado, esta ação permite que o motor atinja uma velocidade linear crescente de zero ao máximo dentro de um período de tempo estipulado, que pode ser ajustável.

Nota: Use uma configuração Darlington BC547 no pino 5 do IC2 em vez de um único BC547. Isso produzirá uma resposta mais eficaz em comparação com um único BC547

Circuito de exemplo para um controlador de motor variável de 48 V com partida suave

Partida suave do motor CC com controle de velocidade

## POR FAVOR, CONECTE UM 1K DO PIN5 DE IC2 AO SOLO, QUE NÃO ESTÁ MOSTRADO ERRAMENTE NO DESIGN ACIMA ##

Como funciona

Com referência à figura acima, a produção do PWM de incremento linear é obtida com a ajuda de dois 555 IC, configurados em seu modo PWM padrão.

Já discuti o conceito elaboradamente em um dos meus artigos anteriores, explicando como usar o IC 555 para gerar PWM.

Como pode ser testemunhado no diagrama, a configuração emprega dois 555 ICs, IC1 sendo conectado como astável, enquanto IC2 como um comparador.

IC1 gera os sinais de relógio necessários em uma determinada frequência (determinada pelos valores de R1 e C2) que é aplicada ao pino # 2 do IC2.

O IC2 utiliza o sinal de relógio para gerar ondas triangulares em seu pino nº 7, de modo que possam ser comparadas com o potencial disponível em seu pino de tensão de controle nº 5.

O pino 5 adquire a tensão de controle necessária por meio de um NPN estágio seguidor de emissor feito com a ajuda de T2 e os componentes associados.

Quando a energia é LIGADA, T2 é alimentado com uma tensão em rampa ou aumento gradual em sua base via R9, e devido ao carregamento proporcional de C5.

Este potencial de rampa é duplicado apropriadamente através do emissor de T2 em relação à tensão de alimentação em seu coletor, significando que os dados de base são convertidos em um potencial crescente gradualmente variando de zero a quase o nível de tensão de alimentação.

Esta tensão em rampa no pino 5 do IC 2 é instantaneamente comparada com a onda triangular disponível no pino 7 do IC2, que é traduzida em um PWM de incremento linear no pino 3 do IC2.

O processo de incremento linear dos PWMs continua até que C5 esteja totalmente carregado e a base de T2 atinja um nível de tensão estável.

O design acima cuida da geração de PWM cada vez que a alimentação é ligada.

Videoclipe:

O vídeo a seguir mostra um resultado de teste prático do circuito PWM acima implementado em um motor de 24 Vcc. O vídeo mostra a resposta de ajuste do potenciômetro PWM do circuito no motor, e também uma resposta adicional do LED indicador de bateria enquanto o motor está ligado e desligado .

Integrando um controlador Triac Zero Crossing

A fim de implementar o motor PWM efeito de circuito de partida suave , a saída do pino nº 3 do IC2 deve ser aplicada a um circuito acionador de potência do triac, conforme mostrado abaixo:

A imagem acima mostra como o controle PWM de partida suave LIGADO pode ser implementado em motores pesados ​​para a finalidade pretendida.

Na imagem acima, vemos como isoladores de driver de triac com detector de cruzamento zero podem ser empregados para acionar os motores com os PWMs de incremento linear para executar um efeito de partida suave.

O conceito acima efetivamente cuida da sobrecorrente ON de partida situada em motores monofásicos.

No entanto, no caso de um motor trifásico ser usado, a seguinte idéia pode ser usada para implementar a partida suave trifásica proposta em motores.

Anterior: Indicador LED Up / Down usando LM3915 A seguir: Como fazer o circuito de prevenção de latidos de cães usando alta freqüência